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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7506
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A inclusão de alunos autistas de 0 a 3 anos na educação infantil da rede pública municipal de ensino de Cascavel - PR |
Other Titles: | The inclusion of autistic students aged 0 to 3 years in early childhood education in the public municipal education system of Cascavel – PR. (2024) |
Autor: | Lorençatto, Adriana Terezinha ![]() |
Primeiro orientador: | Tureck , Lucia Terezinha Zanato |
Primeiro membro da banca: | Tureck , Lucia Terezinha Zanato |
Segundo membro da banca: | Cirino, Roseneide Maria Batista |
Terceiro membro da banca: | Iacono, Jane Peruzo |
Resumo: | A Educação é direito de todo cidadão e, com os avanços nas políticas públicas, a educação infantil passou a integrar a educação básica. Nos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs, a educação inclusiva encontra-se em processo de implantação. Configura-se, dessa forma, um contexto com desafios cotidianos aos professores face às necessidades de formação e de entendimento a respeito da educação de crianças pequenas, especialmente as com deficiência. Esta pesquisa buscou conhecer, identificar e compreender como tem ocorrido o processo de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especificamente na Educação Infantil de 0 a 3 anos, nos CMEIs da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (PR), durante o período de 2016 até 2019. Considera-se importante analisar a realidade educacional durante o processo de inclusão da criança autista no espaço da creche, tendo em vista a promoção do seu desenvolvimento, pois a primeira etapa do ensino é tão importante quanto as demais que correspondem à Educação Básica. A pesquisa ancorou-se no materialismo histórico-dialético, com apoio de produção bibliográfica de autores como Vigotski (2022), Leontiev (1978), Pasqualini (2016) Barroco e Leonardo (2016), Arce e Raupp (2012), Pagnoncelli (2015), dentre outros. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, apoiou-se em fontes diferenciadas: estudo bibliográfico e pesquisa de documentos históricos, tais como: legislações e normativas de âmbito nacional, estadual e municipal sobre a temática estudada; a pesquisa de campo ocorreu nos Centros Municipais de Educação Infantil que apresentaram maior número de matrículas de crianças autistas no período de 2016 a 2019, mediante a aplicação de questionários para professores de Educação Infantil, agentes de apoio e monitores. O levantamento e análise das fontes e os dados coletados permitiram a compreensão de como os profissionais envolvidos na pesquisa compreendem as crianças autistas, suas manifestações específicas, como promovem as adaptações necessárias nas atividades pedagógicas, demonstrando sua responsabilidade com o ensino. A formação continuada foi citada como uma necessidade para o processo inclusivo, pois a maioria dos profissionais acreditam na inclusão escolar, mas afirmam a necessidade de ser reorganizado o processo de ensino, com melhoria nas condições dos CMEIs, particularmente em relação ao número de crianças nas salas; alguns destacaram a dificuldade do processo inclusivo na educação infantil de 0 a 3 anos, pela não superação do modelo biológico e da concepção assistencialista. A pesquisa possibilitou verificar as contradições existentes em relação ao que é normatizado nos documentos oficiais e a efetivação nos CMEIs, enfim, compreender algumas das múltiplas determinações da realidade da educação infantil inclusiva local, além de preservar a memória histórica. |
Abstract: | Education is a right of every citizen, and with advances in public policies, early childhood education has become part of basic education. In the Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEIs), inclusive education is currently being implemented. This setting presents daily challenges for teachers, who must address the need for training and understanding of early childhood education, particularly for children with disabilities. This research aimed to understand, identify, and examine the process of including children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education, specifically from 0 to 3 years old, within the CMEIs of the Cascavel Municipal Public Education Network (PR) from 2016 to 2019. It is important to analyze the educational reality during the inclusion process of autistic children in daycare environments to promote their development, as the first stage of education is as vital as the other stages within Basic Education. The research was grounded in historicaldialectical materialism, drawing on bibliographic works by authors such as Vygotsky (2022), Leontiev (1978), Pasqualini (2016), Barroco and Leonardo (2016), Arce and Raupp (2012), Pagnoncelli (2015), among others. The study is qualitative in nature and relied on a variety of sources: bibliographic studies and historical document research, including national, state, and municipal legislation and regulations on the subject. Field research took place in the Municipal Centers for Early Childhood Education with the highest number of enrollments of autistic children from 2016 to 2019, through questionnaires for early childhood education teachers, support agents, and monitors. The survey and analysis of sources and collected data allowed for an understanding of how the professionals involved perceive autistic children, their specific manifestations, and how they implement necessary adaptations in pedagogical activities, demonstrating their commitment to teaching. Continuous training was cited as a need for the inclusive process, as most professionals believe in school inclusion but point out the need to reorganize the teaching process, improving conditions at the CMEIs, particularly regarding the number of children per classroom. Some highlighted the challenges of the inclusion process for children aged 0 to 3 due to the persistence of biological and assistance-oriented models. This research enabled the identification of contradictions between what is stipulated in official documents and its implementation in the CMEIs, thus providing insights into the complexities of local inclusive early childhood education and preserving historical memory. |
Keywords: | Educação Infantil Alunos autistas Inclusão escolar Teoria Histórico-Cultural Análise histórica Early Childhood Education Autistic Students School Inclusion Cultural-Historical Theory Historical Analysis |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | LORENÇATTO, Adriana Terezinha. A inclusão de alunos autistas de 0 a 3 anos na educação infantil da rede pública municipal de ensino de Cascavel - PR. 2024. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7506 |
Issue Date: | 3-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
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