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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7449
Tipo do documento: Dissertação
Title: Parceria público-privado entre o município de Dois Vizinhos – PR e o Sistema Aprende Brasil: implicações na formação continuada e no trabalho docente
Other Titles: A public-private partnership between the municipality of Dois Vizinhos - PR and the Sistema Aprende Brasil: implications for continuing education and teacher work.
Autor: Ribeiro, Marcos Vinicius Pereira 
Primeiro orientador: Santos, Franciele Soares dos
Primeiro membro da banca: Santos, Franciele Soares dos
Segundo membro da banca: Comar, Sueli Ribeiro
Terceiro membro da banca: Turmena, Leandro
Quarto membro da banca: Petry, Oto João
Resumo: Esta dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão - PR. A temática trata da parceria público privado entre o Sistema Aprende Brasil Educação (SAB), ofertado pelo grupo educacional Positivo, e o município de Dois Vizinhos - PR. O objetivo geral do estudo foi analisar o uso da plataforma Aprende Brasil Digital na formação de professores em uma escola do município de Dois Vizinhos - PR. O método utilizado foi o do materialismo histórico e dialético, sendo a pesquisa caracterizada como um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Foram aplicados 10 questionários em uma escola pública do campo do município, com questões fechadas e abertas, a fim de debater o processo de mercantilização da educação por meio do SAB, relacionando-o com a plataformização da formação de professores na atualidade, no que diz respeito à proposta de parcerias público-privadas. Os dados dos questionários permitem verificar em que medida a utilização da plataforma Aprende Brasil Digital implica na regulação, no controle, no alinhamento da formação continuada de professores e no trabalho docente no município. Na avaliação da utilização do SAB e da utilização da plataforma Aprende Brasil Digital, os professores participantes expressaram uma avaliação positiva do material ofertado, contudo, há aspectos que indicam o processo de gerenciamento da educação, isso porque os sistemas de apostilados impõem metas avaliativas estritas que os professores devem atingir, incluindo um calendário rígido de avaliações e de testes padronizados. Identificou-se que as formações giram em torno de orientar os professores diante da necessidade de cobrir todo o conteúdo como forma de acompanhar o planejamento dos sistemas apostilados, além de estimular os bons resultados nos rankings das avaliações. Entende-se, também, que as formações exploram as possibilidades educacionais digitais e as metodologias ativas. Conclui-se que os professores são treinados em como planejar e organizar as suas aulas de modo a combinar efetivamente os materiais apostilados com os recursos digitais. Sob a perspectiva crítica de uma educação neoliberal, os comentários positivos dos professores sobre o uso da plataforma Aprende Brasil Digital podem ser compreendidos no contexto da política escolar, modificada para uma lógica empresarial de controle e gerenciamento. Como resultados, demonstra-se como a adoção de materiais apostilados na rede pública de ensino busca a padronização e a eficiência versus a necessidade de autonomia pedagógica docente.
Abstract: This research is linked to the Society, Knowledge, and Education Research Line, of the Postgraduate Program in Education (PPGE), of the State University of Western Paraná (Unioeste), Francisco Beltrão campus - PR. The subject is the public-private partnership between the Aprende Brasil Education System (SAB), offered by the Positivo educational group, and the municipality of Dois Vizinhos - PR. The general objective of the study was to analyze the use of the Aprende Brasil Digital platform in teacher training in a school in the municipality of Dois Vizinhos - PR. The method used was that of historical and dialectical materialism, and the research was characterized as a case study, with a qualitative approach. Ten questionnaires were administered in a rural public school in the municipality, with closed and open questions, to discuss the commodification of education through the SAB, relating it to the platformization of teacher training today, concerning the proposal for public-private partnerships. The data from the questionnaires makes it possible to verify the extent to which the use of the Aprende Brasil Digital platform implies regulation, control, and alignment of continuing teacher training and teaching work in the municipality. When evaluating the use of the SAB and the Aprende Brasil Digital platform, the participating teachers expressed a positive assessment of the material on offer. However, some aspects indicate the process of education management, because the textbook systems impose strict evaluation targets that teachers must meet, including a rigid calendar of evaluations and standardized tests. It was identified that the training revolves around guiding teachers through the need to cover all the content as a way of keeping up with the planning of the workbook systems, as well as encouraging good results in the assessment rankings. It is also understood that the training courses explore digital educational possibilities and active methodologies. The conclusion is that teachers are trained in how to plan and organize their lessons in such a way as to effectively combine the materials in the textbook with digital resources. From the critical perspective of neoliberal education, the teachers' positive comments about the use of the Aprende Brasil Digital platform can be understood in the context of school policy, which has changed to a business logic of control and management. The results show how the adoption of handout materials in the public school system seeks standardization and efficiency versus the need for teacher pedagogical autonomy.
Keywords: Plataformização
Sistema apostilado
Parceria público-privado
Formação continuada de professores
Trabalho docente
Platformization
Apostille system
Public-private partnership
Continuing teacher education.
Teaching work
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: RIBEIRO, Marcos Vinicius Pereira. Parceria público-privado entre o município de Dois Vizinhos – PR e o Sistema Aprende Brasil: implicações na formação continuada e no trabalho docente. 2024. 331 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7449
Issue Date: 30-Jul-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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