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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7390
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | As implicações das concepções de qualidade e avaliação na Agenda 2030 da UNESCO e da OCDE: intervenção e consentimento na Base Nacional Comum Curricular |
Other Titles: | The implications of the conceptions of quality and evaluation in the 2030 Agenda of UNESCO and the OECD: intervention and consent in the National Common Curriculum Base |
Autor: | Nogueira, Juliana Maria Teixeira ![]() |
Primeiro orientador: | Zanardini, Isaura Monica Souza |
Primeiro membro da banca: | Cossetin, Márcia |
Segundo membro da banca: | Sandri, Simone |
Resumo: | O presente trabalho investiga as implicações das concepções de qualidade e avaliação da educação na Agenda 2030 da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), identificadas na Base Nacional Comum Curricular. Os documentos analisados originam dos principais organismos multilaterais que discutem a Agenda 2030, como a UNESCO e da OCDE. A pesquisa é de natureza qualitativa, realizada a partir da pesquisa bibliográfica e documental, se orientando em responder: quais são as implicações das concepções de qualidade e avaliação da educação presentes na Agenda 2030 da OCDE e da UNESCO, e como elas são interpretadas e incorporadas na Educação Básica brasileira, de modo particular na BNCC? Os objetivos específicos consistem em contextualizar a produção da Agenda 2030 como resultado das relações econômicas e sociais que constituem o capitalismo mundial; historicizar as relações da OCDE e da UNESCO com o Brasil na formulação das políticas educacionais; investigar as categorias de qualidade e avaliação educacional presentes na Agenda 2030 a partir destes documentos, e como elas são interpretadas e incorporadas no documento da BNCC. A elaboração desta pesquisa foi motivada pelo interesse em estudar as influências dos organismos multilaterais na educação, tendo em vista que, conforme o aporte teórico da pesquisa, esta dinâmica se apresenta como uma relação de intervenção e consentimento entre as recomendações destes organismos e as políticas educacionais. Portanto, por meio desta sumária análise de documentos publicados entre o período de 2015 a 2021, foi possível compreender que tais documentos da Agenda 2030 anunciam como principais concepções a qualidade e a avaliação da educação a partir do desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para a sustentabilidade e os desafios do século XXI, dessa forma, desvelam-se um conjunto de concepções individualistas de aprendizagem e sociabilidade, que buscam conservar a ordem social delegada à valorização do capital. |
Abstract: | This research investigates the implications of the concepts of quality and evaluation of education in the 2030 Agenda of the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) and the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), as identified in the National Common Core Curriculum. The documents analyzed originate from the main multilateral agencies that discuss the 2030 Agenda, such as UNESCO and the OECD. The research is qualitative, based on bibliographical and documentary research, and aims to answer the following question: what are the implications of the concepts of quality and evaluation of education present in the OECD and UNESCO Agenda 2030, and how are they interpreted and incorporated into Brazilian Basic Education, particularly in the BNCC? The specific objectives aims to contextualize the production of Agenda 2030 as a result of the economic and social relations that constitute world capitalism; to historicize the relations between the OECD and UNESCO and Brazil in the formulation of educational policies; to investigate the categories of quality and educational assessment present in Agenda 2030 based on these documents, and how they are interpreted and incorporated into the BNCC document. This research was motivated by an interest in studying the influences of multilateral organizations on education, given that, according to the theoretical framework of the research, this dynamic is presented as a relationship of intervention and consent between the recommendations of these organizations and educational policies. Therefore, through this summary analysis of documents published between 2015 and 2021, it was possible to understand that these Agenda 2030 documents announce as their main conceptions the quality and evaluation of education based on the development of competencies and skills aimed at sustainability and the challenges of the 21st century, thus revealing a set of individualistic conceptions of learning and sociability, which seek to preserve the social order delegated to the capital valuation. |
Keywords: | Políticas Educacionais Agenda 2030 Qualidade Avaliação BNCC Educational Policies Agenda 2030 Quality Assessment BNCC |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Nogueira, Juliana Maria Teixeira. As implicações das concepções de qualidade e avaliação na Agenda 2030 da UNESCO e da OCDE: intervenção e consentimento na Base Nacional Comum Curricular. 2024. 188 f. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7390 |
Issue Date: | 31-Jul-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
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