Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7506
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLorençatto, Adriana Terezinha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7942057078496293por
dc.contributor.advisor1Tureck , Lucia Terezinha Zanato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7585352432396424por
dc.contributor.referee1Tureck , Lucia Terezinha Zanato-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7585352432396424por
dc.contributor.referee2Cirino, Roseneide Maria Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4251118936692913por
dc.contributor.referee3Iacono, Jane Peruzo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0508456648541332por
dc.date.accessioned2025-01-17T13:23:02Z-
dc.date.issued2024-09-03-
dc.identifier.citationLORENÇATTO, Adriana Terezinha. A inclusão de alunos autistas de 0 a 3 anos na educação infantil da rede pública municipal de ensino de Cascavel - PR. 2024. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7506-
dc.description.resumoA Educação é direito de todo cidadão e, com os avanços nas políticas públicas, a educação infantil passou a integrar a educação básica. Nos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs, a educação inclusiva encontra-se em processo de implantação. Configura-se, dessa forma, um contexto com desafios cotidianos aos professores face às necessidades de formação e de entendimento a respeito da educação de crianças pequenas, especialmente as com deficiência. Esta pesquisa buscou conhecer, identificar e compreender como tem ocorrido o processo de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especificamente na Educação Infantil de 0 a 3 anos, nos CMEIs da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (PR), durante o período de 2016 até 2019. Considera-se importante analisar a realidade educacional durante o processo de inclusão da criança autista no espaço da creche, tendo em vista a promoção do seu desenvolvimento, pois a primeira etapa do ensino é tão importante quanto as demais que correspondem à Educação Básica. A pesquisa ancorou-se no materialismo histórico-dialético, com apoio de produção bibliográfica de autores como Vigotski (2022), Leontiev (1978), Pasqualini (2016) Barroco e Leonardo (2016), Arce e Raupp (2012), Pagnoncelli (2015), dentre outros. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, apoiou-se em fontes diferenciadas: estudo bibliográfico e pesquisa de documentos históricos, tais como: legislações e normativas de âmbito nacional, estadual e municipal sobre a temática estudada; a pesquisa de campo ocorreu nos Centros Municipais de Educação Infantil que apresentaram maior número de matrículas de crianças autistas no período de 2016 a 2019, mediante a aplicação de questionários para professores de Educação Infantil, agentes de apoio e monitores. O levantamento e análise das fontes e os dados coletados permitiram a compreensão de como os profissionais envolvidos na pesquisa compreendem as crianças autistas, suas manifestações específicas, como promovem as adaptações necessárias nas atividades pedagógicas, demonstrando sua responsabilidade com o ensino. A formação continuada foi citada como uma necessidade para o processo inclusivo, pois a maioria dos profissionais acreditam na inclusão escolar, mas afirmam a necessidade de ser reorganizado o processo de ensino, com melhoria nas condições dos CMEIs, particularmente em relação ao número de crianças nas salas; alguns destacaram a dificuldade do processo inclusivo na educação infantil de 0 a 3 anos, pela não superação do modelo biológico e da concepção assistencialista. A pesquisa possibilitou verificar as contradições existentes em relação ao que é normatizado nos documentos oficiais e a efetivação nos CMEIs, enfim, compreender algumas das múltiplas determinações da realidade da educação infantil inclusiva local, além de preservar a memória histórica.por
dc.description.abstractEducation is a right of every citizen, and with advances in public policies, early childhood education has become part of basic education. In the Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEIs), inclusive education is currently being implemented. This setting presents daily challenges for teachers, who must address the need for training and understanding of early childhood education, particularly for children with disabilities. This research aimed to understand, identify, and examine the process of including children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education, specifically from 0 to 3 years old, within the CMEIs of the Cascavel Municipal Public Education Network (PR) from 2016 to 2019. It is important to analyze the educational reality during the inclusion process of autistic children in daycare environments to promote their development, as the first stage of education is as vital as the other stages within Basic Education. The research was grounded in historicaldialectical materialism, drawing on bibliographic works by authors such as Vygotsky (2022), Leontiev (1978), Pasqualini (2016), Barroco and Leonardo (2016), Arce and Raupp (2012), Pagnoncelli (2015), among others. The study is qualitative in nature and relied on a variety of sources: bibliographic studies and historical document research, including national, state, and municipal legislation and regulations on the subject. Field research took place in the Municipal Centers for Early Childhood Education with the highest number of enrollments of autistic children from 2016 to 2019, through questionnaires for early childhood education teachers, support agents, and monitors. The survey and analysis of sources and collected data allowed for an understanding of how the professionals involved perceive autistic children, their specific manifestations, and how they implement necessary adaptations in pedagogical activities, demonstrating their commitment to teaching. Continuous training was cited as a need for the inclusive process, as most professionals believe in school inclusion but point out the need to reorganize the teaching process, improving conditions at the CMEIs, particularly regarding the number of children per classroom. Some highlighted the challenges of the inclusion process for children aged 0 to 3 due to the persistence of biological and assistance-oriented models. This research enabled the identification of contradictions between what is stipulated in official documents and its implementation in the CMEIs, thus providing insights into the complexities of local inclusive early childhood education and preserving historical memory.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2025-01-17T13:23:02Z No. of bitstreams: 1 Adriana_Lorençatto2024.pdf: 2397476 bytes, checksum: 6a232d84b38139a013321cc6be8ed8c5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-17T13:23:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana_Lorençatto2024.pdf: 2397476 bytes, checksum: 6a232d84b38139a013321cc6be8ed8c5 (MD5) Previous issue date: 2024-09-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectAlunos autistaspor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpor
dc.subjectAnálise históricapor
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.subjectAutistic Studentseng
dc.subjectSchool Inclusioneng
dc.subjectCultural-Historical Theoryeng
dc.subjectHistorical Analysiseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA inclusão de alunos autistas de 0 a 3 anos na educação infantil da rede pública municipal de ensino de Cascavel - PRpor
dc.title.alternativeThe inclusion of autistic students aged 0 to 3 years in early childhood education in the public municipal education system of Cascavel – PR. (2024)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana_Lorençatto2024.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.