Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7509
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | As fronteiras do ensino superior: narrativas de surdos sobre acessibilidade na pós-graduação |
Other Titles: | The boundaries of higuer education: deaf narratives about accessibility in graduate programs Las fronteras de la educación superior: narrativas de personas sordas sobre la accesibilidad en los programas de posgrado |
Autor: | Veiga, Filipe Augusto da ![]() |
Primeiro orientador: | André, Tamara Cardoso |
Primeiro membro da banca: | Moraes, Denise Rosana da Silva |
Segundo membro da banca: | Campello, Ana Regina e Souza |
Resumo: | A pesquisa aborda a acessibilidade de estudantes surdos na pós-graduação stricto sensu, focando especificamente nas instituições públicas de ensino superior do Paraná. A principal hipótese é que a falta de concursos públicos para intérpretes de Libras compromete a continuidade da acessibilidade para surdos, limitando seu desenvolvimento acadêmico. A produção científica sobre a presença de surdos na pós-graduação ainda é escassa, com a maioria das pesquisas focadas na educação básica e graduação. Os objetivos incluem identificar as necessidades de acessibilidade dos surdos na pós-graduação, propor soluções e analisar se há continuidade nas políticas de inclusão. A metodologia é de análise qualitativa de narrativa, realizada a partir de entrevista semiestruturado em Libras, acerca das experiências vivenciadas por três alunas de mestrado e doutorado. As entrevistas foram gravadas e depois traduzidas da libras para o português escrito. As narrativas apontam para a ausência de políticas públicas consistentes para garantir a acessibilidade dos surdos, evidenciando uma lacuna nas práticas acadêmicas. Foi confirmada a hipótese de que, sem intérpretes de Libras disponíveis, o processo de inclusão é comprometido, com impactos negativos no desenvolvimento acadêmico dos surdos. Além disso, o estudo aponta desafios estruturais e a falta de conscientização da comunidade acadêmica sobre as necessidades dos surdos, refletindo uma distância entre as políticas públicas e a prática educacional. Como resultado, destaca-se a importância de ações legislativas e estruturais para garantir a inclusão plena, como a criação de espaços adequados para comunicação em Libras, valorização dessa língua e a implementação de políticas públicas que atendam as necessidades dos surdos na educação superior. |
Abstract: | This study addresses the accessibility of deaf students in stricto sensu graduate studies, focusing specifically on public institutions of higher education in the state of Paraná, Southern Brazil. The main hypothesis is that the lack of public exams for Libras interpreters compromises the continuity of accessibility for deaf people, limiting their academic development. Academic papers on the presence of deaf people in graduate studies are still scarce, with most research focused on elementary and undergraduate education. The goals of this study include identifying the
accessibility needs of deaf persons in graduate school, proposing solutions and analyzing whether there is continuity in inclusive policies. The methodology is qualitative narrative analysis, carried out from a semi-structured interview in Libras, about the experiences of three female, master’s, and doctoral students. The interviews were recorded and then translated from Libras into written Portuguese. The narratives point to the absence of consistent public policies to ensure accessibility for the deaf, evidencing a gap in academic practices. The hypothesis was confirmed that, without Libras interpreters available, the process of inclusion is compromised, with negative impacts on the academic development of deaf students. In addition, the study points out structural challenges and the lack of awareness of the academic community about the needs of deaf students, reflecting a distance between public policies and educational practice. As a result, the importance of legislative and structural actions to ensure full inclusion is highlighted, such as the creation of adequate spaces for communication in Libras, appreciation of this language and the implementation of public policies that meet the needs of the deaf in higher education. La investigación aborda la accesibilidad de estudiantes sordos en el posgrado, enfocándose específicamente en las instituciones públicas de educación superior de Paraná. La principal hipótesis es que la falta de concursos públicos para intérpretes de lengua de señas brasileña (Libras) compromete la continuidad de la accesibilidad para los sordos, limitando su desarrollo académico. La producción científica sobre la presencia de sordos en el posgrado aún es escasa, con la mayoría de las investigaciones enfocadas en la educación básica y de grado. Los objetivos incluyen identificar las necesidades de accesibilidad de los sordos en el posgrado, proponer soluciones y analizar si existe continuidad en las políticas de inclusión. La metodología es de análisis cualitativo narrativo, realizado a partir de entrevistas semiestructuradas en Libras, sobre las experiencias vividas por tres estudiantes, de maestría y doctorado. Las entrevistas fueron grabadas y luego traducidas de Libras al portugués escrito. Las narrativas apuntan a la ausencia de políticas públicas consistentes para garantizar la accesibilidad de los sordos, evidenciando una brecha en las prácticas académicas. Se confirmó la hipótesis de que, sin intérpretes de Libras disponibles, el proceso de inclusión se ve comprometido, con impactos negativos en el desarrollo académico de los sordos. Además, el estudio señala desafíos estructurales y la falta de conciencia de la comunidad académica sobre las necesidades de los sordos, lo que refleja una distancia entre las políticas públicas y la práctica educativa. Como resultado, se destaca la importancia de acciones legislativas y estructurales para garantizar la inclusión plena, como la creación de espacios adecuados para la comunicación en Libras, la valorización de este idioma y la implementación de políticas públicas que atiendan las necesidades de los sordos en la educación superior. |
Keywords: | Surdos Acessibilidade Pós-graduação Análise de políticas públicas Inclusão educacional Deaf persons Postgraduate studies Public policy analysis Educational inclusion Accessibility Sordos Accesibilidad Posgrado Análisis de políticas públicas Inclusión educativa |
CNPq areas: | EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Veiga, Filipe Augusto da. As fronteiras do ensino superior: narrativas de surdos sobre acessibilidade na pós-graduação. 2024. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7509 |
Issue Date: | 1-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Filipe_Augusto_da_Veiga_2024.pdf | Documento principal | 456.67 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.