Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7301
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMacedo, Eduardo Sebastião-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8906420422593842por
dc.contributor.advisor1Leme, Rosana Cristina Biral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7045318168309807por
dc.contributor.referee1Leme, Rosana Cristina Biral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7045318168309807por
dc.contributor.referee2Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee3Santos, Wanda Terezinha Pacheco dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8338007645962270por
dc.date.accessioned2024-07-11T13:06:40Z-
dc.date.issued2024-04-02-
dc.identifier.citationMACEDO, Eduardo Sebastião. Potencialidades e desafios no ensino de geografia: estudo de caso da metodologia do projeto 'Nós Propomos!' no Colégio Estadual Mário de Andrade, Francisco Beltrão – Pr. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7301-
dc.description.resumoPor meio da análise fomentada na elaboração do estudo de caso, este trabalho tem como objetivo compreender como a adoção da metodologia “Nós Propomos!” contribui para a realização da educação geográfica junto aos estudantes do 7º ano do Colégio Estadual Mário de Andrade, Francisco Beltrão – Paraná. A investigação foi empreendida por meio da condução de uma revisão bibliográfica, bem como pela execução de atividades alinhadas à metodologia do projeto "Nós Propomos!", as quais tiveram início no ano de 2022 com os alunos do 7º Ano do Colégio Estadual Mário de Andrade, localizado em Francisco Beltrão, no Paraná. Essas práticas foram continuadas através de um projeto de ensino no contraturno, envolvendo o mesmo grupo de estudantes no ano letivo subsequente. Assim, o estudo foi conduzido com um total de 34 participantes ao longo dos anos de 2022 e 2023, durante o período em que estes estavam matriculados nos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Verificou se, por meio do estudo realizado, que a adoção das etapas metodológicas propostas pelo projeto “Nós Propomos!” facilitou a aproximação entre o conhecimento e os estudantes, e que as atividades realizadas no âmbito do ensino de Geografia, nesse contexto, passaram a ser responsabilidade da construção coletiva e não uma imposição. Característica convergente com os conceitos de educação geográfica e cidadania territorial, que fundamentam a pesquisapor
dc.description.abstractThrough the analysis encouraged in the preparation of the case study, this work aims to understand how the adoption of the “We Propose!” project contributes to the provision of geographic education among 7th year students at Mário de Andrade Public School, in Francisco Beltrão – Paraná. The investigation was undertaken by conducting a bibliographical review, as well as by carrying out activities aligned with the methodology of the "We Propose!" project, which began in 2022 with 7th year students at Mário de Andrade School, located in Francisco Beltrão, Paraná. These practices were continued through an after-school teaching project, involving the same group of students in the subsequent academic year. Thus, the study was conducted with a total of 34 participants throughout the years 2022 and 2023, during the period in which they were enrolled in the 7th and 8th years of Elementary School. It was verified, through the study carried out, that the adoption of the methodological steps proposed by the “We Propose!” facilitated the approximation between knowledge and students, and that the activities carried out within the scope of Geography teaching, in this context, became a responsibility of collective construction and not an imposition. A characteristic that converges with the concepts of geographic education and territorial citizenship, which underlie the research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2024-07-11T13:06:40Z No. of bitstreams: 1 Eduardo S. de Macedo 24.pdf: 4489849 bytes, checksum: 5f458797343a6d188cfbb7dc2ae87f1b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-11T13:06:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo S. de Macedo 24.pdf: 4489849 bytes, checksum: 5f458797343a6d188cfbb7dc2ae87f1b (MD5) Previous issue date: 2024-04-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação geográficapor
dc.subjectCidadania territorialpor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.subjectGeographical educationeng
dc.subjectTerritorial citizenshipeng
dc.subjectCase studyeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIApor
dc.titlePotencialidades e desafios no ensino de geografia: estudo de caso da metodologia do projeto 'Nós Propomos!' no Colégio Estadual Mário de Andrade, Francisco Beltrão – Prpor
dc.title.alternativePotentialities and challenges in geography teaching: case study of the methodology 'Nós Propomos!' project at Mário de Andrade Public School, Francisco Beltrão – Preng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduardo S. de Macedo 24.pdf4.38 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.