Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7297
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Diálogos possíveis entre educação patrimonial e o ensino da geografia. |
Other Titles: | Possible dialogues between heritage education and geography teaching Posibles diálogos entre la educación sobre el patrimonio y la enseñanza de la geografía |
Autor: | Lehr, Manoela Moroskoski |
Primeiro orientador: | Francischett, Mafalda Nesi |
Primeiro membro da banca: | Francischett, Mafalda Nesi |
Segundo membro da banca: | Biz , Ana Claudia |
Terceiro membro da banca: | Cucchi, Andreia Zuchelli |
Quarto membro da banca: | Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira |
Quinto membro da banca: | Freisleben, Alcimar Paulo |
Resumo: | A presente dissertação, intitulada "Diálogos possíveis entre Educação Patrimonial e o Ensino da Geografia", é resultado da pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa: Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas – RETLEE, ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – Área de Concentração: Educação, Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão. Nela, contextualizamos dificuldades sentidas pela autora-professora de Geografia, para aproximar o ensino desta ciência com a Educação Patrimonial, tendo como objetivos identificar e analisar as interações entre estas áreas de conhecimento. A investigação seguiu pelo caminho da metodologia participante, que envolveu visitas a cinco museus, onde foram coletados e analisados os dados. Também avaliamos a potencialidade desses locais para a formação dos conhecimentos geográficos. Os museus pesquisados estão localizados na América do Sul e a proximidade com o Brasil facilitou a locomoção e o acesso. A enttrada é gratuita. Foram avaliados os conceitos geográficos inerentes ao patrimônio no espaço-tempo, com base em Milton Santos. Os resultados indicam que a Educação Patrimonial desempenha papel fundamental na preservação e divulgação da herança cultural da sociedade. Evidenciamos que a mediação promovida pela/na comunidade escolar é a principal responsável pelo trabalho com os conceitos ligados ao patrimônio, bem como pela compreensão da legislação, pois amplia a compreensão dos sujeitos sobre história e cultura. A interseção da educação patrimonial com os conceitos geográficos fortalece a identidade cultural e a formação da memória coletiva. Ressaltamos a importância da mediação para a compreensão dos objetos-artefatos museais, para a conexão entre museus, patrimônio, educação patrimonial e Geografia |
Abstract: | This dissertation, entitled "Possible dialogues between Heritage
Education and the Teaching of Geography", is the result of research
linked to the Research Group: Representações, Espaços, Tempos e
Linguagens em Experiências Educativas – RETLEE, to the Postgraduate
Program in Education - Master's Degree - Area of Concentration:
Education, Line of Research: Culture, Educational Processes and Teacher
Training, of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),
Campus of Francisco Beltrão. In it, we contextualize the difficulty felt by
the Geography teacher-author in bringing the teaching of this science
closer to Heritage Education. The aim was to identify and analyze the
interactions between these areas of knowledge. The research followed the
path of participant methodology, which involved visits to five museums,
where data was collected and analyzed according to the objectives set,
which included evaluating the potential of these places for the formation
of geographical knowledge. The museums that took part in this research
are located in South America; other criteria listed were: proximity to
Brazil, to make it easier to get around, and access, which was the offer of
free admission. The geographical concepts inherent to heritage in space time were evaluated, based on Milton Santos. The results indicate that
Heritage Education plays a fundamental role in preserving and
disseminating society's cultural heritage. We can see that the mediation
promoted by/within the school community is primarily responsible for
working with concepts linked to heritage, as well as understanding
legislation, since it broadens the subjects' understanding of history and
culture. The intersection between heritage education and geographical
concepts strengthens cultural identity and the formation of collective
memory. We emphasize the importance of mediation for understanding
museum objects-artefacts, for the connection between museums, heritage,
Heritage Education and Geography. Esta disertación, titulada "Diálogos posibles entre la Educación Patrimonial y la Enseñanza de la Geografía", es el resultado de una investigación vinculada al Grupo de Investigación: Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas – RETLEE, al Programa de Postgrado en Educación - Maestría - Área de Concentración: Educación, Línea de Investigación: Cultura, Procesos Educativos y Formación de Profesores, de la Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Campus de Francisco Beltrão. En él, contextualizamos la dificultad sentida por la autora, profesora de Geografía, en aproximar la enseñanza de esta ciencia a la Educación Patrimonial. El objetivo fue identificar y analizar las interacciones entre estas áreas de conocimiento. La investigación siguió el camino de la metodología participante, que implicó visitas a cinco museos, donde se recogieron y analizaron datos de acuerdo con los objetivos planteados, que incluían la evaluación del potencial de estos lugares para la formación del conocimiento geográfico. Los museos que participaron en esta investigación se encuentran en América del Sur; otros criterios fueron: la proximidad a Brasil, para facilitar el desplazamiento, y el acceso, que fue la oferta de entrada gratuita. Se evaluaron los conceptos geográficos inherentes al patrimonio en el espacio-tiempo, a partir de Milton Santos. Los resultados indican que la Educación Patrimonial desempeña un papel fundamental en la preservación y divulgación del patrimonio cultural de la sociedad. Vemos que la mediación promovida por/en la comunidad escolar es la principal responsable por el trabajo con conceptos vinculados al patrimonio, así como por la comprensión de la legislación, ya que amplía la comprensión de los sujetos sobre la historia y la cultura. Destacamos la importancia de la mediación para comprender los objetos y artefactos de los museos, para conectar museos, patrimonio, Educación Patrimonial y Geografía. |
Keywords: | Educação patrimonial Geografia Espaço Tempo Heritage education Geography Space Time Educación patrimonial Geografía El espacio Tiempo |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | LEHR, Manoela Moroskoski. Diálogos possíveis entre educação patrimonial e o ensino da geografia.2024.199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7297 |
Issue Date: | 21-Feb-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Manoela Moroskoski Lehr 24.pdf | 2.65 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.