Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7783
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Erenilda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6588462442294693por
dc.contributor.advisor1Christofoletti, João Fernando-
dc.contributor.referee1Slongo, Iône Inês Pinsson-
dc.contributor.referee2Strieder, Dulce Maria-
dc.date.accessioned2025-04-18T02:47:38Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationCarvalho, Erenilda. Alfabetização Científica na formação docente: vozes de alunos de Pedagogia da Unioeste. 2025. 156 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7783-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisou as percepções de formandos do curso de Pedagogia de uma universidade pública sobre a formação para atuar no ensino de ciências, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender a percepção dos estudantes sobre o Ensino de Ciências e a Alfabetização Científica. A pesquisa qualitativa, com base na Análise de Conteúdo de Bardin, interpretou dados coletados por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados revelaram que, apesar de o curso oferecer subsídios teóricos e metodológicos, há limitações em relação aos conhecimentos específicos para o ensino de ciências, em parte devido à carga horária reduzida dedicada à área. Essas lacunas impactam a preparação dos futuros professores e comprometem sua capacidade de promover a Alfabetização Científica. A pesquisa defende a necessidade de formação continuada focada no ensino de ciências após a entrada no mercado de trabalho, para que os professores possam desenvolver práticas pedagógicas mais eficazes e alinhadas à alfabetização científica. Sugere-se, ainda, uma revisão crítica dos programas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, com foco na formação do professor universitário, para que a formação seja eficaz e centrada em interdisciplinaridades, garantindo uma melhor preparação para o ensino de ciências nos Anos Iniciais.por
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the perceptions of graduating students from a Pedagogy program at a public university regarding their training to teach science, particularly in the Early Years of Elementary Education. The central question was: what is the understanding of Pedagogy students about Science Teaching and Scientific Literacy? A qualitative approach was adopted, using Bardin's Content Analysis to interpret data obtained from a questionnaire with open and closed questions. The results indicate that, although the program provides theoretical and methodological support, it has limitations concerning the specific knowledge required for Science Teaching, partly due to the reduced workload allocated to the subject. Such gaps affect the preparation of future teachers and compromise their ability to promote Scientific Literacy. Thus, the study highlights the need for continuous training after entering the job market, focusing on Science Teaching to enable pedagogical practices more aligned with the goal of scientific literacy. Additionally, it suggests that Pedagogy degree programs should undergo a joint reflection on their curricula and teaching plans to enhance teacher education, making it more effective and centered on interdisciplinarity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-04-18T02:47:38Z No. of bitstreams: 1 Erenilda Carvalho.pdf: 3099203 bytes, checksum: a1313bfe15c4b15fc7ca9231913d2832 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-18T02:47:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Erenilda Carvalho.pdf: 3099203 bytes, checksum: a1313bfe15c4b15fc7ca9231913d2832 (MD5) Previous issue date: 2025-02-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPedagogospor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectPedagogueseng
dc.subjectInitial trainingeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectEarly yearseng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO EM CIÊNCIASpor
dc.titleAlfabetização Científica na formação docente: vozes de alunos de Pedagogia da Unioestepor
dc.title.alternativeScientific Literacy in Teacher Education: Voices of Pedagogy Students from UNIOESTEeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Erenilda Carvalho.pdfArquivo completo3.03 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.