Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7421
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorWebber, Maria Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7242697010935830por
dc.contributor.advisor1Silva, Regina Coeli Machado e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363165959973338por
dc.contributor.referee1Santos, Maria Elena Pires-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605825897881271por
dc.contributor.referee2Cardin, Eric Gustavo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5348563297433682por
dc.contributor.referee3Albuquerque, José Lindomar Coelho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0312592126188264por
dc.contributor.referee4Vieira, Gustavo Oliveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4394697909393247por
dc.date.accessioned2024-10-30T14:50:38Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.citationWebber, Maria Aparecida. "Sí, se puede": a busca pelo diploma superior em medicina na fronteira Br-Py. 2023. 287 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7421-
dc.description.resumoEsta tese busca compreender os deslocamentos urbanos transnacionais motivados pela oportunidade de acesso à formação médica no contexto fronteiriço entre Brasil e Paraguai. Na última década, a oferta crescente de vagas para estudo da Medicina em Instituições de Ensino Superior Privadas paraguaias tem atendido a uma demanda de brasileiras e brasileiros que buscam condições de se tornarem médicas(os) mas encontram limitações na regulação dessa oferta no Brasil. A fronteira nacional demarcada pelo rio Paraná, que separa as cidades de Foz do Iguaçu (BR) e Ciudad del Este (PY) não é percebida ou vivenciada como limite por esses estudantes, pois é, antes de tudo, a possibilidade de obter o diploma de médico. Meu argumento é que essa mobilidade estudantil de nível superior é acionada pela interdependência das condições objetivas da formação médica entre esses dois países, ao mesmo tempo que institui experiências que ultrapassam a noção de fronteira como limite para esses estudantes. Mesmo um suposto necessário, a fronteira é experimentada por eles como diluída e relativizada. A fronteira é abordada como estando inscrita na vida dessas(es) estudantes que, em busca da formação médica, atravessam os controles jurídico-legais fronteiriços e regulamentações corporativistas nacionais, instituindo modos específicos de experimentá-la. Para compreensão dessa mobilidade, abordo as forças da emigração, o fenômeno migratório, evidencio os rearranjos fronteiriços que comportam a estadia dessas(es) estudantes e apresento as expectativas de retorno para inserção no mercado de trabalho no Brasil. O trabalho de campo etnográfico acompanhou as experiências e histórias de vida dessas(es) estudantes de Medicina presencialmente, entre as idas e vindas diárias na Ponte da Amizade, nos espaços universitários, bem como nos ambientes virtuais de interações vivenciados por eles por meio de redes sociais, aplicativos de mensagens, sites e blogs. Acompanhei igualmente a publicação de notícias em jornais e perfis relacionados, bem como abordei as principais legislações, políticas e programas vinculados à formação médica no Brasil e no Paraguai. As diferentes dimensões da fronteira são dispostas como eixo articulador da pesquisa e da vida dessas(es) estudantes que, na busca do sonho de serem médicas(os), atravessam configurações culturais, jurídicas e legais entre esses países.por
dc.description.abstractThis thesis seeks to understand transnational urban displacements motivated by the opportunity to access medical training in the border context between Brazil and Paraguay. In the last decade, the growing supply of places to study Medicine in Paraguayan Private Higher Education Institutions has met a demand from Brazilian men and women who seek conditions to become doctors but encounter limitations in the regulation of this supply in Brazil. The national border demarcated by the Paraná River, which separates the cities of Foz do Iguaçu (BR) and Ciudad del Este (PY) is not perceived or experienced as a limit by these students, as it is, first and foremost, the possibility of obtaining the diploma of a doctor. My argument is that this higherlevel student mobility is driven by the interdependence of the objective conditions of medical training between these two countries, at the same time that it establishes experiences that go beyond the notion of border as a limit for these students. Even though it is supposed to be necessary, the border is experienced by them as diluted and relativized. The border is approached as being inscribed in the lives of these students who, in search of medical training, cross border legal controls and national corporatist regulations, instituting specific ways of experiencing it. To understand this mobility, I address the forces of emigration, the migratory phenomenon, highlight the border rearrangements that involve the stay of these students and present the expectations of return to enter the job market in Brazil. The ethnographic fieldwork followed the experiences and life stories of these medical students in person, between the daily comings and goings at Ponte da Amizade, in university spaces, as well as in the virtual environments of interactions experienced by them through networks social media, messaging apps, websites and blogs. I also followed the publication of news in newspapers and related profiles, as well as addressing the main legislation, policies and programs linked to medical training in Brazil and Paraguay. The different dimensions of the border are arranged as an articulating axis for the research and lives of these students who, in pursuit of their dream of becoming doctors, cross cultural, legal and legal configurations between these countries.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2024-10-30T14:50:37Z No. of bitstreams: 1 Maria_Aparecida_Webber_2023.pdf: 15143777 bytes, checksum: 7dc09447b0c0c71b36b18072ac4b0673 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-30T14:50:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria_Aparecida_Webber_2023.pdf: 15143777 bytes, checksum: 7dc09447b0c0c71b36b18072ac4b0673 (MD5) Previous issue date: 2023-12-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFronteirapor
dc.subjectMedicinapor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectFormação Médicapor
dc.subjectDeslocamentos Transfronteiriçospor
dc.subjectBordereng
dc.subjectMedicineeng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectMedical Trainingeng
dc.subjectCross-border movementseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.title"Sí, se puede": a busca pelo diploma superior em medicina na fronteira Br-Pypor
dc.title.alternativeThe pursuit of a medical degree in Brazil - Paraguay border regioneng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_Aparecida_Webber_2023.pdfDocumento principal14.79 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.