Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7068
Tipo do documento: Dissertação
Title: Mulheres-baobás: percursos escolares de professoras negras na microrregião de Francisco Beltrão, Paraná
Other Titles: Baobab Women: school journeys of black teachers in the micro-region of Francisco Beltrão, Paraná
Autor: Gouveia, Lucilia 
Primeiro orientador: Marques, Sônia Maria dos Santos
Primeiro membro da banca: Marques, Sônia Maria dos Santos
Segundo membro da banca: Faust, Fernanda Cordeiro de Almeida
Terceiro membro da banca: Roesch, Isabel Cristina
Quarto membro da banca: Rodrigues, Raquel Terezinha
Resumo: A investigação foi desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores vinculada as atividades do Grupo de Estudos Etno-Culturais. Na pesquisa -Baobás: percursos escolares de professoras negras na microrregião geográfica de Francisco Beltrão, apresentamos as biografias de professoras negras nominadas, mulheres-baobás. A partir das narrativas dos seus percursos educativos organizamos o problema de pesquisa expressa na pergunta: quais os percursos escolares de mulheres, docentes negras atuantes na microrregião de Francisco Beltrão? Para a escrita do texto nos valemos da metáfora como forma de estabelecer as conexões entre as vivênciasdas mulheres negras professoras, sujeitas da pesquisa e a árvore do Baobá que conecta diferentes temporalidades estabelecendo relações entre ancestralidade e a forma como se conectam ao tempo presente e concebem perspectivas futuras. Os objetivos demarcados para a pesquisa foram: objetivo geral, conhecer percursos escolares das mulheres baobás; e os objetivos específicos: identificar as Mulheres-Baobás da microrregião de Francisco Beltrão, conhecer as biografias e narrativas das Mulheres-Baobás, educadoras negras; Compreender como a temática da educação das relações étnico raciais compõe o cotidiano escolar das mulheres negras e professoras; Os instrumentos de coleta de informações foram: entrevista narrativa, registro fotográfico,análise documental, diário de campo. Os autores que deram suporte teórico-metodológico para a investigação: Alberti (2004), Bauer, Gaskell (2008), Evaristo, (2005, 2016. 2020, 2022), Larrosa (1998, 2014) Minayo (2001), Errante (2000), dentre outros. No decorrer da investigação percebemos que as docentes, no seu percurso escolar, vivem entre a (re)existência e visibilidade (que a prática docente suscita)e a invisibilidade (que por vezes a sociedade impõe). A partir da totalidade material coletado podemos afirmar que as Mulheres-Baobás rememoraram momentos da infância, juventude e na vida adulta. Mostraram como o racismo emoldurou decisões pro
Abstract: The investigation was carried out at the State University of Western Paraná in the Postgraduate Program in Education in the line of Culture Research, Educational Processes and Teacher Training linked to the activities of the Ethno-Cultural Studies Group. I -Baobabs: school paths of black teachers in the geographic microregion of Francisco women-baobabs. Based on the narratives of their educational paths, we organize the research problem expressed in the question: what are the educational paths of women, black teachers working in the micro-region of Francisco Beltrão? To write the text, we used metaphor as a way of establishing connections between the experiences of black women teachers, research subjects and the Baobab tree that connects different temporalities, establishing relationships between ancestry and the way they connect to the present time and conceive future perspectives. The objectives set out for the research were: general objective, to understand the educational paths of baobab women; and the specific objectives: identify the Baobab Women of the Francisco Beltrão microregion, learn about the biographies and narratives of the Baobab Women, black educators; Understand how the theme of education of ethnic-racial relations makes up the daily school life of black women and teachers; The information collection instruments were: narrative interview, photographic record, document analysis, field diary. The authors who provided theoretical-methodological support for the investigation: Alberti (2004), Bauer, Gaskell (2008), Evaristo, (2005, 2016. 2020, 2022), Larrosa (1998, 2014) Minayo (2001), Errante (2000), among others. During the investigation we realized that teachers, in their school career, live between (re)existence and visibility (which teaching practice raises) and invisibility (which society sometimes imposes). From all the material collected, we can say that the Baobab Women recalled moments from childhood, youth, and adulthood. They showed how racism shaped professional decisions, pedagogical practices, interpersonal relationships, and ethnic-racial identity. The subjects were surprised by the Genera test and realized the intersections between their stories and school career.
Keywords: Mulheres-Baobás
Biografias de professoras negras
Educação para as relações étnicos-raciais
Baobab women
Biographies of black teachers
Education for ethnic-racial relations.
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: GOUVEIA, Lucilia. Mulheres-baobás: percursos escolares de professoras negras na microrregião de Francisco Beltrão, Paraná. 2023. 264 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7068
Issue Date: 24-Nov-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucília Gouveia 23.pdf7.36 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.