Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7489
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Simone Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3132112350343191por
dc.contributor.advisor1Busse, Sanimar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6743779015422687por
dc.contributor.referee1Busse, Sanimar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6743779015422687por
dc.contributor.referee2Corbari, Clarice Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7960312520904303por
dc.contributor.referee3Kailer, Dircel Aparecida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4397872436640744por
dc.date.accessioned2025-01-14T15:44:12Z-
dc.date.issued2024-09-18-
dc.identifier.citationSOUZA, Simone Alves de. Processos fonológicos em produções escritas de alunos do Ensino Fundamental: uma análise dos registros gráficos. 2024. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7489-
dc.description.resumoApresentaram-se nesta dissertação as ocorrências de alterações gráficas em produções textuais de alunos do Ensino Fundamental (EF) I – Anos Iniciais, a fim de analisar os fenômenos decorrentes da linguagem oral a partir do levantamento dos processos fonológicos de alçamento, de vocalização, de monotongação, e outros presentes na produção escrita dos discentes. Sabe-se que a escrita demanda um esforço maior, se comparada à fala, exigindo um domínio de representação das palavras e espaços, na premissa de evitar quaisquer equívocos na compreensão do texto. Para a coleta de dados desta pesquisa, foram analisadas 130 produções textuais recolhidas por meio do Projeto Observatório da Educação, intitulado Formação continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para a alfabetização em municípios com baixo IDEB da região Oeste do Paraná. Buscou-se avaliar a estrutura e o funcionamento da língua escrita e a sua relação com a fala, com atenção aos processos fonológicos na perspectiva da escrita a partir da Linguística Aplicada e de linhas teóricas que consideram o processo de produção textual e a função social da escrita. Sendo uma pesquisa de natureza documental, este trabalho versou sobre processos fonológicos, desvios de escrita e ortografia em textos do Ensino Fundamental I com uma abordagem quanti-qualitativa, em razão da forma da análise e parcela de textos, com as informações apresentadas em formato descritivo-analítico. Para tanto, recorreu-se aos pressupostos teóricos da Sociolinguística Educacional, partindo da análise e da reflexão sobre a língua em seu contexto de uso, bem como os estudos sobre aquisição da língua escrita, da variação linguística, da Fonética e da Fonologia, descritos por autores como Cagliari (2002), Carvalho (2020), Abaurre (1991), Zorzi (2006), Bortoni-Ricardo (2005), Ferreira (2019) e outros. Este estudo se soma a trabalhos sobre o tema e revela uma questão preocupante para o ensino de Língua Portuguesa, quando identifica as escritas que violam a ortografia em textos de alunos do Ensino Fundamental I. Como resultado, foram classificados e descritos os processos fonológicos, constatando principalmente a presença de alçamento, de vocalização, de segmentação e de monotongação. Os dados reiteram a necessidade de uma reflexão sistematizada sobre o ensino e sobre a aquisição da escrita em diferentes níveis de ensino, principalmente no que se refere à função social da escrita.por
dc.description.abstractEsta disertación presenta las ocurrencias de alteraciones gráficas en las producciones textuales de alumnos de la escuela primaria, con el objetivo de analizar los fenómenos derivados del lenguaje oral, a través del relevamiento de los procesos fonológicos de elevación, vocalización, monofonongación y otros presentes en la producción escrita de los alumnos. Se sabe que la escritura requiere más esfuerzo que la oralidad, exigiendo el dominio de la representación de las palabras y de los espacios, para evitar errores en la comprensión del texto. Para recolectar los datos de esta investigación, se analizaron 130 producciones textuales recogidas a través del proyecto Observatório da Educação, titulado Formación continua para profesores de educación básica en los primeros años: acciones dirigidas a la alfabetización en municipios con bajo IDEB de la región oeste de Paraná. El objetivo fue evaluar la estructura y el funcionamiento de la lengua escrita y su relación con el habla, con énfasis en los procesos fonológicos desde la perspectiva de la escritura, a partir de la lingüística aplicada y de líneas teóricas que consideran el proceso de producción textual y la función social de la escritura. Por tratarse de un estudio documental, se abordan los procesos fonológicos, las desviaciones en la escritura y la ortografía en textos escolares de primaria con un enfoque cuantitativo-cualitativo, debido a la forma en que se analizaron y parcelaron los textos, presentando la información en un formato descriptivo-analítico. Para ello, se utilizaron los presupuestos teóricos de la Sociolingüística Educativa, basados en el análisis y la reflexión sobre la lengua en su contexto de uso, así como los estudios sobre la adquisición de la lengua escrita, la variación lingüística, la fonética y la fonología, descritos por autores como Cagliari (2002), Carvalho (2020), Abaurre (1991), Zorzi (2006), Bortoni-Ricardo (2005), Ferreira (2019) y otros. Este estudio se suma a los trabajos sobre el tema y revela una cuestión preocupante para la enseñanza de la lengua portuguesa al identificar la escritura que viola la ortografía en textos de alumnos de enseñanza primaria. Como resultado, se clasificaron y describieron los procesos fonológicos, siendo los principales hallazgos la presencia de elevación, vocalización, segmentación y monofonongación. Los datos reiteran la necesidad de una reflexión sistematizada sobre la enseñanza y la adquisición de la escritura en los diferentes niveles de enseñanza, especialmente en lo que se refiere a la función social de la escritura.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2025-01-14T15:44:12Z No. of bitstreams: 1 Simone_Souza2024.pdf: 1076599 bytes, checksum: 070d1d192a9a7ad503f4f55ba035dd80 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-14T15:44:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Simone_Souza2024.pdf: 1076599 bytes, checksum: 070d1d192a9a7ad503f4f55ba035dd80 (MD5) Previous issue date: 2024-09-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProcessos fonológicospor
dc.subjectAquisição da escritapor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectProcesos fonológicosspa
dc.subjectAdquisición de escrituraspa
dc.subjectEnseñanza primariaspa
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleProcessos fonológicos em produções escritas de alunos do Ensino Fundamental: uma análise dos registros gráficospor
dc.title.alternativeLos procesos fonológicos en las producciones escritas de los alumnos de enseñanza primaria: un análisis de los registros gráficosspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simone_Souza2024.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.