Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7400
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFarias, Maria Isabel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2415043117493558por
dc.contributor.advisor1Bauab, Fabrício Pedroso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624679018962713por
dc.contributor.advisor-co1Gehrke, Marcos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2504684330782635por
dc.contributor.referee1Janata, Natacha Eugenia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6099984355262138por
dc.contributor.referee2Ghedini, Cecilia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4636003938279392por
dc.contributor.referee3Flávio, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5571807521298064por
dc.contributor.referee4Santos, Roseli Alves dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7457374614828255por
dc.contributor.referee5Finatto, Roberto Antonio-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1040368644362393por
dc.date.accessioned2024-10-14T18:45:45Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationFARIAS, Maria Isabel. Licenciatura em educação do campo, das águas e das florestas no fortalecimento do território: do direito à formação de professores/as ao desafio do reconhecimento da profissão. 2024. 401 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7400-
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão, na área de concentração Produção do Espaço e Meio Ambiente, na linha de pesquisa Educação e Ensino de Geografia, e abrangeu cinco cursos de Licenciatura em Educação do Campo por área do conhecimento no Paraná: Unioeste – campus Cascavel, Unicentro – campus Guarapuava, UTFPR – campus Dois Vizinhos, UFPR – Setor Litoral e UFFS – campus Laranjeiras do Sul. Com os programas Pronera e Procampo, implementaram Políticas Públicas de formação de professores/as, em parceria com movimentos sociais, para as escolas do campo, quilombolas, indígenas, nas ilhas, em assentamentos e acampamentos, em comunidades caiçaras, caboclas e de agricultura familiar e camponesa. As dificuldades, limites e contradições são constantes, exigindo uma análise dos diferentes momentos históricos e dos territórios para pensar a educação e a formação de maneira eficaz e com potencial transformador. O fortalecimento do território da Educação do Campo surge da luta pelo direito à educação e pela manutenção das escolas, bem como da necessidade de formar professores/as em uma trajetória que acumula mais de duas décadas de experiências. Esta tese teve como objetivo geral reconhecer e analisar a relação entre a implementação dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e o fortalecimento do território da Educação do Campo, das Águas e das Florestas, caracterizando o impacto sobre o lugar e a escola. Os objetivos específicos foram verificar como as categorias teóricas da Ciência Geográfica contribuem para a construção da Educação do Campo; compreender a Geografia da Educação do Campo no Brasil e a construção das Políticas Públicas de Educação para o campo; discutir a práxis da formação de professores no Paraná; analisar a política de formação de professores em Educação do Campo nas cinco Instituições Públicas no Paraná; verificar se ocorre o fortalecimento do território da Educação do Campo a partir das Licenciaturas em Educação do Campo; apresentar os limites do reconhecimento profissional no Paraná e as estratégias para avançar nessa questão. Optamos pela abordagem dialética do conhecimento, reconhecendo as contradições inerentes à realidade estudada. Utilizamos dados qualitativos e quantitativos, vistos como complementares e fundamentais para a investigação, e a pesquisa bibliográfica como base teórica tanto da Geografia quanto da Educação do Campo. Outros recursos importantes incluíram bancos de dados e questionários. Quanto às conclusões: as licenciaturas têm contribuído para o fortalecimento do território do campo, das águas e das florestas; as Notas Técnicas da Secadi são importantes, mas não suficientes; precisamos avançar para a construção de uma resolução estadual via Conselho Estadual de Educação sobre o reconhecimento profissional dos egressos; fica evidente o caráter coletivo nas licenciaturas quando o curso tem potencial de fortalecer a unidade de classe; há uma relação estreita entre o reconhecimento profissional e o fechamento de escolas do campo; o MST tem força e pode ajudar na resolução da questão do reconhecimento profissional; a formação de professores na modalidade a distância precisa ser vista com preocupação; a formação nas licenciaturas em Educação do Campo contribui significativamente para o desenvolvimento humano e profissional, promovendo a consciência crítica e o maior engajamento com as comunidades e os territórios. A qualificação profissional e a valorização da Educação do Campo são instrumentos fundamentais para a transformação socialpor
dc.description.abstractEsta es una investigación del Programa de Posgrado en Geografía de la Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Francisco Beltrão, en el área de concentración Producción del Espacio y Medio Ambiente, en la línea de investigación Educación y Enseñanza de Geografía, y abarcó cinco carreras de Licenciatura en Educación del Campo por área de conocimiento en Paraná: Unioeste - Campus Cascavel, Unicentro - Campus Guarapuava, UTFPR - Campus Dois Vizinhos, UFPR - Sector Litoral y UFFS - Campus Laranjeiras do Sul. A través de los programas Pronera y Procampo, se implementaron Políticas Públicas de formación de profesores/as, en colaboración con movimientos sociales, para escuelas del campo, quilombolas, indígenas, en islas, en asentamientos y campamentos, en comunidades caiçaras, caboclas y de agricultura familiar y campesina. Las dificultades, límites y contradicciones son constantes, requiriendo un análisis de los diferentes momentos históricos y de los territorios para pensar en la educación y la formación de manera efectiva y con potencial transformador. El fortalecimiento del territorio de la Educación del Campo surge de la lucha por el derecho a la educación y el mantenimiento de las escuelas, así como de la necesidad de formar profesores/as en una trayectoria que acumula más de dos décadas de experiencias. El objetivo general de esta tesis fue reconocer y analizar la relación entre la implementación de las carreras de Licenciatura en Educación del Campo y el fortalecimiento del territorio de la Educación del Campo, de las Aguas y de los Bosques, caracterizando el impacto sobre el lugar y la escuela. Los objetivos específicos fueron verificar cómo las categorías teóricas de la Ciencia Geográfica contribuyen a la construcción de la Educación del Campo; comprender la Geografía de la Educación del Campo en Brasil y la construcción de las Políticas Públicas de Educación para el campo; discutir la praxis de la formación de profesores en Paraná; analizar la política de formación de profesores en Educación del Campo en las cinco Instituciones Públicas de Paraná; verificar si se produce el fortalecimiento del territorio de la Educación del Campo a partir de las Licenciaturas en Educación del Campo; presentar los límites del reconocimiento profesional en Paraná y las estrategias para avanzar en esta cuestión. Optamos por el enfoque dialéctico del conocimiento, reconociendo las contradicciones inherentes a la realidad estudiada. Utilizamos datos cualitativos y cuantitativos, vistos como complementarios y fundamentales para la investigación, y la investigación bibliográfica como base teórica tanto de la Geografía como de la Educación del Campo. Otros recursos importantes incluyeron bases de datos y cuestionarios. En cuanto a las conclusiones: las licenciaturas han contribuido al fortalecimiento del territorio del campo, de las aguas y de los bosques; las Notas Técnicas de Secadi son importantes, pero no suficientes; se necesita avanzar hacia la construcción de una resolución estatal a través del Consejo Estatal de Educación sobre el reconocimiento profesional de los egresados; queda evidente el carácter colectivo en las licenciaturas cuando el curso tiene potencial para fortalecer la unidad de clase; hay una relación estrecha entre el reconocimiento profesional y el cierre de escuelas del campo; el MST tiene fuerza y puede ayudar en la resolución de la cuestión del reconocimiento profesional; la formación de profesores en la modalidad a distancia necesita ser vista con preocupación; la formación en las licenciaturas en Educación del Campo contribuye significativamente al desarrollo humano y profesional, promoviendo la conciencia crítica y un mayor compromiso con las comunidades y los territorios. La cualificación profesional y la valoración de la Educación del Campo son instrumentos fundamentales para la transformación social.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2024-10-14T18:45:45Z No. of bitstreams: 1 Maria Isabel Farias 24.pdf: 13832389 bytes, checksum: ac30751531d92c53f1c6b6bdbc6a34c0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-14T18:45:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Isabel Farias 24.pdf: 13832389 bytes, checksum: ac30751531d92c53f1c6b6bdbc6a34c0 (MD5) Previous issue date: 2024-06-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectLicenciatura em educação do campopor
dc.subjectÁrea de conhecimentopor
dc.subjectTerritóriopor
dc.subjectFormación de profesoresspa
dc.subjectLicenciatura en educación del campospa
dc.subjectÁrea de conocimientospa
dc.subjectTerritorio.spa
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIApor
dc.titleLicenciatura em educação do campo, das águas e das florestas no fortalecimento do território: do direito à formação de professores/as ao desafio do reconhecimento da profissãopor
dc.title.alternativeLa licenciatura en educación campo, agua y forestal en el fortalecimiento del territorio: del derecho a la formación docente al reto del reconocimiento profesionalspa
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Doutorado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Isabel Farias 24.pdf13.51 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.