Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7071
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPrado, Solange Marilene Melchior do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5017820167302794por
dc.contributor.advisor1André, Tamara Cardoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9519719491233229por
dc.contributor.referee1Santos, Maria Elena Pires-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605825897881271por
dc.contributor.referee2Soligo, Valdecir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365966751665341por
dc.contributor.referee3Tallei, Jorgelina Ivana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863700309171897por
dc.contributor.referee5Silva, Rita de Cássia Gonçalves da-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8104655070142689por
dc.date.accessioned2024-03-08T14:35:19Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationPrado, Solange Marilene Melchior do Prado. Vai cair na prova de língua portuguesa? As avaliações em larga escala no Estado do Paraná e suas reverberações no ensino. 2023. 176 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7071-
dc.description.resumoO objeto da presente pesquisa é a análise da apropriação dos gêneros discursivos /textuais pelas avaliações em larga escala no ensino do 9º ano da educação básica, na perspectiva da prática social, à luz das teorias de Marcuschi e Bakhtin. Para isso, investiga-se as avaliações em larga escala; que avaliam somente a leitura; denominadas Prova Brasil/SAEB e Prova Paraná, Prova Paraná Mais/ SAEP, que podem induzir à adoção de práticas escolares, com a hipótese de negligenciar a formação do leitor, capaz de compreender gêneros textuais/discursivos complexos, influenciando definitivamente na materialização do currículo e no ensino por meio do livro didático de Língua Portuguesa. Assim, investigar as possíveis influências das provas no livro didático do 9º ano, e consequentemente, no ensino; bem como estudar a relação entre gêneros, com ênfase à questão ideológica, a fim de descrever com criticidade a maneira como se apresentam nas provas, destacando as diferenças e semelhanças, são objetivos específicos da investigação. A abordagem teórica, na perspectiva dos gêneros discursivos, recorre à Rojo (2012), Geraldi (2003, 2011), Marcuschi (2003, 2007, 2008), Menegassi (2010) e na teoria da aprendizagem, considerando as enunciações de Vygotsky (1993). Também são referências as fontes que abordam a avaliação em larga escala e seu impacto na sala de aula, recorrendo a Ravitch (2010, 2014, 2021), Freitas (2007, 2011 e 2018) e Spring (2018). A investigação possui natureza analítico-descritiva e visa a inferência a partir da descrição dos materiais didáticos. A metodologia adotada é baseada na análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011), observando o livro didático de língua portuguesa do 9º e as provas Paraná e Brasil, produzindo quadros com a caracterização dos gêneros textuais/discursivos das avaliações. A partir dos quadros, tem-se uma síntese dos gêneros usados, contribuindo para entender as ações preparatórias que as escolas promovem para essas avaliações.por
dc.description.abstractThe object of this research is the analysis of the appropriation of discursive/textual genres by large-scale assessments in teaching the 9th year of basic education, from the perspective of social practice, considering the theories of Marcuschi and Bakhtin. To do this, it investigates whether large-scale evaluations; that assess only reading; called Prova Brazil/SAEB and Prova Paraná, Prova Paraná Mais/SAEP, that can lead to the adoption of school practices, with the hypothesis of neglecting the formation of the reader, definitively influencing the materialization of the curriculum and the teaching through the Portuguese Language textbook. Therefore, investigate the possible influences of tests on the 9th-grade textbook, and consequently, on teaching; as well as study the relationship between genders, with emphasis on the ideological issue, to critically describe the way they present themselves in the tests, highlighting the differences and similarities, are specific objectives of the investigation. The theoretical approach, from the perspective of discursive genres, uses Rojo (2012), Geraldi (2003, 2011), Marcuschi (2003, 2007, 2008), Menegassi (2010), and learning theory, considering the statements of Vygotsky (1993). Sources that address large-scale assessment and its impact in the classroom are also references, using Ravitch (2010, 2014, 2021), Freitas (2007, 2011, and 2018), and Spring (2018). The investigation has an analytical-descriptive nature and aims to draw inferences from the description of teaching materials. The methodology adopted is based on content analysis, proposed by Bardin (2011), observing the 9th-grade Portuguese language textbook and the Paraná and Brazil tests, producing tables with the characterization of the textual/discursive genres of the assessments. From the tables, there is a synthesis of the genres used, helping to understand the preparatory actions that schools promote for these assessments.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2024-03-08T14:35:19Z No. of bitstreams: 1 Solange_Marilene_Melchior_do_Prado_2023.pdf: 13154484 bytes, checksum: 7b00648d9f434d9823d23ed92b0cadfe (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-08T14:35:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Solange_Marilene_Melchior_do_Prado_2023.pdf: 13154484 bytes, checksum: 7b00648d9f434d9823d23ed92b0cadfe (MD5) Previous issue date: 2023-11-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectAvaliações em larga escalapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectGêneros discursivos-textuaispor
dc.subjectLarge-scale assessmentseng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectDiscursive-textual genreseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleVai cair na prova de língua portuguesa? As avaliações em larga escala no Estado do Paraná e suas reverberações no ensinopor
dc.title.alternativeWill you take the portuguese language test? Large-scale assessments in the State of Paraná and their reverberations in teaching.eng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Solange_Marilene_Melchior_do_Prado_2023.pdfDocumento principal12.85 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.