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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7421
Tipo do documento: Tese
Title: "Sí, se puede": a busca pelo diploma superior em medicina na fronteira Br-Py
Other Titles: The pursuit of a medical degree in Brazil - Paraguay border region
Autor: Webber, Maria Aparecida 
Primeiro orientador: Silva, Regina Coeli Machado e
Primeiro membro da banca: Santos, Maria Elena Pires
Segundo membro da banca: Cardin, Eric Gustavo
Terceiro membro da banca: Albuquerque, José Lindomar Coelho
Quarto membro da banca: Vieira, Gustavo Oliveira
Resumo: Esta tese busca compreender os deslocamentos urbanos transnacionais motivados pela oportunidade de acesso à formação médica no contexto fronteiriço entre Brasil e Paraguai. Na última década, a oferta crescente de vagas para estudo da Medicina em Instituições de Ensino Superior Privadas paraguaias tem atendido a uma demanda de brasileiras e brasileiros que buscam condições de se tornarem médicas(os) mas encontram limitações na regulação dessa oferta no Brasil. A fronteira nacional demarcada pelo rio Paraná, que separa as cidades de Foz do Iguaçu (BR) e Ciudad del Este (PY) não é percebida ou vivenciada como limite por esses estudantes, pois é, antes de tudo, a possibilidade de obter o diploma de médico. Meu argumento é que essa mobilidade estudantil de nível superior é acionada pela interdependência das condições objetivas da formação médica entre esses dois países, ao mesmo tempo que institui experiências que ultrapassam a noção de fronteira como limite para esses estudantes. Mesmo um suposto necessário, a fronteira é experimentada por eles como diluída e relativizada. A fronteira é abordada como estando inscrita na vida dessas(es) estudantes que, em busca da formação médica, atravessam os controles jurídico-legais fronteiriços e regulamentações corporativistas nacionais, instituindo modos específicos de experimentá-la. Para compreensão dessa mobilidade, abordo as forças da emigração, o fenômeno migratório, evidencio os rearranjos fronteiriços que comportam a estadia dessas(es) estudantes e apresento as expectativas de retorno para inserção no mercado de trabalho no Brasil. O trabalho de campo etnográfico acompanhou as experiências e histórias de vida dessas(es) estudantes de Medicina presencialmente, entre as idas e vindas diárias na Ponte da Amizade, nos espaços universitários, bem como nos ambientes virtuais de interações vivenciados por eles por meio de redes sociais, aplicativos de mensagens, sites e blogs. Acompanhei igualmente a publicação de notícias em jornais e perfis relacionados, bem como abordei as principais legislações, políticas e programas vinculados à formação médica no Brasil e no Paraguai. As diferentes dimensões da fronteira são dispostas como eixo articulador da pesquisa e da vida dessas(es) estudantes que, na busca do sonho de serem médicas(os), atravessam configurações culturais, jurídicas e legais entre esses países.
Abstract: This thesis seeks to understand transnational urban displacements motivated by the opportunity to access medical training in the border context between Brazil and Paraguay. In the last decade, the growing supply of places to study Medicine in Paraguayan Private Higher Education Institutions has met a demand from Brazilian men and women who seek conditions to become doctors but encounter limitations in the regulation of this supply in Brazil. The national border demarcated by the Paraná River, which separates the cities of Foz do Iguaçu (BR) and Ciudad del Este (PY) is not perceived or experienced as a limit by these students, as it is, first and foremost, the possibility of obtaining the diploma of a doctor. My argument is that this higherlevel student mobility is driven by the interdependence of the objective conditions of medical training between these two countries, at the same time that it establishes experiences that go beyond the notion of border as a limit for these students. Even though it is supposed to be necessary, the border is experienced by them as diluted and relativized. The border is approached as being inscribed in the lives of these students who, in search of medical training, cross border legal controls and national corporatist regulations, instituting specific ways of experiencing it. To understand this mobility, I address the forces of emigration, the migratory phenomenon, highlight the border rearrangements that involve the stay of these students and present the expectations of return to enter the job market in Brazil. The ethnographic fieldwork followed the experiences and life stories of these medical students in person, between the daily comings and goings at Ponte da Amizade, in university spaces, as well as in the virtual environments of interactions experienced by them through networks social media, messaging apps, websites and blogs. I also followed the publication of news in newspapers and related profiles, as well as addressing the main legislation, policies and programs linked to medical training in Brazil and Paraguay. The different dimensions of the border are arranged as an articulating axis for the research and lives of these students who, in pursuit of their dream of becoming doctors, cross cultural, legal and legal configurations between these countries.
Keywords: Fronteira
Medicina
Educação Superior
Formação Médica
Deslocamentos Transfronteiriços
Border
Medicine
Higher Education
Medical Training
Cross-border movements
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Webber, Maria Aparecida. "Sí, se puede": a busca pelo diploma superior em medicina na fronteira Br-Py. 2023. 287 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7421
Issue Date: 11-Dec-2023
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

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