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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7206
Tipo do documento: Tese
Title: A Universidade Pública no Paraná: Uma análise sobre o processo de criação e consolidação da Unicentro (1990-2018)
Other Titles: An analysis of the creation and consolidation process of Unicentro (1990-2018)
Autor: Szeuczuk, Anderson 
Primeiro orientador: Silva, Joao Carlos da
Primeiro membro da banca: Herold Júnior, Carlos
Segundo membro da banca: Toledo, Cezar de Alencar Arnaut de
Terceiro membro da banca: Derisso, José Luís
Quarto membro da banca: Reis, Luiz Fernando
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o processo de criação e consolidação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava–PR, entre os anos de 1990 a 2018, no contexto das tensões entre os diferentes atores sociais no âmbito local, estadual e nacional. A sua fundação em 1990 foi resultado de um intenso embate entre o público e o privado que disputavam hegemonia no movimento de incorporação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (Fafig) de 1970 e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati (Fecli), instituição municipal estadualizada em 1989. A dinâmica social e política que resultou na criação da Unicentro esteve relacionada a um cenário de mobilização, especialmente no que se refere às discussões sobre a gratuidade e a autonomia universitária. A história do ensino superior no estado do Paraná, apresenta algumas peculiaridades na sua origem e no seu desenvolvimento, sobretudo na Ditadura Civil-militar, período que marcou a interiorização das Instituições de Ensino Superior (IES). Após 1990, a questão da gestão financeira e o financiamento das universidades permaneceram como temas de debate e tensões, apesar das garantias constitucionais. Essas interações, permeadas pelas dinâmicas neoliberais, impactam diretamente na precarização dos serviços públicos e de forma indireta estimularam a iniciativa privada. Neste cenário, as relações entre universidade, Estado e sociedade revelam-se críticas, pois as relações econômicas de produção são configuradas para atender aos interesses dos grupos hegemônicos em um espaço de disputa. A referida pesquisa foi desenvolvida a partir da busca, seleção e análise de fontes documentais como jornais, fontes iconográficas e relatórios internos impressos e digitais, considerando que os documentos históricos requerem uma compreensão de que os registros do passado solidificados nas fontes devem ser inter-relacionados às múltiplas determinações. As motivações para esta pesquisa surgiram da relação próxima estabelecida entre o pesquisador e o objeto ao longo de sua trajetória acadêmica. Em 2007, durante o ingresso no curso de Licenciatura em História e o contato com diferentes tipos de fontes, arquivados no Centro de Documentação e Memória da Unicentro (Cedoc). Com isso, a partir da busca pelas fontes, nos deparamos com um número significativo de documentos que tratavam da história da Unicentro e que ainda não haviam sido analisados. Apesar do cenário de ataques, do controle do Estado e da crise permanente, o processo de afirmação e consolidação da Unicentro segue em desenvolvimento, evidenciando o reconhecimento da comunidade local e regional, contando atualmente, com 40 cursos de graduação, na pós-graduação stricto sensu com 17 mestrados e 8 doutorados. A defesa da Unicentro como uma universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e para todos, continua sendo uma pauta necessária para enfrentar os desafios que se colocam neste século. O cenário atual é permeado por desafios, entre eles a luta permanente pela manutenção das garantias constitucionais e a necessidade de investimentos contínuos que assegurem o pleno funcionamento das universidades no âmbito do ensino, pesquisa e extensão
Abstract: This study aims to analyze the configuration process of the State University of the Center West (Unicentro), in Guarapuava–PR, between the years 1990 and 2018, in the context of tensions between different social actors at the local, state and national levels. . Its foundation in 1990 was the result of an intense clash between the public and the private sector, which competed for hegemony in the movement to incorporate the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of Guarapuava (Fafig) in 1970 and the Faculty of Education, Sciences and Letters of Irati. (Fecli), a municipal institution state-owned in 1989. The social and political dynamics that resulted in the creation of Unicentro were related to a scenario of mobilization, especially with regard to discussions about free tuition and university autonomy. The history of higher education in the state of Paraná presents some peculiarities in its origin and development, especially during the Civil-Military Dictatorship, a period that marked the internalization of Higher Education Institutions (HEIs). After 1990, the issue of financial management and university financing remained topics of debate and tension, despite constitutional guarantees. These interactions, permeated by neoliberal dynamics, directly impact the precariousness of public services and indirectly stimulate private initiative. In this scenario, the relations between university, State and society prove to be critical, as the economic relations of production are configured to meet the interests of hegemonic groups in a space of dispute. This research was developed from the search, selection and analysis of documentary sources such as newspapers, iconographic sources and internal printed and digital reports, considering that historical documents require an understanding that the records of the past solidified in the sources must be interrelated to multiple determinations. As motivações para esta pesquisa surgiram da relação próxima estabelecida entre o pesquisador e o objeto ao longo de sua trajetória acadêmica. Em 2007, durante o ingresso no curso de Licenciatura em História e o contato com diferentes tipos de fontes, arquivados no Centro de Documentação e Memória da Unicentro (Cedoc). Com isso, a partir da busca pelas fontes, nos deparamos com um número significativo de documentos que tratavam da história da Unicentro e que ainda não haviam sido analisados. Apesar do cenário de ataques, do controle do Estado e da crise permanente, o processo de afirmação e consolidação da Unicentro segue em desenvolvimento, evidenciando o reconhecimento da comunidade local e regional, contando atualmente, com 40 cursos de graduação, na pós-graduação stricto sensu com 17 mestrados e 8 doutorados. A defesa da Unicentro como uma universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e para todos, continua sendo uma pauta necessária para enfrentar os desafios que se colocam neste século. O cenário atual é permeado por desafios, entre eles a luta permanente pela manutenção das garantias constitucionais e a necessidade de investimentos contínuos que assegurem o pleno funcionamento das universidades no âmbito do ensino, pesquisa e extensã
Keywords: Educação
História do Ensino Superior
Unicentro
Universidade pública
Education
History of Higher Education
Unicentro
Public university
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Szeuczuk, Anderson. A Universidade Pública no Paraná: Uma análise sobre o processo de criação e consolidação da Unicentro (1990-2018). 2024. 211 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7206
Issue Date: 6-Mar-2024
Appears in Collections:Doutorado em Educação (CVL)

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