Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7297
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Lehr, Manoela Moroskoski | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9301485576314369 | por |
dc.contributor.advisor1 | Francischett, Mafalda Nesi | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8041231173562955 | por |
dc.contributor.referee1 | Francischett, Mafalda Nesi | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8041231173562955 | por |
dc.contributor.referee2 | Biz , Ana Claudia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8651921144403875 | por |
dc.contributor.referee3 | Cucchi, Andreia Zuchelli | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1521567660741100 | por |
dc.contributor.referee4 | Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6552710631298065 | por |
dc.contributor.referee5 | Freisleben, Alcimar Paulo | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/0864111952384756 | por |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T17:45:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
dc.identifier.citation | LEHR, Manoela Moroskoski. Diálogos possíveis entre educação patrimonial e o ensino da geografia.2024.199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7297 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação, intitulada "Diálogos possíveis entre Educação Patrimonial e o Ensino da Geografia", é resultado da pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa: Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas – RETLEE, ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – Área de Concentração: Educação, Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão. Nela, contextualizamos dificuldades sentidas pela autora-professora de Geografia, para aproximar o ensino desta ciência com a Educação Patrimonial, tendo como objetivos identificar e analisar as interações entre estas áreas de conhecimento. A investigação seguiu pelo caminho da metodologia participante, que envolveu visitas a cinco museus, onde foram coletados e analisados os dados. Também avaliamos a potencialidade desses locais para a formação dos conhecimentos geográficos. Os museus pesquisados estão localizados na América do Sul e a proximidade com o Brasil facilitou a locomoção e o acesso. A enttrada é gratuita. Foram avaliados os conceitos geográficos inerentes ao patrimônio no espaço-tempo, com base em Milton Santos. Os resultados indicam que a Educação Patrimonial desempenha papel fundamental na preservação e divulgação da herança cultural da sociedade. Evidenciamos que a mediação promovida pela/na comunidade escolar é a principal responsável pelo trabalho com os conceitos ligados ao patrimônio, bem como pela compreensão da legislação, pois amplia a compreensão dos sujeitos sobre história e cultura. A interseção da educação patrimonial com os conceitos geográficos fortalece a identidade cultural e a formação da memória coletiva. Ressaltamos a importância da mediação para a compreensão dos objetos-artefatos museais, para a conexão entre museus, patrimônio, educação patrimonial e Geografia | por |
dc.description.abstract | This dissertation, entitled "Possible dialogues between Heritage Education and the Teaching of Geography", is the result of research linked to the Research Group: Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas – RETLEE, to the Postgraduate Program in Education - Master's Degree - Area of Concentration: Education, Line of Research: Culture, Educational Processes and Teacher Training, of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus of Francisco Beltrão. In it, we contextualize the difficulty felt by the Geography teacher-author in bringing the teaching of this science closer to Heritage Education. The aim was to identify and analyze the interactions between these areas of knowledge. The research followed the path of participant methodology, which involved visits to five museums, where data was collected and analyzed according to the objectives set, which included evaluating the potential of these places for the formation of geographical knowledge. The museums that took part in this research are located in South America; other criteria listed were: proximity to Brazil, to make it easier to get around, and access, which was the offer of free admission. The geographical concepts inherent to heritage in space time were evaluated, based on Milton Santos. The results indicate that Heritage Education plays a fundamental role in preserving and disseminating society's cultural heritage. We can see that the mediation promoted by/within the school community is primarily responsible for working with concepts linked to heritage, as well as understanding legislation, since it broadens the subjects' understanding of history and culture. The intersection between heritage education and geographical concepts strengthens cultural identity and the formation of collective memory. We emphasize the importance of mediation for understanding museum objects-artefacts, for the connection between museums, heritage, Heritage Education and Geography. | eng |
dc.description.abstract | Esta disertación, titulada "Diálogos posibles entre la Educación Patrimonial y la Enseñanza de la Geografía", es el resultado de una investigación vinculada al Grupo de Investigación: Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas – RETLEE, al Programa de Postgrado en Educación - Maestría - Área de Concentración: Educación, Línea de Investigación: Cultura, Procesos Educativos y Formación de Profesores, de la Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Campus de Francisco Beltrão. En él, contextualizamos la dificultad sentida por la autora, profesora de Geografía, en aproximar la enseñanza de esta ciencia a la Educación Patrimonial. El objetivo fue identificar y analizar las interacciones entre estas áreas de conocimiento. La investigación siguió el camino de la metodología participante, que implicó visitas a cinco museos, donde se recogieron y analizaron datos de acuerdo con los objetivos planteados, que incluían la evaluación del potencial de estos lugares para la formación del conocimiento geográfico. Los museos que participaron en esta investigación se encuentran en América del Sur; otros criterios fueron: la proximidad a Brasil, para facilitar el desplazamiento, y el acceso, que fue la oferta de entrada gratuita. Se evaluaron los conceptos geográficos inherentes al patrimonio en el espacio-tiempo, a partir de Milton Santos. Los resultados indican que la Educación Patrimonial desempeña un papel fundamental en la preservación y divulgación del patrimonio cultural de la sociedad. Vemos que la mediación promovida por/en la comunidad escolar es la principal responsable por el trabajo con conceptos vinculados al patrimonio, así como por la comprensión de la legislación, ya que amplía la comprensión de los sujetos sobre la historia y la cultura. Destacamos la importancia de la mediación para comprender los objetos y artefactos de los museos, para conectar museos, patrimonio, Educación Patrimonial y Geografía. | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2024-07-10T17:45:37Z No. of bitstreams: 1 Manoela Moroskoski Lehr 24.pdf: 2716222 bytes, checksum: 07e4414265f645cc093da6456a346907 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-10T17:45:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Manoela Moroskoski Lehr 24.pdf: 2716222 bytes, checksum: 07e4414265f645cc093da6456a346907 (MD5) Previous issue date: 2024-02-21 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Educação patrimonial | por |
dc.subject | Geografia | por |
dc.subject | Espaço | por |
dc.subject | Tempo | por |
dc.subject | Heritage education | eng |
dc.subject | Geography | eng |
dc.subject | Space | eng |
dc.subject | Time | eng |
dc.subject | Educación patrimonial | spa |
dc.subject | Geografía | spa |
dc.subject | El espacio | spa |
dc.subject | Tiempo | spa |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO | por |
dc.title | Diálogos possíveis entre educação patrimonial e o ensino da geografia. | por |
dc.title.alternative | Possible dialogues between heritage education and geography teaching | eng |
dc.title.alternative | Posibles diálogos entre la educación sobre el patrimonio y la enseñanza de la geografía | spa |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Francisco Beltrão | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Manoela Moroskoski Lehr 24.pdf | 2.65 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.