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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7257
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O fechamento das escolas de campo: um olhar a partir da história de Foz do Iguaçu |
Other Titles: | The closing of schools in the countryside: a look at the history of Foz do Iguaçu |
Autor: | Silva, Karina Feltraco da ![]() |
Primeiro orientador: | Martins, Fernando José |
Primeiro membro da banca: | Vedovato, Luciana |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Sandra Maria Gadelha de |
Resumo: | A Constituição Federal brasileira e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação determinam que a educação é um direito de todos, portanto, retirar das crianças que habitam o campo o direito de estudar é crime. A concepção de educação do campo e a constatação do fechamento de escolas, é objeto de análise documental de decretos e portarias cedidos pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e buscou descrever o fechamento de 15 escolas no município, usando como exemplo a Escola Municipal do Campo Brigadeiro Antônio Sampaio que ainda resiste na luta contra o fechamento para evitar o encerramento da educação do campo no município. O objetivo do estudo foi apresentar uma análise acerca do fechamento de escolas do campo, desde o conceito, produção acadêmica sobre o tema, fechamento de escolas em Foz do Iguaçu até a ilustração da única escola do campo que restou no município de Foz do Iguaçu e, que luta para se manter. Para operacionalizar a pesquisa foi utilizada uma metodologia com abordagem qualitativa caracterizada por objetivos de natureza descritiva, analisando documentos cedidos pela Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu e realizando uma revisão integrativa de publicações digitais que permitem compreender o contexto do fechamento de escolas do campo no Brasil. O caso de Foz do Iguaçu possui peculiaridades histórico geográficas que contribuíram para o fechamento de pelo menos 15 escolas, o que tem como causa o avanço da urbanização após a construção de Itaipu, a redução do território do município com a inundação da Hidrelétrica e o desmembramento do Município de Santa Terezinha de Itaipu. O município possui pequenos espaços de áreas rurais localizadas ao sul na região limítrofe com o Parque Nacional do Iguaçu e ao norte na região próxima ao lago onde está localizada a Escola Municipal do Campo Brigadeiro Antônio Sampaio. Conclui-se que se trata de uma peculiaridade que necessita ser pensada para evitar que a última escola do campo seja extinta no município de Foz do Iguaçu. |
Abstract: | The Brazilian Federal Constitution and the Law of Guidelines and Bases of Education determine that education is a right for all, therefore, depriving children living in rural areas of the right to study is a crime. The concept of rural education and the closure of schools are the subject of a documentary analysis of decrees and ordinances provided by the Municipal Government of Foz do Iguaçu. It sought to describe the closure of 15 schools in the municipality, using as an example the Brigadeiro Antônio Sampaio Rural Municipal School, which still resists in the fight against closure to prevent the end of rural education in the municipality. The objective of the study was to present an analysis of the closure of rural schools, from the concept, academic production on the topic, school closures in Foz do Iguaçu to the illustration of the only rural school that remains in the municipality of Foz do Iguaçu and is fighting to survive. To operationalize the research, a methodology with a qualitative approach characterized by descriptive nature objectives was used, analyzing documents provided by the Municipal Education Department of Foz do Iguaçu and conducting an integrative review of digital publications that allow understanding the context of rural school closures in Brazil. The case of Foz do Iguaçu has historical and geographical peculiarities that have contributed to the closure of at least 15 schools, caused by the advancement of urbanization after the construction of Itaipu, the reduction of the municipality's territory due to the flooding caused by the hydroelectric plant, and the division of the Municipality of Santa Terezinha de Itaipu. The municipality has small rural areas located to the south on the border with the Iguaçu National Park and to the north in the region near the lake where the Brigadeiro Antônio Sampaio Rural Municipal School is located. It is concluded that this is a peculiarity that needs to be considered to prevent the last rural school from being extinguished in the municipality of Foz do Iguaçu. |
Keywords: | Educação do campo Nucleação Políticas educacionais Rural education School closure Educational policties |
CNPq areas: | EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Silva, Karina Feltraco da. O fechamento das escolas de campo: um olhar a partir da história de Foz do Iguaçu. 2024. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7257 |
Issue Date: | 26-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ) |
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File | Description | Size | Format | |
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Karina_Feltraco_da_Silva_2024.pdf | Documento principal | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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