Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7335
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Kato, Ludmilla Cordeiro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0754121461751257 | por |
dc.contributor.advisor1 | Zara, Reginaldo Aparecido | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7998616816664364 | por |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Susimeire Vivien Rosotti de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7645006700133174 | por |
dc.contributor.referee2 | Domingues, Juliana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8697395354436930 | por |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T19:40:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.citation | Kato, Ludmilla Cordeiro. Navegando pelas experiências dos educadores: uma revisão integrativa sobre a visão de professores sobre estudantes com TDAH. 2023. 82 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7335 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a percepção de professores acerca do ensino de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) matriculados em escolar regulares. Compreender estas percepções é fundamental para a reflexão sobre as ações docentes que incluem aspectos relacionados à metodologia de ensino, como o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que atendam às necessidades específicas dos estudantes ou a individualização da instrução com a oferta de suporte e abordagens personalizadas que promovam o crescimento acadêmico do aluno, a empatia como forma de reduzir estigmas e prevenir frustrações, a colaboração necessária com outros profissionais que atuam no atendimento destes alunos além do incentivo à melhoria profissional do docente. A pesquisa foi realizada nas bases de dados LILACS, SciELO e Google Acadêmico, usando como termos de busca: TDAH, ensino, percepção, professores, utilizados de forma individual e combinada por meio dos operadores lógicos AND e OR. A coleta de dados ocorreu em maio de 2022, tendo como recorte temporal de busca o período de 2003 a 2022. Os critérios de inclusão iniciais foram: abordagem da temática, idioma português, formato de artigos científicos completos. Como critério adicional, aplicado após a leitura dos resumos, os textos deveriam abordar investigações sobre as percepções e/ou opiniões de professores sobre a atividade de ensino de alunos diagnosticados com TDAH. Após a busca dos textos e a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados 10 estudos, aos quais foram aplicadas técnicas fundamentadas na análise de conteúdo, tendo como objetivo identificar as descrições das percepções citadas. Estas percepções foram classificadas de acordo seu posicionamento epistemológico a respeito do TDAH. Como resultado, observa-se a predominância da visão orgânica do TDAH, que associa o transtorno e seus impactos no desempenho acadêmico dos estudantes a efeitos biológicos, prevalecendo um posicionamento positivista sobre o enfrentamento dos desafios a serem enfrentados no ensino de pessoas com diagnóstico positivo para o transtorno. | por |
dc.description.abstract | This work presents a literature review on the perception of teachers about the teaching of students with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) enrolled in regular schools. Understanding these perceptions is fundamental for reflection on teaching actions that include aspects related to teaching methodology, such as the development of pedagogical strategies that meet the specific needs of students or the individualization of instruction with the provision of support and personalized approaches that promote learning, academic growth of the student, empathy as a way to reduce stigmas and prevent frustrations, and the necessary collaboration with other professionals who work in the care of these students, and, in addition, to encouraging the professional improvement of teachers. The research was carried out in the LILACS, SciELO and Google Scholar databases, using as search terms: ADHD, teaching, perception, teachers, used individually and combined through the logical operators AND and OR. Data collection took place in May 2022, using the period from 2003 up to 2022 as the search period. The initial inclusion criteria were theme approach, Portuguese language, format of full text scientific papers. As an additional criterion, applied after reading the abstracts, the texts should address investigations into the perceptions and/or opinions of teachers about the teaching activity of students diagnosed with ADHD. After searching the texts and applying the inclusion criteria, 10 studies were selected, to which techniques based on content analysis were applied, with the aim of identifying the descriptions of the cited perceptions. These perceptions were classified according to their epistemological position regarding ADHD. As a result, there is a predominance of the organic view of ADHD, which associates the disorder and its impacts on students' academic performance with biological effects, with a prevailing positivist position on facing the challenges to be faced in teaching people with a positive diagnosis for ADHD. the disorder. | eng |
dc.description.abstract | Este trabajo presenta una revisión de la literatura sobre las percepciones de los docentes sobre la enseñanza a estudiantes con Trastorno por Déficit de Atención e Hiperactividad (TDAH) matriculados en escuelas regulares. Comprender estas percepciones es fundamental para reflexionar sobre acciones docentes que incluyan aspectos relacionados con la metodología de la enseñanza, como el desarrollo de estrategias pedagógicas que satisfagan las necesidades específicas de los estudiantes o la individualización de la instrucción ofreciendo apoyo y enfoques personalizados que promuevan el crecimiento académico de los estudiantes, la empatía. como forma de reducir los estigmas y prevenir la frustración, la necesaria colaboración con otros profesionales que trabajan en la atención a estos alumnos, además de fomentar la superación profesional del docente. La investigación se realizó en las bases de datos LILACS, SciELO y Google Scholar, utilizando los siguientes términos de búsqueda: TDAH, enseñanza, percepción, docentes, utilizados individualmente y combinados mediante los operadores lógicos AND y OR. La recolección de datos se realizó en mayo de 2022, utilizando como marco temporal de búsqueda el período de 2003 a 2022. Los criterios de inclusión iniciales fueron: abordaje del tema, idioma portugués, formato de artículos científicos completos. Como criterio adicional, aplicado tras la lectura de los resúmenes, los textos deben abordar investigaciones sobre las percepciones y/u opiniones de los docentes sobre la actividad docente de los estudiantes diagnosticados con TDAH. Luego de buscar textos y aplicar los criterios de inclusión, se seleccionaron 10 estudios, a los que se les aplicaron técnicas basadas en el análisis de contenido, con el objetivo de identificar descripciones de las percepciones citadas. Estas percepciones se clasificaron según su posición epistemológica respecto del TDAH. Como resultado, predomina la visión orgánica del TDAH, que asocia el trastorno y sus impactos en el rendimiento académico de los estudiantes con efectos biológicos, prevaleciendo una posición positivista al enfrentar los desafíos a enfrentar en la enseñanza de personas con diagnóstico positivo para TDAH. el trastorno. | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2024-08-07T19:40:20Z No. of bitstreams: 1 Ludmilla_Cordeiro_Kato_2023.pdf: 782443 bytes, checksum: a1ca940ab5aa044a40e40c43cc556743 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-07T19:40:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ludmilla_Cordeiro_Kato_2023.pdf: 782443 bytes, checksum: a1ca940ab5aa044a40e40c43cc556743 (MD5) Previous issue date: 2023-12-14 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação Letras e Saúde | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Percepção de professores | por |
dc.subject | Attention deficit disorder with hyperactivity | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | Teachers perception | eng |
dc.subject | Trastorno por déficit de atención e hiperactividad | spa |
dc.subject | Educación infantil | spa |
dc.subject | Percepción de los docentes | spa |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.title | Navegando pelas experiências dos educadores: uma revisão integrativa sobre a visão de professores sobre estudantes com TDAH | por |
dc.title.alternative | Naviging through educators experiences: an integrative review of teachers views of students with ADHD | eng |
dc.title.alternative | Navegando las experiencias de los educadores: una revisión integradora de las opiniones de los docentes sobre los estudiantes con TDAH | spa |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Foz do Iguaçu | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ludmilla_Cordeiro_Kato_2023.pdf | Documento principal | 764.1 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.