Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7668
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Pedagogia das competências: reflexões críticas sobre sua influência no contexto contemporâneo |
Other Titles: | edagogy of competencies: critical reflections on its influence in the contemporary context |
Autor: | Betiate, Francieli Aparecida ![]() |
Primeiro orientador: | Derisso, José Luis |
Primeiro membro da banca: | Duarte, Newton |
Segundo membro da banca: | Matos, Neide da Silveira Duarte de |
Resumo: | Esta dissertação apresenta os resultados de um estudo inserido na linha de pesquisa História da Educação, que tem como objeto a Pedagogia das Competências no contexto contemporâneo. Essa orientação pedagógica emergiu no Brasil com foco na formação de competências específicas para atender às demandas da globalização, notadamente no que diz respeito ao mercado de trabalho, a partir de uma concepção filosófica ancorada no ideário neoliberal. A pergunta norteadora da pesquisa é: A Pedagogia das Competências contribui para a descaracterização da escola pública, e, em caso afirmativo, como isso ocorre? A hipótese é a de que a Pedagogia das Competências contribui para a descaracterização da escola pública ao priorizar a formação de habilidades específicas alinhadas às demandas do mercado de trabalho e, em consequência, secundariza a transmissão do conhecimento sistematizado. O objetivo geral foi o de analisar a Pedagogia das Competências no contexto escolar contemporâneo, notadamente no Brasil. Para tanto, buscou-se compreender seus fundamentos principalmente a partir da defesa que Philippe Perrenoud (1999, 2000) faz dessa pedagogia. A crítica e os contrapontos à Pedagogia das Competências foram feitos a partir da Pedagogia Histórico-Crítica no que tange à sua concepção de escola e de formação humana, com base em Duarte (2006, 2008, 2010), Ramos (2001, 2002 e 2003), Kuenzer (2002, 2005), Paiva (1989, 1999) e Saviani (2007, 2008), além dos currículos da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e da cidade de Cascavel-PR cuja orientação originária diverge da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e da Base Nacional Comum Curricular que, por sua vez, apoiam-se na Pedagogia das Competências. No que se refere à metodologia, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico assentada no referencial teórico do método materialista dialético. Como resultado, constatou-se que a Pedagogia das Competências efetivamente contribui para a descaracterização da escola pública. |
Abstract: | This dissertation contains the results of a study within the History of Education research line, which focuses on the Pedagogy of Competencies in the contemporary context. This pedagogical orientation emerged in Brazil with a focus on the formation of specific competencies to meet the demands of globalization, especially about the job market, based on philosophical research anchored in neoliberal ideology. The guiding question of the research is: Does the Pedagogy of Competencies contribute to the de-characterization of public schools, and if so, how does this happen? The hypothesis is that the Pedagogy of Competencies contributes to the de- characterization of public schools by prioritizing the training of specific skills aligned with the demands of the job market and, consequently, sidelining the transmission of systematized knowledge. The general objective was to analyze the pedagogy Pedagogy of competences Competences in the contemporary school context, especially in Brazil, and to. To do this, we sought to understand its foundations mainly from Philippe Perrenoud's (1999, 2000) defense of this pedagogy. The critique and counterpoints to the Pedagogy of Competences were based on the Historical-Critical Pedagogy in terms of its conception of school and human formation, based on Duarte (2006, 2008, 2010), Ramos (2001, 2002, 2003), Kuenzer (2002, 2005), Paiva (1989, 1999) and Saviani (2007, 2008), as well as the curricula of the Association of Municipalities of Western Paraná (AMOP) and the city of Cascavel - PR, whose original orientation differs from the Law of Guidelines and Bases of National Education and the National Common Curriculum Base, which, in turn, support the Pedagogy of Competencies. As far as methodology is concerned, bibliographic research was carried out based on the theoretical framework of the dialectical materialist method. As a result, it was found that the Pedagogy of Competencies effectively contributes to the de-characterization of public schools. |
Keywords: | Educação escolar Príticas ao aprender a aprender Pedagogia histórico-crítica School education Criticism of learning-to-learn Historical-critical pedagogy |
CNPq areas: | SOCIEDADE E EDUJCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Betiate, Francieli Aparecida. Pedagogia das competências: reflexões críticas sobre sua influência no contexto contemporâneo. 2024. 120 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7668 |
Issue Date: | 17-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Francieli Aparecida Betiate.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 935.74 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.