Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7259
Tipo do documento: Dissertação
Title: Formação docente para educação inclusiva: análise das grades curriculares dos cursos de licenciaturas das universidades estaduais do Paraná
Other Titles: Teacher training for inclusive education: analysis of the curricular frameworks of degree courses at state universities of Paraná
Autor: Araujo, Carla Cristina Varela 
Primeiro orientador: Zara, Reginaldo Aparecido
Primeiro membro da banca: Veiga, Leia Aparecida
Segundo membro da banca: Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida
Resumo: A entrada e permanência de alunos que necessitam ações de inclusão no ensino regular vem aumentando nos últimos anos. Essa demanda necessita de um olhar atento sobre a estrutura educacional necessária para que a inclusão ocorra em sua plenitude. Este olhar deve se estender à formação de professores, os quais são alicerces para que a inclusão aconteça. O presente estudo tem como objetivo analisar as grades curriculares dos cursos de licenciatura das Universidades Estaduais do Paraná, com foco nas ementas de suas disciplinas, buscando identificar e caracterizar as disciplinas relacionadas à abordagem da Educação Inclusiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, cuja metodologia se apoia na análise documental, tendo a análise de dados desenvolvida utilizando as estratégias preconizadas na técnica de análise de conteúdo. Como elemento de fundamentação da análise, adotamos como referencial teórico os saberes docentes necessários para uma educação inclusiva, que cobrem diferentes dimensões de atuação do docente, em particular, as seguintes dimensões: atitudinal, procedimental, conceitual, contextual e a pessoal; associada às caraterísticas docentes. Para o procedimento de análise, nos baseamos nas ideias da técnica da análise de conteúdo, com a identificação de unidades de contexto (UC) e unidades de registro (UR), que permitiram elencar as principais características do corpo de assuntos das ementas. Durante a análise, organizamos as ementas em dois grupos: ementas que fazem referência à inclusão explicitamente nos títulos das disciplinas e as que fazem referência à inclusão somente no corpo do texto da ementa. A explicitação da temática já no título da disciplina sugere que o enfoque principal deverá estar relacionado à inclusão, enquanto no segundo grupo, o assunto aparece em conjunto com outras discussões ou como temas transversais que devem ser abordados em todos os componentes curriculares. Da análise das ementas, observamos que características listadas nas UC são compatíveis com os saberes docentes para a educação inclusiva tomados como referencial teórico, sendo possível reconhecer que os assuntos listados nas ementas das disciplinas remetem aos saberes docentes. Embora a ênfase nas UC não se apresente de forma homogênea entre as instituições, averiguamos que na maioria das Universidades UC são contempladas, de forma que os saberes dos docentes necessários para uma educação inclusiva são atendidos. Ressaltamos, porém, que apesar de as temáticas abordadas contemplarem aspectos relacionados a todas as dimensões de saberes docentes, isso não ocorre simultaneamente, ou seja, dependendo da disciplina, os tópicos indicados nas ementas e se concentram em uma ou duas dimensões de saberes.
Abstract: The increment in access and retention of students who require inclusion actions in regular education has been increasing in recent years. This demand requires a careful look at the structure necessary for inclusion to occur in a fullest way. This perspective must extend to teacher training, which are the foundation for inclusion process. The present study aims to analyze the curricula of undergraduate courses at the State Universities of Paraná, focusing on the course program of their disciplines, seeking to identify and characterize the disciplines related to the Inclusive Education approach. This is a qualitative research with an exploratory nature, whose methodology is based on documental analysis, with data analysis developed using the strategies recommended in the content analysis technique. As a theoretical framework for the analysis, we adopted the teaching knowledge necessary for inclusive education, which covers different dimensions of teacher performance, in particular, the attitudinal dimension, the procedural dimension, the conceptual dimension, the contextual dimension and the personal, associated with teaching characteristics. For the analysis procedure, we were based on the ideas of the content analysis technique, with the identification of context units (UC) and registration units, which allowed us to list the main characteristics of the body of subjects in the syllabi. During the analysis, we organized the syllabuses into two groups: syllabi that refer to inclusion explicitly in the subject titles and syllabuses that refer to inclusion only in the body of the syllabus text. The explanation of the theme in the title of the subject suggests that the focus should be related to inclusion, while in the second group, the subject appears together with other discussions or as transversal themes that must be addressed over all curricular components. In detailing the analysis of the syllabi, we observed that characteristics listed in the UC are compatible with teaching knowledge for inclusive education taken as a theoretical reference, making it possible to recognize that the subjects listed in the subject course program refer to teaching knowledge. Although the emphasis on UC is not homogeneous among institutions, in the majority all UC are covered, so that the knowledge of teachers necessary for inclusive education is met. It is worth noting, however, that although the themes covered include aspects related to all dimensions of teaching knowledge, this does not occur simultaneously, that is, depending on the discipline, the topics indicated in the syllabi focus on one or two dimensions of knowledge.
Keywords: Inclusão
Formação docente
Grade curricular
Licenciatura
Inclusion
Teacher training
Curriculum
Graduation
CNPq areas: CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Araujo, Carla Cristina Varela. Formação docente para educação inclusiva: análise das grades curriculares dos cursos de licenciaturas das universidades estaduais do Paraná. 2023. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7259
Issue Date: 6-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carla_Cristina_Varela_Araújo_2023.pdfDocumento principal1.86 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.