Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7043
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Saberes docentes na universidade: estudo de casos múltiplos em Cursos de Ciências Contábeis do Sudoeste do Paraná |
Other Titles: | Teaching knowledge at the university: multiple case study in Accounting Sciences Courses in Southwest Paraná. |
Autor: | Wronski, Pollyanna Gracy |
Primeiro orientador: | Nez, Egeslaine de |
Primeiro membro da banca: | Nez, Egeslaine de |
Segundo membro da banca: | Portelinha, Ângela Maria Silveira |
Terceiro membro da banca: | Biavatti, Vania Tanira |
Resumo: | A formação de professores é um tema amplamente discutido na área da Educação devido a sua importância e imbricações, inclusive na Educação Superior. Observa-se a crescente preocupação sobre a docência nos cursos de graduação, de maneira que é essencial que o profissional que trabalhe na formação inicial apresente os conhecimentos necessários para sua atuação. Neste contexto, destaca-se a que literatura aponta que o professor deve apresentar um conjunto de saberes, de diferentes origens que devem ser estimulados e construídos ao longo de sua prática. Um dos autores que classifica estes saberes é Tardif (2002), que os categoriza como saberes profissionais, disciplinares, curriculares e os saberes experienciais que são saberes específicos que relacionam a experiência profissional docente. O estudo de casos múltiplos desta dissertação apresenta uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo realizada junto a professores do curso de Ciências Contábeis que atuam em duas instituições privadas no sudoeste do Paraná. A pesquisa objetivou analisar em que medida os saberes dos docentes do curso de Ciências Contábeis de Instituições de Educação Superior do sudoeste do Paraná auxiliam em sua atividade profissional. A abordagem analítica foi quali/quantitativa. Os dados foram captados por meio da aplicação de questionários e entrevistas e indicaram que todos os tipos de saberes são preocupação dos docentes e estão relacionados à sua prática pedagógica. O saber experiencial foi o indicado como um dos mais importantes e os saberes pedagógicos e disciplinares como os que merecem uma atenção maior. Além disso, os docentes apontaram fragilidade na sua formação pedagógica e ressaltaram a necessidade de formação continuada para uma melhor qualificação e atuação profissional. |
Abstract: | Teacher training is a widely discussed topic in the area of Education due to its importance and overlaps, including in Higher Education. There is a growing concern about teaching in undergraduate courses, so it is essential that professionals who work in initial training present the necessary knowledge for their work. In this context, it is highlighted that the literature points out that the teacher must present a set of knowledge, from different origins that must be stimulated and built throughout their practice. One of the authors who classifies this knowledge is Tardif (2002), who categorizes them as professional, disciplinary, curricular and experiential knowledge, which are specific knowledge that relate to the teaching professional experience. The multiple case study of this dissertation presents a bibliographical, documental and field research carried out with professors of the Accounting Sciences course who work in two private institutions in the southwest of Paraná. The research aimed to analyze to what extent the knowledge of the Accounting Sciences course professors at Higher Education Institutions in the southwest of Paraná helps in their professional activity. The analytical approach was quali/quantitative. Data were captured through the application of questionnaires and interviews and indicated that all types of knowledge are a concern of teachers and are related to their pedagogical practice. Experiential knowledge was indicated as one of the most important and pedagogical and disciplinary knowledge as those that deserve greater attention. Teachers pointed out weaknesses in their pedagogical training and highlighted the need for continuing education for better qualification and professional performance. |
Keywords: | Educação superior Saberes docentes Ciências contábeis Higher education Teaching knowledge Accounting Sciences. |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | WRONSK, Pollyanna Gracy. Saberes docentes na universidade: estudo de casos múltiplos em Cursos de Ciências Contábeis do Sudoeste do Paraná. 2023. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7043 |
Issue Date: | 28-Aug-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pollyanna Gracy Wronski 23.pdf | 4.67 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.