Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7206
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSzeuczuk, Anderson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7871379025082650por
dc.contributor.advisor1Silva, Joao Carlos da-
dc.contributor.referee1Herold Júnior, Carlos-
dc.contributor.referee2Toledo, Cezar de Alencar Arnaut de-
dc.contributor.referee3Derisso, José Luís-
dc.contributor.referee4Reis, Luiz Fernando-
dc.date.accessioned2024-05-20T17:13:50Z-
dc.date.issued2024-03-06-
dc.identifier.citationSzeuczuk, Anderson. A Universidade Pública no Paraná: Uma análise sobre o processo de criação e consolidação da Unicentro (1990-2018). 2024. 211 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7206-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar o processo de criação e consolidação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava–PR, entre os anos de 1990 a 2018, no contexto das tensões entre os diferentes atores sociais no âmbito local, estadual e nacional. A sua fundação em 1990 foi resultado de um intenso embate entre o público e o privado que disputavam hegemonia no movimento de incorporação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (Fafig) de 1970 e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati (Fecli), instituição municipal estadualizada em 1989. A dinâmica social e política que resultou na criação da Unicentro esteve relacionada a um cenário de mobilização, especialmente no que se refere às discussões sobre a gratuidade e a autonomia universitária. A história do ensino superior no estado do Paraná, apresenta algumas peculiaridades na sua origem e no seu desenvolvimento, sobretudo na Ditadura Civil-militar, período que marcou a interiorização das Instituições de Ensino Superior (IES). Após 1990, a questão da gestão financeira e o financiamento das universidades permaneceram como temas de debate e tensões, apesar das garantias constitucionais. Essas interações, permeadas pelas dinâmicas neoliberais, impactam diretamente na precarização dos serviços públicos e de forma indireta estimularam a iniciativa privada. Neste cenário, as relações entre universidade, Estado e sociedade revelam-se críticas, pois as relações econômicas de produção são configuradas para atender aos interesses dos grupos hegemônicos em um espaço de disputa. A referida pesquisa foi desenvolvida a partir da busca, seleção e análise de fontes documentais como jornais, fontes iconográficas e relatórios internos impressos e digitais, considerando que os documentos históricos requerem uma compreensão de que os registros do passado solidificados nas fontes devem ser inter-relacionados às múltiplas determinações. As motivações para esta pesquisa surgiram da relação próxima estabelecida entre o pesquisador e o objeto ao longo de sua trajetória acadêmica. Em 2007, durante o ingresso no curso de Licenciatura em História e o contato com diferentes tipos de fontes, arquivados no Centro de Documentação e Memória da Unicentro (Cedoc). Com isso, a partir da busca pelas fontes, nos deparamos com um número significativo de documentos que tratavam da história da Unicentro e que ainda não haviam sido analisados. Apesar do cenário de ataques, do controle do Estado e da crise permanente, o processo de afirmação e consolidação da Unicentro segue em desenvolvimento, evidenciando o reconhecimento da comunidade local e regional, contando atualmente, com 40 cursos de graduação, na pós-graduação stricto sensu com 17 mestrados e 8 doutorados. A defesa da Unicentro como uma universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e para todos, continua sendo uma pauta necessária para enfrentar os desafios que se colocam neste século. O cenário atual é permeado por desafios, entre eles a luta permanente pela manutenção das garantias constitucionais e a necessidade de investimentos contínuos que assegurem o pleno funcionamento das universidades no âmbito do ensino, pesquisa e extensãopor
dc.description.abstractThis study aims to analyze the configuration process of the State University of the Center West (Unicentro), in Guarapuava–PR, between the years 1990 and 2018, in the context of tensions between different social actors at the local, state and national levels. . Its foundation in 1990 was the result of an intense clash between the public and the private sector, which competed for hegemony in the movement to incorporate the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of Guarapuava (Fafig) in 1970 and the Faculty of Education, Sciences and Letters of Irati. (Fecli), a municipal institution state-owned in 1989. The social and political dynamics that resulted in the creation of Unicentro were related to a scenario of mobilization, especially with regard to discussions about free tuition and university autonomy. The history of higher education in the state of Paraná presents some peculiarities in its origin and development, especially during the Civil-Military Dictatorship, a period that marked the internalization of Higher Education Institutions (HEIs). After 1990, the issue of financial management and university financing remained topics of debate and tension, despite constitutional guarantees. These interactions, permeated by neoliberal dynamics, directly impact the precariousness of public services and indirectly stimulate private initiative. In this scenario, the relations between university, State and society prove to be critical, as the economic relations of production are configured to meet the interests of hegemonic groups in a space of dispute. This research was developed from the search, selection and analysis of documentary sources such as newspapers, iconographic sources and internal printed and digital reports, considering that historical documents require an understanding that the records of the past solidified in the sources must be interrelated to multiple determinations. As motivações para esta pesquisa surgiram da relação próxima estabelecida entre o pesquisador e o objeto ao longo de sua trajetória acadêmica. Em 2007, durante o ingresso no curso de Licenciatura em História e o contato com diferentes tipos de fontes, arquivados no Centro de Documentação e Memória da Unicentro (Cedoc). Com isso, a partir da busca pelas fontes, nos deparamos com um número significativo de documentos que tratavam da história da Unicentro e que ainda não haviam sido analisados. Apesar do cenário de ataques, do controle do Estado e da crise permanente, o processo de afirmação e consolidação da Unicentro segue em desenvolvimento, evidenciando o reconhecimento da comunidade local e regional, contando atualmente, com 40 cursos de graduação, na pós-graduação stricto sensu com 17 mestrados e 8 doutorados. A defesa da Unicentro como uma universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e para todos, continua sendo uma pauta necessária para enfrentar os desafios que se colocam neste século. O cenário atual é permeado por desafios, entre eles a luta permanente pela manutenção das garantias constitucionais e a necessidade de investimentos contínuos que assegurem o pleno funcionamento das universidades no âmbito do ensino, pesquisa e extensãeng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-05-20T17:13:50Z No. of bitstreams: 1 Anderson Szeuczuk.pdf: 4807591 bytes, checksum: a0fd762699d818a32dbc2fa63029e91a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-20T17:13:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Anderson Szeuczuk.pdf: 4807591 bytes, checksum: a0fd762699d818a32dbc2fa63029e91a (MD5) Previous issue date: 2024-03-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistória do Ensino Superiorpor
dc.subjectUnicentropor
dc.subjectUniversidade públicapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHistory of Higher Educationeng
dc.subjectUnicentroeng
dc.subjectPublic universityeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titleA Universidade Pública no Paraná: Uma análise sobre o processo de criação e consolidação da Unicentro (1990-2018)por
dc.title.alternativeAn analysis of the creation and consolidation process of Unicentro (1990-2018)eng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Educação (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anderson Szeuczuk.pdfARQUIVO COMPLETO4.69 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.