Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7383
Tipo do documento: Dissertação
Title: Uma proposta didática do gênero discursivo haicai brasileiro infantil para os anos iniciais do ensino fundamental
Other Titles: A didatic proposal of the brazilian children's haiky genre for the early years of elementary school
Una propuesta didáctica del género discursivo haiku infantil brasileño para los primeros años de la enseñanza fundamental
Autor: Rios, Elissandra Fatima Conceição 
Primeiro orientador: Lunardelli, Mariangela Garcia
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Flávio Luís Freire
Segundo membro da banca: Vedovato, Luciana
Terceiro membro da banca: Martins, Maridelma Laperuta
Resumo: A pesquisa realizada fundamenta-se no conceito de gênero discursivo sob a perspectiva bakhtiniana. Logo, o intuito deste estudo é elaborar uma proposta didática do gênero discursivo haicai brasileiro infantil que contemple, em seu escopo, o trabalho com as práticas discursivas (leitura, escrita, oralidade e análise linguística). Assim posto, indagamos: i) Quais os caminhos teórico-metodológicos são possíveis para a didatização do gênero discursivo haicai brasileiro infantil para as turmas de 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental? Como objetivo geral, buscamos construir um caminho teórico-metodológico, à luz das contribuições do Círculo de Bakhtin, para o ensino do gênero discursivo haicai brasileiro infantil. Como objetivos específicos, elencamos: i) revisar a literatura concernente aos estudos sobre os gêneros discursivos e gêneros poéticos pela perspectiva do Círculo de Bakhtin; ii) identificar, nos documentos que regem o ensino de língua portuguesa e nos livros didáticos da rede municipal de Foz do Iguaçu, como é considerado o gênero discursivo haicai brasileiro infantil, ao longo dos anos iniciais do ensino fundamental, além de realizar levantamento dos principais estudos realizados nos últimos anos no campo didático sobre o gênero selecionado; e iii) propor caminhos didático-metodológicos para o ensino do gênero discursivo haicai brasileiro infantil para as turmas do 4º ano do ensino fundamental I. Para tal, foram delimitados três eixos teóricos que nortearam o estudo: i) o eixo do Círculo de Bakhtin (sobretudo, Bakhtin, 2016; Volochínov, 2013; Volóchinov, 2017, 2019), para construir um caminho teórico-metodológico concernente aos estudos dos gêneros discursivos e poéticos, especificamente, o gênero discursivo haicai brasileiro infantil, sustentado pela filosofia da linguagem desenvolvida pelo Círculo; ii) o eixo dos estudos do gênero discursivo haicai brasileiro infantil no que tange às questões extraverbal e verbovisual, utilizando autores brasileiros que já vêm pesquisando sobre o assunto no campo da didática (sobretudo, Padilha, 2005; Vedovato, Perfeito, 2010; Acosta-Pereira, 2012; Costa- Hubes, 2017; Polato, 2017; Lunardelli, 2020); e iii) o eixo didático-metodológico, a partir dos estudos dialógicos da Linguagem (Lunardelli, 2021; Rojo, Barbosa, 2015; Menegassi, Fuza, Angelo, 2022; Zappone, 2022), em consonância com a Pedagogia Histórico-crítica (Saviani, 2011; Galvão, Lavoura, Martins, 2019). Nossa pesquisa caracteriza-se por ser de cunho social, tendo, como filiação epistemológica, a Linguística Aplicada, de abordagem qualitativa, fundamentada no materialismo histórico-dialético. Finalmente, a investigação busca visibilizar o gênero discursivo haicai brasileiro infantil, ainda pouco conhecido e com poucas produções científicas, a fim de contribuir com sua futura inserção nos currículos dos anos iniciais do ensino fundamental I.
Abstract: This research is based on the concept of discursive genre from the Bakhtinian perspective. Therefore, the purpose of this study is to elaborate a didactic proposal of the Brazilian children's haiku discursive genre, that includes, in its scope, the work with discursive practices (reading, writing, orality and linguistic analysis). Thus, we ask: i) What theoretical-methodological paths are possible for teaching the discursive genre of Brazilian children's haiku for 4th grade classes in the early years of Elementary School? As a general objective, we seek to build a theoretical-methodological path, in the light of the contributions of the Bakhtin Circle, for the teaching of the discursive genre Brazilian haiku for children. As specific objectives, we list: i) review the literature concerning studies on poetic genres from the perspective of the Bakhtin Circle; ii) to identify, in the documents that govern the teaching of the Portuguese language and in the textbooks of the municipal network of Foz do Iguaçu, how the discursive genre Brazilian haiku for children is considered, throughout the early years of Elementary School, in addition to carrying out a survey of the main studies carried out in recent years in the didactic field on the selected genre; and iii) propose idacticmethodological paths for teaching the Brazilian children's haiku discursive genre for the 4th grade classes of Elementary School I. To this end, three theoretical axes were delimited that guided the study: i) the axis of the Bakhtin Circle ( above all, Bakhtin, 2016, Voloshinov, 2013, Volóshinov, 2017, Volóshinov, 2019), to build a heoreticalmethodological path regarding the study of poetic genres, specifically, the discursive genre Brazilian haiku for children, supported by the philosophy of language developed by the Círculo; ii) the axis of studies of the children's Brazilian haiku discursive genre with regard to extraverbal and verbovisual issues, using Brazilian authors who have already been researching the subject in the field of didactics (mainly, Padilha, 2005; Vedovato, Perfeito, 2010; Acosta- Pereira, 2012; Costahubes, 2017; Polato, 2017; LunardellI, 2020); and iii) the didactic-methodological axis, based on dialogical studies of Language (Lunardelli, 2021; Rojo, Barbosa, 2015; Menegassi, Fuza, Angelo, 2022;Zappone, 2022), in line with Historical-Critical Pedagogy (Saviani , 2011; Galvão, Lavoura, Martins, 2019). The research is characterized by being of a social nature, having Applied Linguistics as an epistemological affiliation, with a qualitative approach, based on historical-dialectical materialism. Finally, the investigation seeks to make visible the Brazilian children's haiku discursive genre, still little known and with few scientific productions, in order to contribute to its future insertion in the curricula of the initial years of elementary school.
Esta investigación realizada parte del concepto de género discursivo desde la perspectiva bakhtiniana. Por lo tanto, el objetivo de este estudio es elaborar una propuesta didáctica del género discursivo haiku infantil brasileño que incluya, en su ámbito, el trabajo con prácticas discursivas (lectura, escritura, oralidad y análisis lingüístico). Así, nos preguntamos: i) ¿Qué caminos teórico-metodológicos son posibles para la enseñanza del género discursivo del haiku infantil brasileño para las clases de 4º grado en los primeros años de la Enseñanza Fundamental? Como objetivo general, buscamos construir un camino teórico-metodológico, a la luz de los aportes del Círculo de Bakhtin, para la enseñanza del género discursivo haiku brasileño para niños. Como objetivos específicos, enumeramos: i) revisar la literatura sobre estudios sobre géneros poéticos desde la perspectiva del Círculo de Bajtín; ii) identificar, en los documentos que rigen la enseñanza de la lengua portuguesa y en los libros de texto de la red municipal de Foz do Iguaçu, cómo se considera el género discursivo haiku brasileño para niños, a lo largo de los primeros años de la Enseñanza Fundamental, además a realizar un relevamiento de los principales estudios realizados en los últimos años en el campo didáctico sobre el género seleccionado; y iii) proponer caminos didáctico-metodológicos para la enseñanza del género discursivo haiku infantil brasileño para las clases de 4º grado de la Enseñanza Fundamental I. Para ello, se delimitaron tres ejes teóricos que orientaron el estudio: i) el eje del Círculo de Bajtín (arriba todos, Bakhtin, 2016, Voloshinov, 2013, Volóshinov, 2017, Volóshinov, 2019), para construir un camino teórico-metodológico en torno al estudio de los géneros poéticos, específicamente, el género discursivo brasileño haiku para niños, sustentado en la filosofía del lenguaje desarrollada por el Círculo; ii) el eje de estudios del género discursivo infantil brasileño haiku en lo que se refiere a cuestiones extraverbales y verbovisuales, utilizando autores brasileños que ya vienen investigando el tema en el campo de la didáctica (principalmente, Padilha, 2005; Vedovato, Perfeito, 2010; Acosta - Pereira, 2012; Costa-Hubes, 2017; Polato, 2017; Lunardelli, 2020); y iii) el eje didáctico-metodológico, basado en los estudios dialógicos del Lenguaje (Lunardelli, 2021; Rojo, Barbosa, 2015; Menegassi, Fuza, Angelo, 2022; Zappone, 2022), en línea con la Pedagogía Histórico-Crítica (Saviani, 2011; Galvão, Lavoura, Martins, 2019). La investigación se caracteriza por ser de carácter social, teniendo como filiación epistemológica la Lingüística Aplicada (LA), con enfoque cualitativo, fundamentada en el materialismo histórico-dialéctico. Finalmente, la investigación busca visibilizar el género discursivo haiku infantil brasileño, aún poco conocido y con pocas producciones científicas, para contribuir a su futura inserción en los planes de estudio de los años iniciales de la escuela primaria.
Keywords: Anos iniciais do ensino fundamental
Ensino de língua portuguesa
Estudos dialógicos da linguagem
Gênero discursivo haicai brasileiro infantil
Early years of elementary school
Portuguese language teaching
Dialogical studies of language
Children's Brazilian haiku discursive genre
Primeros años de la escuela primaria
Enseñanza de la lengua portuguesa
Estudios dialógicos del lenguaje
Género discursivo del haiku brasileño infantil
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Rios, Elissandra Fatima Conceição. Uma proposta didática do gênero discursivo haicai brasileiro infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 175 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7383
Issue Date: 4-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elissandra_Fatima_Conceição_Rios_2023.pdfDocumento principal3.64 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.