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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7585
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Desenvolvimento sustentável na Educação Escolar em áreas rurais: uma análise dos projetos político-pedagógicos em Marechal Cândido Rondon-PR |
Autor: | Baccarin, Luana de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Ahlert, Alvori |
Primeiro coorientador: | Hansel, Tiago Fernando |
Primeiro membro da banca: | Grandi, Adriana Maria de |
Segundo membro da banca: | Hansel, Tiago Fernando |
Terceiro membro da banca: | Leal , Miron Biazus |
Quarto membro da banca: | Ahlert, Alvori |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo uma análise documental nos Projetos Políticos-Pedagógicos (PPP) de sete escolas, situadas em contextos rurais, a fim de identificar as diferenças em suas abordagens educacionais em relação à sustentabilidade e a realidade local, sendo grande parte do público oriundo da agricultura familiar. Foram selecionados sete PPPs de escolas do município de Marechal Cândido Rondon-PR e analisados qualitativamente, buscando identificar elementos relacionados à organização, estrutura e abordagem educacional de cada uma delas. Essa análise revelou diferenças significativas na organização e estrutura das escolas rurais e rural-urbanas em Marechal Cândido Rondon-PR. A Escola Municipal Rural Almirante Barroso adotou uma abordagem especializada devido à sua localização no campo. Ela opera com classes multisseriadas e implementou o modelo de turno integral como estratégia para atender às necessidades específicas dos alunos rurais. Cerca de 79% da população da escola Almirante Barroso está envolvida em atividades agrícolas, o que justifica a mudança para um modelo de ensino em período integral. Este estudo destacou a importância de uma abordagem diferenciada e adaptativa nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas rurais e urbanas em Marechal Cândido Rondon-PR. Foi evidenciado que as escolas precisam considerar e incorporar características específicas de seus ambientes para promover efetivamente o desenvolvimento sustentável. |
Abstract: | This study aimed to conduct a documentary analysis of the PPPs of seven schools, located in rural contexts, in order to identify the differences in their educational approaches in relation to sustainability and local reality, with a large part of the public based on family farming. Seven PPPs from schools in the municipality of Marechal Cândido Rondon-PR were selected and qualitatively analyzed, seeking to identify elements related to the organization, structure and educational approach of each of them. This analysis revealed significant differences in the organization and structure of rural and rural-urban schools in Marechal Cândido Rondon-PR. Escola Municipal Rural Almirante Barroso adopted a specialized approach due to its rural location. It operates with multigrade classes and implemented the full-day model as a strategy to meet the specific needs of rural students. Around 79% of the Almirante Barroso school population is involved in agricultural activities, which justifies the change to a full-time teaching model. This study highlighted the importance of a differentiated and adaptive approach in the Political-Pedagogical Projects (PPPs) of rural and urban schools in Marechal Cândido Rondon-PR. It was evidenced that schools need to consider and incorporate specific characteristics of their environments to effectively promote sustainable development. |
Keywords: | Campo Sustentabilidade Distritos |
CNPq areas: | CIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Agrárias |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável |
Campun: | Marechal Cândido Rondon |
Citation: | BACCARIN , Luana de Oliveira. Desenvolvimento sustentável na Educação Escolar em áreas rurais: uma análise dos projetos político-pedagógicos em Marechal Cândido Rondon-PR. 2024. 84 f. Dissertação ( Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Marechal Cândido Rondon, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7585 |
Issue Date: | 28-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR) |
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