Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7301
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Potencialidades e desafios no ensino de geografia: estudo de caso da metodologia do projeto 'Nós Propomos!' no Colégio Estadual Mário de Andrade, Francisco Beltrão – Pr |
Other Titles: | Potentialities and challenges in geography teaching: case study of the methodology 'Nós Propomos!' project at Mário de Andrade Public School, Francisco Beltrão – Pr |
Autor: | Macedo, Eduardo Sebastião ![]() |
Primeiro orientador: | Leme, Rosana Cristina Biral |
Primeiro membro da banca: | Leme, Rosana Cristina Biral |
Segundo membro da banca: | Francischett, Mafalda Nesi |
Terceiro membro da banca: | Santos, Wanda Terezinha Pacheco dos |
Resumo: | Por meio da análise fomentada na elaboração do estudo de caso, este trabalho tem como objetivo compreender como a adoção da metodologia “Nós Propomos!” contribui para a realização da educação geográfica junto aos estudantes do 7º ano do Colégio Estadual Mário de Andrade, Francisco Beltrão – Paraná. A investigação foi empreendida por meio da condução de uma revisão bibliográfica, bem como pela execução de atividades alinhadas à metodologia do projeto "Nós Propomos!", as quais tiveram início no ano de 2022 com os alunos do 7º Ano do Colégio Estadual Mário de Andrade, localizado em Francisco Beltrão, no Paraná. Essas práticas foram continuadas através de um projeto de ensino no contraturno, envolvendo o mesmo grupo de estudantes no ano letivo subsequente. Assim, o estudo foi conduzido com um total de 34 participantes ao longo dos anos de 2022 e 2023, durante o período em que estes estavam matriculados nos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Verificou se, por meio do estudo realizado, que a adoção das etapas metodológicas propostas pelo projeto “Nós Propomos!” facilitou a aproximação entre o conhecimento e os estudantes, e que as atividades realizadas no âmbito do ensino de Geografia, nesse contexto, passaram a ser responsabilidade da construção coletiva e não uma imposição. Característica convergente com os conceitos de educação geográfica e cidadania territorial, que fundamentam a pesquisa |
Abstract: | Through the analysis encouraged in the preparation of the case study, this work aims to understand how the adoption of the “We Propose!” project contributes to the provision of geographic education among 7th year students at Mário de Andrade Public School, in Francisco Beltrão – Paraná. The investigation was undertaken by conducting a bibliographical review, as well as by carrying out activities aligned with the methodology of the "We Propose!" project, which began in 2022 with 7th year students at Mário de Andrade School, located in Francisco Beltrão, Paraná. These practices were continued through an after-school teaching project, involving the same group of students in the subsequent academic year. Thus, the study was conducted with a total of 34 participants throughout the years 2022 and 2023, during the period in which they were enrolled in the 7th and 8th years of Elementary School. It was verified, through the study carried out, that the adoption of the methodological steps proposed by the “We Propose!” facilitated the approximation between knowledge and students, and that the activities carried out within the scope of Geography teaching, in this context, became a responsibility of collective construction and not an imposition. A characteristic that converges with the concepts of geographic education and territorial citizenship, which underlie the research. |
Keywords: | Educação geográfica Cidadania territorial Estudo de caso Geographical education Territorial citizenship Case study |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | MACEDO, Eduardo Sebastião. Potencialidades e desafios no ensino de geografia: estudo de caso da metodologia do projeto 'Nós Propomos!' no Colégio Estadual Mário de Andrade, Francisco Beltrão – Pr. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7301 |
Issue Date: | 2-Apr-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Eduardo S. de Macedo 24.pdf | 4.38 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.