Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7390
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNogueira, Juliana Maria Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6865866288392746por
dc.contributor.advisor1Zanardini, Isaura Monica Souza-
dc.contributor.referee1Cossetin, Márcia-
dc.contributor.referee2Sandri, Simone-
dc.date.accessioned2024-10-02T19:32:41Z-
dc.date.issued2024-07-31-
dc.identifier.citationNogueira, Juliana Maria Teixeira. As implicações das concepções de qualidade e avaliação na Agenda 2030 da UNESCO e da OCDE: intervenção e consentimento na Base Nacional Comum Curricular. 2024. 188 f. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7390-
dc.description.resumoO presente trabalho investiga as implicações das concepções de qualidade e avaliação da educação na Agenda 2030 da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), identificadas na Base Nacional Comum Curricular. Os documentos analisados originam dos principais organismos multilaterais que discutem a Agenda 2030, como a UNESCO e da OCDE. A pesquisa é de natureza qualitativa, realizada a partir da pesquisa bibliográfica e documental, se orientando em responder: quais são as implicações das concepções de qualidade e avaliação da educação presentes na Agenda 2030 da OCDE e da UNESCO, e como elas são interpretadas e incorporadas na Educação Básica brasileira, de modo particular na BNCC? Os objetivos específicos consistem em contextualizar a produção da Agenda 2030 como resultado das relações econômicas e sociais que constituem o capitalismo mundial; historicizar as relações da OCDE e da UNESCO com o Brasil na formulação das políticas educacionais; investigar as categorias de qualidade e avaliação educacional presentes na Agenda 2030 a partir destes documentos, e como elas são interpretadas e incorporadas no documento da BNCC. A elaboração desta pesquisa foi motivada pelo interesse em estudar as influências dos organismos multilaterais na educação, tendo em vista que, conforme o aporte teórico da pesquisa, esta dinâmica se apresenta como uma relação de intervenção e consentimento entre as recomendações destes organismos e as políticas educacionais. Portanto, por meio desta sumária análise de documentos publicados entre o período de 2015 a 2021, foi possível compreender que tais documentos da Agenda 2030 anunciam como principais concepções a qualidade e a avaliação da educação a partir do desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para a sustentabilidade e os desafios do século XXI, dessa forma, desvelam-se um conjunto de concepções individualistas de aprendizagem e sociabilidade, que buscam conservar a ordem social delegada à valorização do capital.por
dc.description.abstractThis research investigates the implications of the concepts of quality and evaluation of education in the 2030 Agenda of the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) and the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), as identified in the National Common Core Curriculum. The documents analyzed originate from the main multilateral agencies that discuss the 2030 Agenda, such as UNESCO and the OECD. The research is qualitative, based on bibliographical and documentary research, and aims to answer the following question: what are the implications of the concepts of quality and evaluation of education present in the OECD and UNESCO Agenda 2030, and how are they interpreted and incorporated into Brazilian Basic Education, particularly in the BNCC? The specific objectives aims to contextualize the production of Agenda 2030 as a result of the economic and social relations that constitute world capitalism; to historicize the relations between the OECD and UNESCO and Brazil in the formulation of educational policies; to investigate the categories of quality and educational assessment present in Agenda 2030 based on these documents, and how they are interpreted and incorporated into the BNCC document. This research was motivated by an interest in studying the influences of multilateral organizations on education, given that, according to the theoretical framework of the research, this dynamic is presented as a relationship of intervention and consent between the recommendations of these organizations and educational policies. Therefore, through this summary analysis of documents published between 2015 and 2021, it was possible to understand that these Agenda 2030 documents announce as their main conceptions the quality and evaluation of education based on the development of competencies and skills aimed at sustainability and the challenges of the 21st century, thus revealing a set of individualistic conceptions of learning and sociability, which seek to preserve the social order delegated to the capital valuation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-10-02T19:32:41Z No. of bitstreams: 1 Juliana Maria Teixeira Nogueira.pdf: 2322410 bytes, checksum: c6ef43480ad8b5b4855c77ab68e197ed (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-02T19:32:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Maria Teixeira Nogueira.pdf: 2322410 bytes, checksum: c6ef43480ad8b5b4855c77ab68e197ed (MD5) Previous issue date: 2024-07-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPolíticas Educacionaispor
dc.subjectAgenda 2030por
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectEducational Policieseng
dc.subjectAgenda 2030eng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectAssessmenteng
dc.subjectBNCCeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titleAs implicações das concepções de qualidade e avaliação na Agenda 2030 da UNESCO e da OCDE: intervenção e consentimento na Base Nacional Comum Curricularpor
dc.title.alternativeThe implications of the conceptions of quality and evaluation in the 2030 Agenda of UNESCO and the OECD: intervention and consent in the National Common Curriculum Baseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana Maria Teixeira Nogueira.pdfARQUIVO COMPLETO2.27 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.