Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7318
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educa juntos: um programa de colaboração ou controle da rede municipal de ensino no Estado do Paraná
Other Titles: Educa juntos: a collaboration or control program for the municipal education network in the state of Paraná
Educa juntos: ¿un programa de colaboración o control para la red educativa municipal en el estado de Paraná?:
Autor: Sotelo, Maria Luiza Lourenzini 
Primeiro orientador: Soligo, Valdecir
Primeiro membro da banca: Estrada, Adrian Alvarez
Segundo membro da banca: Pasini, Juliana Fátima Serraglio
Resumo: Neste estudo, apresentamos um breve histórico da origem das relações federativas no Brasil, mediante as formas de colaboração entre os entes federados para a materialização das políticas educacionais. O aprofundamento desta análise, advém, sobretudo, no Programa Educa Juntos, implantado em regime de colaboração entre o estado do Paraná e as redes Municipais de Ensino sob a coordenação da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte - SEED PR, traçando em seu objetivo central a ampliação do suporte técnico e pedagógico aos municípios e a promoção de ações colaborativas na educação Municipal no estado do Paraná. Neste sentido, a questão norteadora é: As ações do Programa Educa Juntos se configuram em uma oportunidade de diagnóstico e acompanhamento visando a qualidade da educação nestas redes municipais de Ensino? Pretende-se neste estudo, analisar e discutir a influência deste regime de colaboração nas políticas municipais de educação, tendo como base as ações no âmbito do Programa Educa Juntos, por intermédio da percepção dos gestores inseridos nas secretarias de educação de três municípios da região oeste do Paraná. A partir da definição do objetivo geral, delineiam-se os objetivos específicos: Compreender as políticas públicas contornadas pelos arranjos cooperativos brasileiro e seus efeitos nas políticas educacionais a partir da constituição de 1988; analisar o conjunto de ações no âmbito do Programa Educa Juntos e como estas se consolidam para atender as especificidades da educação básica nas redes municipais, objeto deste estudo; investigar se no Programa Educa Juntos há promoção de melhorias na qualidade de ensino, e para a definição de desenvolvimento das políticas públicas locais nos municípios pesquisados. A metodologia da pesquisa está ancorada no Ciclo de Políticas, de Stephen Ball (2005), com o propósito de compreender os movimentos e elementos de estruturação que constitui estas políticas e como se materializam nas redes municipais. Utilizaremos da abordagem qualitativa, permitindo uma maior aproximação entre pesquisador e objeto de estudo. Para a compreensão dos dados, nos pautaremos na Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, que se preocupa com a compreensão dos dados analisados, de forma crítica, seguindo três etapas: pré - análise, exploração do material e tratamento dos resultados, e a inferência e a interpretação. Neste ensaio teórico, com resultados ainda provisórios, explicitando as interfaces entre a elaboração, a articulação e a execução desta política em regime de colaboração, já constatamos a capacidade gerencial instalada junto as redes municipais, por meio do monitoramento, da política de reconhecimento, atrelada aos índices sob a égide da regulação do Estado para a educação pública paranaense.
Abstract: In this study, we present a brief history of the origin of federative relations in Brazil, through the forms of collaboration between federated entities to materialize educational policies. The deepening of this analysis comes, above all, in the Educa Juntos Program, implemented in collaboration between the state of Paraná and the Municipal Education networks under the coordination of the State Department of Education and Sports - SEED PR, outlining its objective The expansion of technical and pedagogical support to municipalities and the promotion of collaborative actions in municipal education in the state of Paraná are central. In this sense, the guiding question is: Are the actions of the Educa Juntos Program an opportunity for diagnosis and monitoring aimed at the quality of education in these municipal education networks? The aim of this study is to analyze and discuss the influence of this collaboration regime on municipal education policies, based on actions within the scope of the Educa Juntos Program, through the perception of managers working in the education departments of three municipalities in the western region. from Paraná. From the definition of the general objective, the specific objectives are outlined: Understanding the public policies circumvented by Brazilian cooperative arrangements and their effects on educational policies since the 1988 constitution; analyze the set of actions within the scope of the Educa Juntos Program and how they are consolidated to meet the specificities of basic education in municipal networks, the object of this study; investigate whether the Educa Juntos Program promotes improvements in the quality of teaching, and to define the development of local public policies in the municipalities researched. The research methodology is anchored in the Policy Cycle, by Stephen Ball (2005), with the purpose of understanding the movements and structuring elements that constitute these policies and how they materialize in municipal networks. We will use a qualitative approach, allowing a closer relationship between researcher and object of study. To understand the data, we will rely on Laurence Bardin's Content Analysis, which is concerned with understanding the analyzed data, critically, following three stages: preanalysis, exploration of the material and treatment of results, and inference and the interpretation. In this theoretical essay, with still provisional results, explaining the interfaces between the elaboration, articulation and execution of this policy under a collaborative regime, we have already verified the management capacity installed within the municipal networks, through monitoring, the recognition policy, linked to the indices under the aegis of State regulation for public education in Paraná.
En este estudio, presentamos una breve historia del origen de las relaciones federativas en Brasil, a través de las formas de colaboración entre entidades federadas para materializar políticas educativas. La profundización de este análisis viene, sobre todo, en el Programa Educa Juntos, implementado en colaboración entre el estado de Paraná y las redes Municipales de Educación bajo la coordinación de la Secretaría Estadual de Educación y Deportes - SEED PR, delineando su objetivo La expansión de Son centrales el apoyo técnico y pedagógico a los municipios y la promoción de acciones colaborativas en la educación municipal en el estado de Paraná. En este sentido, la pregunta orientadora es: ¿Son las acciones del Programa Educa Juntos una oportunidad de diagnóstico y seguimiento dirigido a la calidad de la educación en estas redes educativas municipales? El objetivo de este estudio es analizar y discutir la influencia de este régimen de colaboración en las políticas educativas municipales, a partir de acciones en el ámbito del Programa Educa Juntos, a través de la percepción de gestores que trabajan en las direcciones de educación de tres municipios de la región occidental. .de Paraná. A partir de la definición del objetivo general, se delinean los objetivos específicos: Comprender las políticas públicas eludidas por los acuerdos cooperativos brasileños y sus efectos en las políticas educativas desde la Constitución de 1988; analizar el conjunto de acciones en el ámbito del Programa Educa Juntos y cómo se consolidan para atender las especificidades de la educación básica en las redes municipales, objeto de este estudio; investigar si el Programa Educa Juntos promueve mejoras en la calidad de la enseñanza, y definir el desarrollo de políticas públicas locales en los municipios investigados. En términos metodológicos, la investigación se basa en Policy Cycle, de Stephen Ball (2005), con el propósito de comprender los movimientos y elementos estructurantes que constituyen estas políticas y cómo se materializan en las redes municipales. Utilizaremos un enfoque cualitativo, permitiendo una relación más estrecha entre investigador y objeto de estudio. Para comprender los datos, nos apoyaremos en el Análisis de Contenido de Laurence Bardin, que se ocupa de comprender críticamente los datos analizados, siguiendo tres etapas: el preanálisis, la exploración del material y tratamiento de los resultados, y la inferencia y la interpretación. En este ensayo teórico, con resultados aún provisionales, que explica las interfaces entre la elaboración, articulación y ejecución de esta política bajo un régimen colaborativo, ya hemos verificado la capacidad de gestión instalada dentro de las redes municipales, a través del seguimiento, la política de reconocimiento, vinculada a los índices en el marco de la regulación estatal de la educación pública en Paraná.
Keywords: Federalismo
Políticas educacionais
Regime de colaboração
Paraná
Federalism
Educational policies
Collaboration regime
Paraná
Federalismo
Políticas Educativas
Régimen de Colaboración
Paraná
CNPq areas: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Sotelo, Maria Luiza Lourenzini. Educa juntos: um programa de colaboração ou controle da rede municipal de ensino no Estado do Paraná. 2024. 151 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7318
Issue Date: 30-Apr-2024
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_Luiza_Lourenzini_Sotelo_2024.pdfDocumento principal1.58 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.