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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7489
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Processos fonológicos em produções escritas de alunos do Ensino Fundamental: uma análise dos registros gráficos |
Other Titles: | Los procesos fonológicos en las producciones escritas de los alumnos de enseñanza primaria: un análisis de los registros gráficos |
Autor: | Souza, Simone Alves de ![]() |
Primeiro orientador: | Busse, Sanimar |
Primeiro membro da banca: | Busse, Sanimar |
Segundo membro da banca: | Corbari, Clarice Cristina |
Terceiro membro da banca: | Kailer, Dircel Aparecida |
Resumo: | Apresentaram-se nesta dissertação as ocorrências de alterações gráficas em produções textuais de alunos do Ensino Fundamental (EF) I – Anos Iniciais, a fim de analisar os fenômenos decorrentes da linguagem oral a partir do levantamento dos processos fonológicos de alçamento, de vocalização, de monotongação, e outros presentes na produção escrita dos discentes. Sabe-se que a escrita demanda um esforço maior, se comparada à fala, exigindo um domínio de representação das palavras e espaços, na premissa de evitar quaisquer equívocos na compreensão do texto. Para a coleta de dados desta pesquisa, foram analisadas 130 produções textuais recolhidas por meio do Projeto Observatório da Educação, intitulado Formação continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para a alfabetização em municípios com baixo IDEB da região Oeste do Paraná. Buscou-se avaliar a estrutura e o funcionamento da língua escrita e a sua relação com a fala, com atenção aos processos fonológicos na perspectiva da escrita a partir da Linguística Aplicada e de linhas teóricas que consideram o processo de produção textual e a função social da escrita. Sendo uma pesquisa de natureza documental, este trabalho versou sobre processos fonológicos, desvios de escrita e ortografia em textos do Ensino Fundamental I com uma abordagem quanti-qualitativa, em razão da forma da análise e parcela de textos, com as informações apresentadas em formato descritivo-analítico. Para tanto, recorreu-se aos pressupostos teóricos da Sociolinguística Educacional, partindo da análise e da reflexão sobre a língua em seu contexto de uso, bem como os estudos sobre aquisição da língua escrita, da variação linguística, da Fonética e da Fonologia, descritos por autores como Cagliari (2002), Carvalho (2020), Abaurre (1991), Zorzi (2006), Bortoni-Ricardo (2005), Ferreira (2019) e outros. Este estudo se soma a trabalhos sobre o tema e revela uma questão preocupante para o ensino de Língua Portuguesa, quando identifica as escritas que violam a ortografia em textos de alunos do Ensino Fundamental I. Como resultado, foram classificados e descritos os processos fonológicos, constatando principalmente a presença de alçamento, de vocalização, de segmentação e de monotongação. Os dados reiteram a necessidade de uma reflexão sistematizada sobre o ensino e sobre a aquisição da escrita em diferentes níveis de ensino, principalmente no que se refere à função social da escrita. |
Abstract: | Esta disertación presenta las ocurrencias de alteraciones gráficas en las producciones textuales de alumnos de la escuela primaria, con el objetivo de analizar los fenómenos derivados del lenguaje oral, a través del relevamiento de los procesos fonológicos de elevación, vocalización, monofonongación y otros presentes en la producción escrita de los alumnos. Se sabe que la escritura requiere más esfuerzo que la oralidad, exigiendo el dominio de la representación de las palabras y de los espacios, para evitar errores en la comprensión del texto. Para recolectar los datos de esta investigación, se analizaron 130 producciones textuales recogidas a través del proyecto Observatório da Educação, titulado Formación continua para profesores de educación básica en los primeros años: acciones dirigidas a la alfabetización en municipios con bajo IDEB de la región oeste de Paraná. El objetivo fue evaluar la estructura y el funcionamiento de la lengua escrita y su relación con el habla, con énfasis en los procesos fonológicos desde la perspectiva de la escritura, a partir de la lingüística aplicada y de líneas teóricas que consideran el proceso de producción textual y la función social de la escritura. Por tratarse de un estudio documental, se abordan los procesos fonológicos, las desviaciones en la escritura y la ortografía en textos escolares de primaria con un enfoque cuantitativo-cualitativo, debido a la forma en que se analizaron y parcelaron los textos, presentando la información en un formato descriptivo-analítico. Para ello, se utilizaron los presupuestos teóricos de la Sociolingüística Educativa, basados en el análisis y la reflexión sobre la lengua en su contexto de uso, así como los estudios sobre la adquisición de la lengua escrita, la variación lingüística, la fonética y la fonología, descritos por autores como Cagliari (2002), Carvalho (2020), Abaurre (1991), Zorzi (2006), Bortoni-Ricardo (2005), Ferreira (2019) y otros. Este estudio se suma a los trabajos sobre el tema y revela una cuestión preocupante para la enseñanza de la lengua portuguesa al identificar la escritura que viola la ortografía en textos de alumnos de enseñanza primaria. Como resultado, se clasificaron y describieron los procesos fonológicos, siendo los principales hallazgos la presencia de elevación, vocalización, segmentación y monofonongación. Los datos reiteran la necesidad de una reflexión sistematizada sobre la enseñanza y la adquisición de la escritura en los diferentes niveles de enseñanza, especialmente en lo que se refiere a la función social de la escritura. |
Keywords: | Processos fonológicos Aquisição da escrita Ensino Fundamental Procesos fonológicos Adquisición de escritura Enseñanza primaria |
CNPq areas: | LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | SOUZA, Simone Alves de. Processos fonológicos em produções escritas de alunos do Ensino Fundamental: uma análise dos registros gráficos. 2024. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7489 |
Issue Date: | 18-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
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