Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7431
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Por uma (des)formação docente ampliada, transgressiva e indisciplinada: práticas pedagógicas subversivas decolonizando o IFPR de fronteira |
Other Titles: | For an expanded, transgressive and undisciplined teacher (dis)training: insurgent and subversive pedagogical practices decolonizing the IFPRs border Por una (des)formación docente ampliada, transgresora e indisciplinada: prácticas pedagógicas subversivas descolonizando el IFPR de frontera |
Autor: | Pessini, Marcia Palharini ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Maria Elena Pires |
Primeiro membro da banca: | Klauck, Samuel |
Segundo membro da banca: | André, Tamara Cardoso |
Terceiro membro da banca: | Sousa, Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de |
Quarto membro da banca: | Leroy, Henrique Rodrigues |
Resumo: | A realidade cultural e linguística de Foz do Iguaçu é algo muito peculiar, o multi/plurilinguismo permeia nosso cotidiano e constitui também nossas salas de aula. Para que posicionamentos aí assumidos sejam sensíveis as peculiaridades desse cenário, argumento nessa tese que a discussão de tais temas precisa figurar na formação docente inicial, independentemente da área de formação. Ocorre que, no currículo oficial do curso de formação de professores de Física, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - campus Foz do Iguaçu, não havia espaço para tais discussões. Para reverter esse quadro dei início ao desenvolvimento da intitulada (Des)formação docente ampliada, transgressiva e indisciplinada com o intuito de contribuir para uma formação decolonial, sensível e que, conforme Cavalcanti (2013), caracteriza-se como ampliada pois visa, entre outras coisas, ultrapassar “os conteúdos curriculares das disciplinas” (PIRES-SANTOS, 2022, p, 5), o que significa preparar os futuros docentes para posicionamentos para além daqueles diretamente relacionados a sua área de atuação e que serão demandados no exercício da sua profissão. Assim, o objetivo geral dessa tese foi: Analisar a relevância e as implicações políticas e pedagógicas derivadas de uma (des)formação docente ampliada, transgressivas e indisciplinadas voltadas para a sensibilização em torno da condição multilíngue e multicultural da fronteira e para a decolonização do IFPR - Campus de Foz do Iguaçu. O contexto plural da fronteira exige encaminhamentos que contribuam para a construção de um olhar que possibilite a visibilidade e o respeito necessários a todos os grupos que constituem esse cenário Dado a relevância de tais encaminhamentos, argumentei que eles não podem ficar restritos ao campo da intenção individual, mas, precisam configurar uma política linguística para o campus de fronteira, a qual evidenciando sua condição linguística, oriente o reconhecimento e a legitimação das práticas translíngues que o constituem. Argumentei que tal política contribuirá para que o campus Foz consolide uma formação docente culturalmente sensível, anti-hegemônica e decolonial, que promova uma educação, de fato, sentipensada, corazonada, significativa e relevante para a fronteira. Uma formação com tais prerrogativas, precisa estar sustentada em diretrizes curriculares que orientem a práxis pedagógica nesse sentido. No campus Foz, tais diretrizes foram ressignificadas e, nessa tese, argumento que a (des)formação docente, transgressivamente ofertada, foi preponderante para “sulear” esse processo. Essa conquista está materializada nas rupturas e nos deslocamentos hoje oficialmente registrados no PPC da Licenciatura em Física do campus Foz, bem como nas atitudes decoloniais e decolonizantes verificadas junto aos docentes (des)formados em meio a práxis subversiva desenvolvida. O trabalho inscreve-se em uma perspectiva decolonial e pretende fazer coro às vozes que vêm do sul. A abordagem teórico-metodológica é provenientes da perspectiva qualitativa interpretativista na sua vertente etnográfica (ERICKSON, 1989) e da Linguística Aplicada (LA) crítica, problematizadora e transgressiva (PENNYCOOK, 2001; 2006). A partir de tais perspectivas explicitei ainda que os impactos no que se refere aos deslocamentos e a desconstrução de uma perspectiva única de conhecimento no currículo, proporcionarão uma formação docente ampliada e sensibilizada para as peculiaridades da fronteira – um marco inovador na história do curso e do campus, o primeiro passo “suleado” por uma perspectiva decolonial. |
Abstract: | La realidad cultural y lingüística de Foz do Iguaçu es algo muy peculiar. El multilingüismo impregna nuestro día a día y también constituye nuestras aulas. Con el fin de garantizar que las posiciones adoptadas sean sensibles a las peculiaridades de este escenario, sostengo en esta tesis que la discusión de tales cuestiones debe ser incluida en la formación inicial del profesorado, independientemente del área de formación. El currículo oficial del curso de formación de profesores de Física del Instituto Federal de Paraná (IFPR) - campus de Foz do Iguaçu, sin embargo, no tenía espacio para tales discusiones. Para revertir esta situación, comencé a desarrollar el proyecto titulado Formación docente expandida, transgresora e indisciplinada con el objetivo de contribuir a una formación decolonial y sensible que, según Cavalcanti (2013), se caracteriza como expandida porque pretende, entre otras cosas, ir más allá de «los contenidos curriculares de las asignaturas» (PIRES-SANTOS, 2022, p. 5), lo que significa preparar a los futuros profesores para cargos más allá de los directamente relacionados con su área de especialización y que serán requeridos en el ejercicio de su profesión. Así, el objetivo general de esta tesis fue: Analizar la relevancia y las implicaciones políticas y pedagógicas derivadas de una (des)formación docente expandida, transgresora e indisciplinada, dirigida a la concienciación de la condición multilingüe y multicultural de la frontera y a la descolonización del IFPR - Campus de Foz do Iguaçu. El contexto plural de la frontera requiere directrices que contribuyan a la construcción de una visión que posibilite la necesaria visibilidad y respeto de todos los grupos que componen este escenario Dada la relevancia de tales directrices, he
argumentado que no pueden restringirse al campo de la intención individual, sino que necesitan configurar una política lingüística para el campus fronterizo que, al destacar su condición lingüística, oriente el reconocimiento y la legitimación de las prácticas translingüísticas que lo componen. He argumentado que tal política ayudará al campus de Foz a consolidar una formación docente culturalmente sensible, antihegemónica y decolonial que promueva una educación, de hecho,
sensibilizada, corazonada, significativa y pertinente para la frontera. Una formación con estas prerrogativas necesita ser apuntalada por directrices curriculares que orienten la praxis pedagógica en esta dirección. En el campus de Foz, esas directrices han sido resignificadas y, en esta tesis, sostengo que la (de)formación docente transgresora ofrecida fue preponderante para «allanar» ese proceso. Este logro se materializa en las rupturas y desplazamientos que ahora se registran oficialmente en el PPC de la carrera de Física en el campus de Foz, así como en las actitudes descoloniales y descolonizadoras de los profesores (des)formados en medio de la praxis subversiva desarrollada. El trabajo se inscribe en una perspectiva decolonial y pretende hacerse eco de las voces provenientes del sur. El enfoque teórico-metodológico proviene de la perspectiva cualitativa interpretativista en su vertiente etnográfica (ERICKSON, 1989) y de la Lingüística Aplicada (LA) crítica, problematizadora y transgresora (PENNYCOOK, 2001; 2006). Desde estas perspectivas,
también expliqué que el impacto de los desplazamientos y la deconstrucción de una única perspectiva de conocimiento en el plan de estudios proporcionará una formación docente más amplia y sensibilizada con las peculiaridades de la frontera, un hito innovador en la historia del curso y del campus, el primer paso «apuntalado» por una perspectiva decolonial. The cultural and linguistic reality of Foz do Iguaçu is very peculiar. Multilingualism permeates our daily lives and also constitutes our classrooms. In order for the positions adopted there to be sensitive to the peculiarities of this scenario, I argue in this thesis that the discussion of such topics needs to be included in initial teacher training, regardless of the area of training. However, the official curriculum of the Physics teacher training course at the Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Foz do Iguaçu campus did not include space for such discussions. To reverse this situation, I began developing the so-called Expanded, Transgressive and Undisciplined (dis)teacher training with the aim of contributing to a decolonial, sensitive training that, according to Cavalcanti (2013), is characterized as expanded because it aims, among other things, to go beyond “the curricular contents of the disciplines” (PIRES-SANTOS, 2022, p. 5), which means preparing future teachers for positions beyond those directly related to their area of activity and that will be demanded in the exercise of their profession. Thus, the general objective of this thesis was: To analyze the relevance and political and pedagogical implications derived from an expanded, transgressive and undisciplined teacher (de)formation aimed at raising awareness around the multilingual and multicultural condition of the border and for the decolonization of IFPR - Foz do Iguaçu Campus. The plural context of the border requires approaches that contribute to the construction of a perspective that enables the visibility and respect necessary for all groups that constitute this scenario. Given the relevance of such approaches, I argued that they cannot be restricted to the field of individual intention, but need to configure a linguistic policy for the border campus, which, by highlighting its linguistic condition, guides the recognition and legitimization of the translingual practices that constitute it. I argued that such a policy will contribute to the Foz campus consolidating a culturally sensitive, anti-hegemonic and decolonial teacher training, which promotes an education that is, in fact, thoughtful, heartfelt, meaningful and relevant to the border. A training with such prerogatives needs to be supported by curricular guidelines that guide pedagogical praxis in this sense. At the Foz campus, such guidelines were re-signified and, in this thesis, I argue that the transgressively offered (dis)teacher training was preponderant in “overcoming” this process. This achievement is materialized in the ruptures and displacements officially registered in the PPC of the Physics Degree Program at the Foz campus, as well as in the decolonial and decolonizing attitudes observed among (un)trained teachers amid the subversive praxis developed. The work is part of a decolonial perspective and aims to echo the voices coming from the South. The theoretical-methodological approach comes from the interpretative qualitative perspective in its ethnographic aspect (ERICKSON, 1989) and from critical, problematizing and transgressive Applied Linguistics (AL) (PENNYCOOK, 2001; 2006). From these perspectives, I also explained that the impacts regarding displacements and the deconstruction of a single perspective of knowledge in the curriculum will provide expanded teacher training that is sensitive to the peculiarities of the border – an innovative milestone in the history of the course and the campus, the first step “guided” by a decolonial perspective. |
Keywords: | Formação docente Fronteira Instituto Federal Decolonialidade Currículo Formación de docentes Frontera Instituto Federal Decolonialidad Currículum Teacher education Borderland Federal Institute Decoloniality Curriculum |
CNPq areas: | SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Pessini, Marcia Palharini. Por uma (des)formação docente ampliada, transgressiva e indisciplinada: práticas pedagógicas subversivas decolonizando o IFPR de fronteira. 2024. 221 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7431 |
Issue Date: | 4-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marcia_Palharini_Pessini_2024.pdf | Documento principal | 3.49 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.