Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7585
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBaccarin, Luana de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0511053438487043por
dc.contributor.advisor1Ahlert, Alvori-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070773522751798por
dc.contributor.advisor-co1Hansel, Tiago Fernando-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7630848762014453por
dc.contributor.referee1Grandi, Adriana Maria de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5167786337665141por
dc.contributor.referee2Hansel, Tiago Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7630848762014453por
dc.contributor.referee3Leal , Miron Biazus-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3618224570180892por
dc.contributor.referee4Ahlert, Alvori-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070773522751798por
dc.date.accessioned2025-02-06T22:39:39Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationBACCARIN , Luana de Oliveira. Desenvolvimento sustentável na Educação Escolar em áreas rurais: uma análise dos projetos político-pedagógicos em Marechal Cândido Rondon-PR. 2024. 84 f. Dissertação ( Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Marechal Cândido Rondon, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7585-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo uma análise documental nos Projetos Políticos-Pedagógicos (PPP) de sete escolas, situadas em contextos rurais, a fim de identificar as diferenças em suas abordagens educacionais em relação à sustentabilidade e a realidade local, sendo grande parte do público oriundo da agricultura familiar. Foram selecionados sete PPPs de escolas do município de Marechal Cândido Rondon-PR e analisados qualitativamente, buscando identificar elementos relacionados à organização, estrutura e abordagem educacional de cada uma delas. Essa análise revelou diferenças significativas na organização e estrutura das escolas rurais e rural-urbanas em Marechal Cândido Rondon-PR. A Escola Municipal Rural Almirante Barroso adotou uma abordagem especializada devido à sua localização no campo. Ela opera com classes multisseriadas e implementou o modelo de turno integral como estratégia para atender às necessidades específicas dos alunos rurais. Cerca de 79% da população da escola Almirante Barroso está envolvida em atividades agrícolas, o que justifica a mudança para um modelo de ensino em período integral. Este estudo destacou a importância de uma abordagem diferenciada e adaptativa nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas rurais e urbanas em Marechal Cândido Rondon-PR. Foi evidenciado que as escolas precisam considerar e incorporar características específicas de seus ambientes para promover efetivamente o desenvolvimento sustentável.por
dc.description.abstractThis study aimed to conduct a documentary analysis of the PPPs of seven schools, located in rural contexts, in order to identify the differences in their educational approaches in relation to sustainability and local reality, with a large part of the public based on family farming. Seven PPPs from schools in the municipality of Marechal Cândido Rondon-PR were selected and qualitatively analyzed, seeking to identify elements related to the organization, structure and educational approach of each of them. This analysis revealed significant differences in the organization and structure of rural and rural-urban schools in Marechal Cândido Rondon-PR. Escola Municipal Rural Almirante Barroso adopted a specialized approach due to its rural location. It operates with multigrade classes and implemented the full-day model as a strategy to meet the specific needs of rural students. Around 79% of the Almirante Barroso school population is involved in agricultural activities, which justifies the change to a full-time teaching model. This study highlighted the importance of a differentiated and adaptive approach in the Political-Pedagogical Projects (PPPs) of rural and urban schools in Marechal Cândido Rondon-PR. It was evidenced that schools need to consider and incorporate specific characteristics of their environments to effectively promote sustainable development.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2025-02-06T22:39:39Z No. of bitstreams: 1 Luana_Baccarin_2024.pdf: 2168978 bytes, checksum: 5215b6f8a089b1130c2a569487f468b9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-06T22:39:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luana_Baccarin_2024.pdf: 2168978 bytes, checksum: 5215b6f8a089b1130c2a569487f468b9 (MD5) Previous issue date: 2024-06-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Agráriaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentávelpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCampopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectDistritospor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVELpor
dc.titleDesenvolvimento sustentável na Educação Escolar em áreas rurais: uma análise dos projetos político-pedagógicos em Marechal Cândido Rondon-PRpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luana_Baccarin_2024.pdf2.12 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.