Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7257
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Karina Feltraco da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3252485057309764por
dc.contributor.advisor1Martins, Fernando José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242496231137438por
dc.contributor.referee1Vedovato, Luciana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242496231137438por
dc.contributor.referee2Carvalho, Sandra Maria Gadelha de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0650722680863049por
dc.date.accessioned2024-06-19T16:39:13Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationSilva, Karina Feltraco da. O fechamento das escolas de campo: um olhar a partir da história de Foz do Iguaçu. 2024. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7257-
dc.description.resumoA Constituição Federal brasileira e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação determinam que a educação é um direito de todos, portanto, retirar das crianças que habitam o campo o direito de estudar é crime. A concepção de educação do campo e a constatação do fechamento de escolas, é objeto de análise documental de decretos e portarias cedidos pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e buscou descrever o fechamento de 15 escolas no município, usando como exemplo a Escola Municipal do Campo Brigadeiro Antônio Sampaio que ainda resiste na luta contra o fechamento para evitar o encerramento da educação do campo no município. O objetivo do estudo foi apresentar uma análise acerca do fechamento de escolas do campo, desde o conceito, produção acadêmica sobre o tema, fechamento de escolas em Foz do Iguaçu até a ilustração da única escola do campo que restou no município de Foz do Iguaçu e, que luta para se manter. Para operacionalizar a pesquisa foi utilizada uma metodologia com abordagem qualitativa caracterizada por objetivos de natureza descritiva, analisando documentos cedidos pela Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu e realizando uma revisão integrativa de publicações digitais que permitem compreender o contexto do fechamento de escolas do campo no Brasil. O caso de Foz do Iguaçu possui peculiaridades histórico geográficas que contribuíram para o fechamento de pelo menos 15 escolas, o que tem como causa o avanço da urbanização após a construção de Itaipu, a redução do território do município com a inundação da Hidrelétrica e o desmembramento do Município de Santa Terezinha de Itaipu. O município possui pequenos espaços de áreas rurais localizadas ao sul na região limítrofe com o Parque Nacional do Iguaçu e ao norte na região próxima ao lago onde está localizada a Escola Municipal do Campo Brigadeiro Antônio Sampaio. Conclui-se que se trata de uma peculiaridade que necessita ser pensada para evitar que a última escola do campo seja extinta no município de Foz do Iguaçu.por
dc.description.abstractThe Brazilian Federal Constitution and the Law of Guidelines and Bases of Education determine that education is a right for all, therefore, depriving children living in rural areas of the right to study is a crime. The concept of rural education and the closure of schools are the subject of a documentary analysis of decrees and ordinances provided by the Municipal Government of Foz do Iguaçu. It sought to describe the closure of 15 schools in the municipality, using as an example the Brigadeiro Antônio Sampaio Rural Municipal School, which still resists in the fight against closure to prevent the end of rural education in the municipality. The objective of the study was to present an analysis of the closure of rural schools, from the concept, academic production on the topic, school closures in Foz do Iguaçu to the illustration of the only rural school that remains in the municipality of Foz do Iguaçu and is fighting to survive. To operationalize the research, a methodology with a qualitative approach characterized by descriptive nature objectives was used, analyzing documents provided by the Municipal Education Department of Foz do Iguaçu and conducting an integrative review of digital publications that allow understanding the context of rural school closures in Brazil. The case of Foz do Iguaçu has historical and geographical peculiarities that have contributed to the closure of at least 15 schools, caused by the advancement of urbanization after the construction of Itaipu, the reduction of the municipality's territory due to the flooding caused by the hydroelectric plant, and the division of the Municipality of Santa Terezinha de Itaipu. The municipality has small rural areas located to the south on the border with the Iguaçu National Park and to the north in the region near the lake where the Brigadeiro Antônio Sampaio Rural Municipal School is located. It is concluded that this is a peculiarity that needs to be considered to prevent the last rural school from being extinguished in the municipality of Foz do Iguaçu.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2024-06-19T16:39:13Z No. of bitstreams: 1 Karina_Feltraco_da_Silva_2024.pdf: 1484040 bytes, checksum: b2b1a82a2c6883c73fdd9ea483b1e641 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-19T16:39:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Karina_Feltraco_da_Silva_2024.pdf: 1484040 bytes, checksum: b2b1a82a2c6883c73fdd9ea483b1e641 (MD5) Previous issue date: 2024-03-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectNucleaçãopor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectSchool closureeng
dc.subjectEducational polictieseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleO fechamento das escolas de campo: um olhar a partir da história de Foz do Iguaçupor
dc.title.alternativeThe closing of schools in the countryside: a look at the history of Foz do Iguaçueng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karina_Feltraco_da_Silva_2024.pdfDocumento principal1.45 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.