Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7256
Tipo do documento: Tese
Title: O processo de internacionalização entre os programas de pós-graduação de sociedade, cultura e fronteiras da Unioeste (Brasil) e educación con énfasis en gestión de la educación superior da UNE (Paraguai)
Other Titles: The internationalization process between the postgraduate programs in society, culture and borders at Unioeste (Brazil) and educación con énfasis en management de la educación superior da UNE (Paraguay)
El proceso de internacionalización entre los posgrados en sociedad, cultura y fronteras de Unioeste (Brasil) y educación con énfasis en gestión de la educación superior da Une (Paraguay)
Autor: Abreu, Tânia Marta Moreira de 
Primeiro orientador: Cury, Mauro José Ferreira
Primeiro membro da banca: Santos, José Carlos dos
Segundo membro da banca: Alves, Fabio Lopes
Terceiro membro da banca: Mariani, Milton Augusto Pasquotto
Quarto membro da banca: Arévalos, José Manuel Silvero
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma investigação para o processo de internacionalização entre os programas de pós-graduação, mestrado e doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus Foz do Iguaçu, Brasil, e o programa de pós-graduação e doutorado em Educación con énfasis en gestión de la educación superior, da Universidad Nacional del Este – UNE, campus Ciudad del Este, Paraguai. Este estudo visa a formação stricto sensu, com vistas a propor a viabilização do processo de internacionalização de forma permanente em ambas universidades. Esta pesquisa foi feita por meio da análise dos planos institucionais de internacionalização e dos projetos políticos pedagógicos de cursos de pós-graduação, elaborando propostas de ações de internacionalização e integração que possam se realizar de maneira efetiva entre as universidades públicas fronteiriças do Brasil e do Paraguai. Estas serão observadas a partir de suas documentações institucionais, por meio das legislações e diretrizes educacionais vigentes de cada país, com o intuito de criar indicadores que evidenciem o processo de internacionalização, utilizando-se o método qualitativo de Creswell (2010). Trata-se de uma pesquisa de integração e internacionalização entre universidades de fronteira, de caráter qualitativo, envolvendo uma triangulação de dados, dividida em uma pesquisa bibliográfica, uma documental e uma de campo, com vistas a apreender o cenário atual da internacionalização nos programas de pós-graduação do Brasil e do Paraguai, com o escopo de contribuir para o desenvolvimento científico nacional. A internacionalização ocorreu por meio do intercâmbio entre turmas de mestrado e doutorado do programa PPGSCF. Além disso, alguns professores da UNIOESTE ministravam aulas online na UNE, levando ao desenvolvimento de disciplinas em parceria. Essas disciplinas ajudam a demonstrar que as novas tecnologias educacionais são o caminho mais eficiente para que a internacionalização ocorra, uma vez que podem aumentar o acesso a alunos de outras nacionalidades, cuja maior dificuldade é o deslocamento. Nesse sentido, um termo de cooperação técnica, científica, educacional e cultural foi aprovado ao longo dessa pesquisa para ampliar a internacionalização, desenvolvendo programas e projetos conjuntos. O intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações de fato aconteceu durante esta pesquisa, que ultrapassou as expectativas ao auxiliar na elaboração dos documentos necessários para que uma cotutela fosse realizada entre UNIOESTE e UNE, embora a diplomação bilateral de dupla titularidade ainda não tenha se tornado uma realidade. Esta pesquisa, é importante dizer, foi além de seus objetivos iniciais, pois suas análises da situação atual de internacionalização levaram a resultados práticos imediatos, como a atualização de um convênio entre as universidades que, descobriu-se no início da investigação, estava vencido, e a elaboração de uma minuta para a cooperação entre as universidades, que auxiliou na criação de legislação interna nas universidades.
Abstract: This research aims to carry out an investigation into the internationalization process between the Graduate Programs Master's and Doctorate in Society, Culture and Borders State University of West Paraná - UNIOESTE campus of Foz do Iguaçu, Brazil and Postgraduate Doctorate Program in Education with an emphasis on Management of Higher Education at the Universidad Nacional del Este – UNE campus Ciudad del Este, Paraguay, aims to problematize the engendering of the theme Internationalization in Stricto Sensu training, with a view to proposing the permanent feasibility of the internationalization process in both Universities. This research will be based on the analysis of the Institutional Internationalization Plans and the Pedagogical Political Projects of Postgraduate courses and, from this, elaborate proposals for Internationalization and integration actions that can be carried out effectively, among the border public Universities from Brazil and Paraguay, which will be observed from their Institutional documentation, through the legislation and educational guidelines in force in each country, with the aim of creating indicators that demonstrate the Internationalization Process, using the methodology of extraction and analysis of content by Laurence Bardin (2010). This is a research on integration and internationalization between Frontier Universities, of a qualitative nature, involving a triangulation of data, divided into a bibliographical research, a documental one and a field one, with a view to apprehending the current scenario of Internationalization in Graduate studies in Brazil and Paraguay, with the aim of contributing to national scientific development. It was found that internationalization was already taking place between the MS and PhD courses at PPGSCF. Also, some UNIOESTE professors were teaching online UNE classes, which led to the development of new subjects in partnership. These subjects help show that new educational technologies are the most efficient way for internationalization to take place, since they can help students from other countries to access courses, since their greatest difficulty is going to the university. In this regard, a technical, scientific, educational, and cultural cooperation agreement was approved throughout this research to increase internationalization, developing joint programs and projects. The sharing of knowledge, experience, and information took place during this research, which exceeded expectations as it helped elaborating the necessary documents for a co-tutorship to be carried out between UNIOESTE and UNE, though bilateral double graduations are still not a reality. It is noteworthy that this research went beyond its original goals, since its analysis of the current internationalization situation led to immediate practical results, such as to an update to an agreement between the universities which, as we found during our investigation, was expired. It also led to the elaboration of a minute for the cooperation between these universities, which supported the creation of internal legislation in the universities.
Esta investigación tiene como objetivo realizar una investigación sobre el proceso de internacionalización entre los Programas de Posgrado Maestría y Doctorado en Sociedad, Cultura y Fronteras de la Universidad Estadual del Oeste de Paraná - UNIOESTE campus de Foz do Iguaçu, Brasil y el Programa de Posgrado de Doctorado en Educación con énfasis en Educación Superior. La Gestión Educativa de la Universidad Nacional del Este – UNE campus Ciudad del Este, Paraguay, este estudio pretende en la formación Stricto Sensu, con miras a proponer la viabilidad permanente del proceso de internacionalización en ambas Universidades. Esta investigación se basará en el análisis de los Planes Institucionales de Internacionalización y los Proyectos Políticos Pedagógicos de los Posgrados y, a partir de ello, elaborar propuestas de acciones de Internacionalización e integración que puedan ser realizadas de manera efectiva, entre las Universidades públicas fronterizas de Brasil y Paraguay, lo cual será observado desde su documentación Institucional, pasando por la legislación y lineamientos educativos vigentes en cada país, con el objetivo de generar indicadores que demuestren el Proceso de Internacionalización, utilizando el método cualitativo de Creswell (2010). Se trata de una investigación sobre integración e internacionalización entre Universidades de Frontera, de carácter cualitativo, involucrando una triangulación de datos, divididos en investigación bibliográfica, documental y de campo, con miras a aprehender el escenario actual de la Internacionalización en el Posgrado. en Brasil y Paraguay, con el objetivo de contribuir al desarrollo científico nacional. La internacionalización se produjo a través de intercambios entre clases de maestría y doctorado del programa PPGSCF. Además, algunos docentes de UNIOESTE impartieron clases en línea en la UNE, propiciando el desarrollo de materias en alianza. Estas materias ayudan a demostrar que las nuevas tecnologías educativas son la vía más eficiente para que se produzca la internacionalización, ya que pueden incrementar el acceso a estudiantes de otras nacionalidades, cuya mayor dificultad es viajar. En este sentido, a lo largo de esta investigación se aprobó un plazo de cooperación técnica, científica, educativa y cultural para ampliar la internacionalización, desarrollando programas y proyectos conjuntos. El intercambio de conocimientos, experiencias e información efectivamente se produjo durante esta investigación, que superó las expectativas al ayudar en la preparación de los documentos necesarios para un acuerdo conjunto entre la UNIOESTE y la UNE, aunque aún no se ha iniciado la diplomacia bilateral de doble propiedad. convertirse en una realidad. Esta investigación, es importante decirlo, fue más allá de sus objetivos iniciales, pues sus análisis de la situación actual de la internacionalización llevaron a resultados prácticos inmediatos, como la actualización de un convenio entre universidades que, como se conoció al inicio de la investigación, había expirado, y la preparación de un proyecto de cooperación entre universidades, que ayudó a la creación de legislación interna en las universidades.
Keywords: Internacionalização;
Universidade de fronteira
Programa de pós-graduação
Internationalization
Frontier university
Graduate program
Internacionalización;
Universidad de la frontera
Programa de post-grado
CNPq areas: EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Abreu, Tânia Marta Moreira de. O processo de internacionalização entre os programas de pós-graduação de sociedade, cultura e fronteiras da Unioeste (Brasil) e educación con énfasis en gestión de la educación superior da UNE (Paraguai). 2024. 123 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7256
Issue Date: 13-Mar-2024
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tânia_Marta_Moreira_de_Abreu_2024.pdfDocumento principal4.97 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.