Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7668
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBetiate, Francieli Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6854560294726291por
dc.contributor.advisor1Derisso, José Luis-
dc.contributor.referee1Duarte, Newton-
dc.contributor.referee2Matos, Neide da Silveira Duarte de-
dc.date.accessioned2025-02-21T17:22:10Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationBetiate, Francieli Aparecida. Pedagogia das competências: reflexões críticas sobre sua influência no contexto contemporâneo. 2024. 120 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7668-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta os resultados de um estudo inserido na linha de pesquisa História da Educação, que tem como objeto a Pedagogia das Competências no contexto contemporâneo. Essa orientação pedagógica emergiu no Brasil com foco na formação de competências específicas para atender às demandas da globalização, notadamente no que diz respeito ao mercado de trabalho, a partir de uma concepção filosófica ancorada no ideário neoliberal. A pergunta norteadora da pesquisa é: A Pedagogia das Competências contribui para a descaracterização da escola pública, e, em caso afirmativo, como isso ocorre? A hipótese é a de que a Pedagogia das Competências contribui para a descaracterização da escola pública ao priorizar a formação de habilidades específicas alinhadas às demandas do mercado de trabalho e, em consequência, secundariza a transmissão do conhecimento sistematizado. O objetivo geral foi o de analisar a Pedagogia das Competências no contexto escolar contemporâneo, notadamente no Brasil. Para tanto, buscou-se compreender seus fundamentos principalmente a partir da defesa que Philippe Perrenoud (1999, 2000) faz dessa pedagogia. A crítica e os contrapontos à Pedagogia das Competências foram feitos a partir da Pedagogia Histórico-Crítica no que tange à sua concepção de escola e de formação humana, com base em Duarte (2006, 2008, 2010), Ramos (2001, 2002 e 2003), Kuenzer (2002, 2005), Paiva (1989, 1999) e Saviani (2007, 2008), além dos currículos da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e da cidade de Cascavel-PR cuja orientação originária diverge da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e da Base Nacional Comum Curricular que, por sua vez, apoiam-se na Pedagogia das Competências. No que se refere à metodologia, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico assentada no referencial teórico do método materialista dialético. Como resultado, constatou-se que a Pedagogia das Competências efetivamente contribui para a descaracterização da escola pública.por
dc.description.abstractThis dissertation contains the results of a study within the History of Education research line, which focuses on the Pedagogy of Competencies in the contemporary context. This pedagogical orientation emerged in Brazil with a focus on the formation of specific competencies to meet the demands of globalization, especially about the job market, based on philosophical research anchored in neoliberal ideology. The guiding question of the research is: Does the Pedagogy of Competencies contribute to the de-characterization of public schools, and if so, how does this happen? The hypothesis is that the Pedagogy of Competencies contributes to the de- characterization of public schools by prioritizing the training of specific skills aligned with the demands of the job market and, consequently, sidelining the transmission of systematized knowledge. The general objective was to analyze the pedagogy Pedagogy of competences Competences in the contemporary school context, especially in Brazil, and to. To do this, we sought to understand its foundations mainly from Philippe Perrenoud's (1999, 2000) defense of this pedagogy. The critique and counterpoints to the Pedagogy of Competences were based on the Historical-Critical Pedagogy in terms of its conception of school and human formation, based on Duarte (2006, 2008, 2010), Ramos (2001, 2002, 2003), Kuenzer (2002, 2005), Paiva (1989, 1999) and Saviani (2007, 2008), as well as the curricula of the Association of Municipalities of Western Paraná (AMOP) and the city of Cascavel - PR, whose original orientation differs from the Law of Guidelines and Bases of National Education and the National Common Curriculum Base, which, in turn, support the Pedagogy of Competencies. As far as methodology is concerned, bibliographic research was carried out based on the theoretical framework of the dialectical materialist method. As a result, it was found that the Pedagogy of Competencies effectively contributes to the de-characterization of public schools.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-02-21T17:22:10Z No. of bitstreams: 1 Francieli Aparecida Betiate.pdf: 958194 bytes, checksum: 440a23b69bc7835f15234651167fe947 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-21T17:22:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francieli Aparecida Betiate.pdf: 958194 bytes, checksum: 440a23b69bc7835f15234651167fe947 (MD5) Previous issue date: 2024-12-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação escolarpor
dc.subjectPríticas ao aprender a aprenderpor
dc.subjectPedagogia histórico-críticapor
dc.subjectSchool educationeng
dc.subjectCriticism of learning-to-learneng
dc.subjectHistorical-critical pedagogyeng
dc.subject.cnpqSOCIEDADE E EDUJCAÇÃOpor
dc.titlePedagogia das competências: reflexões críticas sobre sua influência no contexto contemporâneopor
dc.title.alternativeedagogy of competencies: critical reflections on its influence in the contemporary contexteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francieli Aparecida Betiate.pdfARQUIVO COMPLETO935.74 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.