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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7078
Tipo do documento: Dissertação
Title: Panorama regional da educação infantil no Sudoeste do Paraná: análise da organização do atendimento municipal à criança de 0 a 5 anos
Other Titles: Application of criteria regional panorama of early childhood education in Southwest Paraná: analysis of the organization of municipal care for children aged 0 to 5 years
Autor: Amann, Wilian 
Primeiro orientador: Conceição, Caroline Machado Cortelini
Primeiro membro da banca: Conceição, Caroline Machado Cortelini
Segundo membro da banca: Pilonetto , Roseli de Fátima Rech
Terceiro membro da banca: Comar, Sueli Ribeiro
Quarto membro da banca: Beltrame, Lisaura Maria
Resumo: Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação de Francisco Beltrão em nível de mestrado (PPGEFB) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e ao grupo de pesquisa Educação, crianças e infância (GPECI), vinculado à instituição mencionada. Tem como temática a organização da educação infantil na região Sudoeste do Paraná, partindo do entendimento de que o debate sobre a execução das leis que garantem o direito à educação de qualidade para as crianças nesta faixa etária é importante, atual e necessário para que haja o respeito e consolidação destas na prática nos municípios em todo o país. A pesquisa analisa a organização do atendimento público de educação infantil para as crianças de zero a cinco anos nos municípios da região referida, enfatizando como as políticas nacionais e estaduais para esta etapa da educação estão refletidas na organização dos municípios que a compõem. Desta forma, apresenta dados atualizados desta região, nos aspectos organizacionais, administrativos, pedagógicos, bem como das equipes gestoras e dos profissionais da educação infantil das redes municipais. Busca contribuir com o debate sobre essa etapa de ensino, podendo servir inclusive como guia para novas pesquisas na área. É um estudo de abordagem quali-quantitativa e de caráter exploratório; o conjunto dos dados analisados foi composto a partir de questionário online enviado a todos os municípios da região pesquisada, complementado com informações extraídas do arquivo “microdados de 2021” e “Sinopse - estatística da educação básica 2022” que compõem os arquivos do censo escolar, disponibilizados pelo MEC através do site oficial do INEP. Como resultado, encontramos uma diversidade de realidades, sendo que alguns municípios cumprem com as conformidades das leis e normas vigentes, porém não todos. Entendemos que há omissões, contradições, fragilidades e possíveis equívocos nas redes municipais de educação dos municípios pesquisados quanto a garantir a aplicação de todas as políticas públicas para esta etapa educacional
Abstract: This dissertation is linked to the Culture, Educational Processes and Teacher Training research line, of the Postgraduate Program in Education in Francisco Beltrão at a master's level (PPGEFB) at the State University of Western Paraná (UNIOESTE) and to the group of Education, children and infancy research (GPECI), linked to the same institution mentioned above. Its theme is the organization of early childhood education in the Southwest of Paraná State, based on the understanding that the debate on the implementation of laws that guarantee the right to quality education for children in this age group is important, current and necessary so that respect and consolidation of laws in practice will be present in the municipalities across the country. The research analyzes the organization of public early childhood education services for children aged zero to five in the municipalities of the region mentioned, emphasizing how national and state policies at this stage of education are reflected in the organization of the municipalities that comprises it. This way, it presents updated data from this region, regarding organizational, administrative, pedagogical aspects, as well as management teams and early childhood education professionals in municipal networks. It seeks to contribute to the debate on this stage of teaching, and can also serve as a guide for new research in the area. It is a study with a qualitative and quantitative approach of an exploratory nature. The set of data analyzed was composed from an online questionnaire sent to all municipalities of the region researched, complemented with information extracted from the “2021 microdata” and “Synopsis - basic education statistics 2022” files that make up the school census files, available by the MEC through the official INEP website. As a result, we found a diversity of realities: some municipalities comply with current laws and regulations, but not all of them. And we understand there are omissions, contradictions, weaknesses, and possible mistakes in the municipal education networks of the municipalities researched in terms of guaranteeing the application of all public policies for this educational stage
Keywords: Educação infantil
Infância
Redes municipais
Políticas públicas
Sudoeste do Paraná
Early childhood education
Infancy
Municipal networks
Public policy
Southwest of Paraná
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: AMANN, Wilian. Panorama regional da educação infantil no Sudoeste do Paraná: análise da organização do atendimento municipal à criança de 0 a 5 anos. 2023. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7078
Issue Date: 24-Nov-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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