Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7400
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Farias, Maria Isabel | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2415043117493558 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bauab, Fabrício Pedroso | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3624679018962713 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Gehrke, Marcos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2504684330782635 | por |
dc.contributor.referee1 | Janata, Natacha Eugenia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6099984355262138 | por |
dc.contributor.referee2 | Ghedini, Cecilia Maria | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4636003938279392 | por |
dc.contributor.referee3 | Flávio, Luiz Carlos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5571807521298064 | por |
dc.contributor.referee4 | Santos, Roseli Alves dos | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/7457374614828255 | por |
dc.contributor.referee5 | Finatto, Roberto Antonio | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/1040368644362393 | por |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T18:45:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Maria Isabel. Licenciatura em educação do campo, das águas e das florestas no fortalecimento do território: do direito à formação de professores/as ao desafio do reconhecimento da profissão. 2024. 401 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7400 | - |
dc.description.resumo | Esta é uma pesquisa do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão, na área de concentração Produção do Espaço e Meio Ambiente, na linha de pesquisa Educação e Ensino de Geografia, e abrangeu cinco cursos de Licenciatura em Educação do Campo por área do conhecimento no Paraná: Unioeste – campus Cascavel, Unicentro – campus Guarapuava, UTFPR – campus Dois Vizinhos, UFPR – Setor Litoral e UFFS – campus Laranjeiras do Sul. Com os programas Pronera e Procampo, implementaram Políticas Públicas de formação de professores/as, em parceria com movimentos sociais, para as escolas do campo, quilombolas, indígenas, nas ilhas, em assentamentos e acampamentos, em comunidades caiçaras, caboclas e de agricultura familiar e camponesa. As dificuldades, limites e contradições são constantes, exigindo uma análise dos diferentes momentos históricos e dos territórios para pensar a educação e a formação de maneira eficaz e com potencial transformador. O fortalecimento do território da Educação do Campo surge da luta pelo direito à educação e pela manutenção das escolas, bem como da necessidade de formar professores/as em uma trajetória que acumula mais de duas décadas de experiências. Esta tese teve como objetivo geral reconhecer e analisar a relação entre a implementação dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e o fortalecimento do território da Educação do Campo, das Águas e das Florestas, caracterizando o impacto sobre o lugar e a escola. Os objetivos específicos foram verificar como as categorias teóricas da Ciência Geográfica contribuem para a construção da Educação do Campo; compreender a Geografia da Educação do Campo no Brasil e a construção das Políticas Públicas de Educação para o campo; discutir a práxis da formação de professores no Paraná; analisar a política de formação de professores em Educação do Campo nas cinco Instituições Públicas no Paraná; verificar se ocorre o fortalecimento do território da Educação do Campo a partir das Licenciaturas em Educação do Campo; apresentar os limites do reconhecimento profissional no Paraná e as estratégias para avançar nessa questão. Optamos pela abordagem dialética do conhecimento, reconhecendo as contradições inerentes à realidade estudada. Utilizamos dados qualitativos e quantitativos, vistos como complementares e fundamentais para a investigação, e a pesquisa bibliográfica como base teórica tanto da Geografia quanto da Educação do Campo. Outros recursos importantes incluíram bancos de dados e questionários. Quanto às conclusões: as licenciaturas têm contribuído para o fortalecimento do território do campo, das águas e das florestas; as Notas Técnicas da Secadi são importantes, mas não suficientes; precisamos avançar para a construção de uma resolução estadual via Conselho Estadual de Educação sobre o reconhecimento profissional dos egressos; fica evidente o caráter coletivo nas licenciaturas quando o curso tem potencial de fortalecer a unidade de classe; há uma relação estreita entre o reconhecimento profissional e o fechamento de escolas do campo; o MST tem força e pode ajudar na resolução da questão do reconhecimento profissional; a formação de professores na modalidade a distância precisa ser vista com preocupação; a formação nas licenciaturas em Educação do Campo contribui significativamente para o desenvolvimento humano e profissional, promovendo a consciência crítica e o maior engajamento com as comunidades e os territórios. A qualificação profissional e a valorização da Educação do Campo são instrumentos fundamentais para a transformação social | por |
dc.description.abstract | Esta es una investigación del Programa de Posgrado en Geografía de la Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Francisco Beltrão, en el área de concentración Producción del Espacio y Medio Ambiente, en la línea de investigación Educación y Enseñanza de Geografía, y abarcó cinco carreras de Licenciatura en Educación del Campo por área de conocimiento en Paraná: Unioeste - Campus Cascavel, Unicentro - Campus Guarapuava, UTFPR - Campus Dois Vizinhos, UFPR - Sector Litoral y UFFS - Campus Laranjeiras do Sul. A través de los programas Pronera y Procampo, se implementaron Políticas Públicas de formación de profesores/as, en colaboración con movimientos sociales, para escuelas del campo, quilombolas, indígenas, en islas, en asentamientos y campamentos, en comunidades caiçaras, caboclas y de agricultura familiar y campesina. Las dificultades, límites y contradicciones son constantes, requiriendo un análisis de los diferentes momentos históricos y de los territorios para pensar en la educación y la formación de manera efectiva y con potencial transformador. El fortalecimiento del territorio de la Educación del Campo surge de la lucha por el derecho a la educación y el mantenimiento de las escuelas, así como de la necesidad de formar profesores/as en una trayectoria que acumula más de dos décadas de experiencias. El objetivo general de esta tesis fue reconocer y analizar la relación entre la implementación de las carreras de Licenciatura en Educación del Campo y el fortalecimiento del territorio de la Educación del Campo, de las Aguas y de los Bosques, caracterizando el impacto sobre el lugar y la escuela. Los objetivos específicos fueron verificar cómo las categorías teóricas de la Ciencia Geográfica contribuyen a la construcción de la Educación del Campo; comprender la Geografía de la Educación del Campo en Brasil y la construcción de las Políticas Públicas de Educación para el campo; discutir la praxis de la formación de profesores en Paraná; analizar la política de formación de profesores en Educación del Campo en las cinco Instituciones Públicas de Paraná; verificar si se produce el fortalecimiento del territorio de la Educación del Campo a partir de las Licenciaturas en Educación del Campo; presentar los límites del reconocimiento profesional en Paraná y las estrategias para avanzar en esta cuestión. Optamos por el enfoque dialéctico del conocimiento, reconociendo las contradicciones inherentes a la realidad estudiada. Utilizamos datos cualitativos y cuantitativos, vistos como complementarios y fundamentales para la investigación, y la investigación bibliográfica como base teórica tanto de la Geografía como de la Educación del Campo. Otros recursos importantes incluyeron bases de datos y cuestionarios. En cuanto a las conclusiones: las licenciaturas han contribuido al fortalecimiento del territorio del campo, de las aguas y de los bosques; las Notas Técnicas de Secadi son importantes, pero no suficientes; se necesita avanzar hacia la construcción de una resolución estatal a través del Consejo Estatal de Educación sobre el reconocimiento profesional de los egresados; queda evidente el carácter colectivo en las licenciaturas cuando el curso tiene potencial para fortalecer la unidad de clase; hay una relación estrecha entre el reconocimiento profesional y el cierre de escuelas del campo; el MST tiene fuerza y puede ayudar en la resolución de la cuestión del reconocimiento profesional; la formación de profesores en la modalidad a distancia necesita ser vista con preocupación; la formación en las licenciaturas en Educación del Campo contribuye significativamente al desarrollo humano y profesional, promoviendo la conciencia crítica y un mayor compromiso con las comunidades y los territorios. La cualificación profesional y la valoración de la Educación del Campo son instrumentos fundamentales para la transformación social. | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2024-10-14T18:45:45Z No. of bitstreams: 1 Maria Isabel Farias 24.pdf: 13832389 bytes, checksum: ac30751531d92c53f1c6b6bdbc6a34c0 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-14T18:45:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Isabel Farias 24.pdf: 13832389 bytes, checksum: ac30751531d92c53f1c6b6bdbc6a34c0 (MD5) Previous issue date: 2024-06-28 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Licenciatura em educação do campo | por |
dc.subject | Área de conhecimento | por |
dc.subject | Território | por |
dc.subject | Formación de profesores | spa |
dc.subject | Licenciatura en educación del campo | spa |
dc.subject | Área de conocimiento | spa |
dc.subject | Territorio. | spa |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA | por |
dc.title | Licenciatura em educação do campo, das águas e das florestas no fortalecimento do território: do direito à formação de professores/as ao desafio do reconhecimento da profissão | por |
dc.title.alternative | La licenciatura en educación campo, agua y forestal en el fortalecimiento del territorio: del derecho a la formación docente al reto del reconocimiento profesional | spa |
dc.type | Tese | por |
dc.publisher.campus | Francisco Beltrão | por |
Appears in Collections: | Doutorado em Geografia (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maria Isabel Farias 24.pdf | 13.51 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.