Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7071
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Vai cair na prova de língua portuguesa? As avaliações em larga escala no Estado do Paraná e suas reverberações no ensino |
Other Titles: | Will you take the portuguese language test? Large-scale assessments in the State of Paraná and their reverberations in teaching. |
Autor: | Prado, Solange Marilene Melchior do ![]() |
Primeiro orientador: | André, Tamara Cardoso |
Primeiro membro da banca: | Santos, Maria Elena Pires |
Segundo membro da banca: | Soligo, Valdecir |
Terceiro membro da banca: | Tallei, Jorgelina Ivana |
Quinto membro da banca: | Silva, Rita de Cássia Gonçalves da |
Resumo: | O objeto da presente pesquisa é a análise da apropriação dos gêneros discursivos /textuais pelas avaliações em larga escala no ensino do 9º ano da educação básica, na perspectiva da prática social, à luz das teorias de Marcuschi e Bakhtin. Para isso, investiga-se as avaliações em larga escala; que avaliam somente a leitura; denominadas Prova Brasil/SAEB e Prova Paraná, Prova Paraná Mais/ SAEP, que podem induzir à adoção de práticas escolares, com a hipótese de negligenciar a formação do leitor, capaz de compreender gêneros textuais/discursivos complexos, influenciando definitivamente na materialização do currículo e no ensino por meio do livro didático de Língua Portuguesa. Assim, investigar as possíveis influências das provas no livro didático do 9º ano, e consequentemente, no ensino; bem como estudar a relação entre gêneros, com ênfase à questão ideológica, a fim de descrever com criticidade a maneira como se apresentam nas provas, destacando as diferenças e semelhanças, são objetivos específicos da investigação. A abordagem teórica, na perspectiva dos gêneros discursivos, recorre à Rojo (2012), Geraldi (2003, 2011), Marcuschi (2003, 2007, 2008), Menegassi (2010) e na teoria da aprendizagem, considerando as enunciações de Vygotsky (1993). Também são referências as fontes que abordam a avaliação em larga escala e seu impacto na sala de aula, recorrendo a Ravitch (2010, 2014, 2021), Freitas (2007, 2011 e 2018) e Spring (2018). A investigação possui natureza analítico-descritiva e visa a inferência a partir da descrição dos materiais didáticos. A metodologia adotada é baseada na análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011), observando o livro didático de língua portuguesa do 9º e as provas Paraná e Brasil, produzindo quadros com a caracterização dos gêneros textuais/discursivos das avaliações. A partir dos quadros, tem-se uma síntese dos gêneros usados, contribuindo para entender as ações preparatórias que as escolas promovem para essas avaliações. |
Abstract: | The object of this research is the analysis of the appropriation of discursive/textual genres by large-scale assessments in teaching the 9th year of basic education, from the perspective of social practice, considering the theories of Marcuschi and Bakhtin. To do this, it investigates whether large-scale evaluations; that assess only reading; called Prova Brazil/SAEB and Prova Paraná, Prova Paraná Mais/SAEP, that can lead to the adoption of school practices, with the hypothesis of neglecting the formation of the reader, definitively influencing the materialization of the curriculum and the teaching through the Portuguese Language textbook. Therefore, investigate the possible influences of tests on the 9th-grade textbook, and consequently, on teaching; as well as study the relationship between genders, with emphasis on the ideological issue, to critically describe the way they present themselves in the tests, highlighting the differences and similarities, are specific objectives of the investigation. The theoretical approach, from the perspective of discursive genres, uses Rojo (2012), Geraldi (2003, 2011), Marcuschi (2003, 2007, 2008), Menegassi (2010), and learning theory, considering the statements of Vygotsky (1993). Sources that address large-scale assessment and its impact in the classroom are also references, using Ravitch (2010, 2014, 2021), Freitas (2007, 2011, and 2018), and Spring (2018). The investigation has an analytical-descriptive nature and aims to draw inferences from the description of teaching materials. The methodology adopted is based on content analysis, proposed by Bardin (2011), observing the 9th-grade Portuguese language textbook and the Paraná and Brazil tests, producing tables with the characterization of the textual/discursive genres of the assessments. From the tables, there is a synthesis of the genres used, helping to understand the preparatory actions that schools promote for these assessments. |
Keywords: | Avaliações em larga escala Livro didático Gêneros discursivos-textuais Large-scale assessments Textbook Discursive-textual genres |
CNPq areas: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Prado, Solange Marilene Melchior do Prado. Vai cair na prova de língua portuguesa? As avaliações em larga escala no Estado do Paraná e suas reverberações no ensino. 2023. 176 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7071 |
Issue Date: | 30-Nov-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Solange_Marilene_Melchior_do_Prado_2023.pdf | Documento principal | 12.85 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.