Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7006
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Cátia Regina Guidio Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158408903466176por
dc.contributor.advisor1Berger, Isis Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3677446191260767por
dc.contributor.referee1Rodrigues, Luana Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8236254051650694por
dc.contributor.referee2Pasini, Juliana Fátima Serraglio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0755566438950766por
dc.contributor.referee3Nihei, Oscar Kenji-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679080014455133por
dc.contributor.referee4Soligo, Valdecir-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365966751665341por
dc.contributor.referee5Tallei, Jorgelina Ivana-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863700309171897por
dc.date.accessioned2024-02-15T11:28:07Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationOliveira, Cátia Regina Guidio Alves de. Cultura escolar em contexto de fronteira: um olhar sobre as práticas pedagógicas e escolares. 2023. 201 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7006-
dc.description.resumoNesta tese discute-se a educação escolar oferecida na região fronteiriça entre os países Brasil/Paraguai/Argentina. Trata-se de um estudo sobre a instituição escola, situada em um contexto plural diante da real possibilidade de contato com diferentes linguagens, culturas, modos de pensar, agir, ser e existir. Constitui uma pesquisa interdisciplinar, baseada em diferentes conhecimentos de diversas áreas das Ciências Sociais e Humanidades. Esta pesquisa toma como premissa a ideia de que a educação escolar oferecida em localidades fronteiriças engloba fatores particulares e únicos que interferem nas relações sociais e ativam a necessidade de criação de diferentes formas e estratégias para a condução das práticas escolares. Enquanto espaço de realização da educação formal e obrigatória, a escola é um conjunto de características sócio-históricas herdadas, aliadas ao que é vivenciado no seu cotidiano diante das adversidades e tensões refletidas pelo contexto plural. Neste sentido, o foco foi direcionado para a apreensão dos elementos e práticas culturais nascidos e absorvidos nos espaços escolares, que constituem aspectos e fenômenos que fazem parte da cultura escolar. Como categoria, essa cultura escolar também é composta pelo reconhecimento de características específicas presentes nesses ambientes. Portanto, objetivou-se identificar, no cotidiano da escola municipal de ensino fundamental Elenice Milhorança, mecanismos e práticas que caracterizam especificidades da cultura escolar constituída nesse espaço de escolarização, localizado em Foz do Iguaçu, PR. Para tanto, foram articulados diferentes procedimentos metodológicos definidos por pesquisas bibliográficas, documentais e de campo para obtenção, geração e análise de dados. O estudo de caso, de natureza qualitativointerpretativa, foi construído a partir da instrumentalização de documentos (PPP, Protocolo de acolhimento e ficha de matrícula), observação participante (na escola) e aplicação de questionário (professores, direção e coordenação). Como resultado constatou-se que cada instituição escolar é única, englobando características constituídas pelo contexto em que está inserida, e é definida pela articulação das culturas (política, acadêmica e empírica) que nela impactam. Nessa perspectiva, o trabalho traz contribuições para o avanço das discussões e para a formulação de políticas públicas que visem à melhoria do processo de escolarização nas regiões de fronteira, bem como à formação de professores.por
dc.description.abstractEn esta tese se discute la educación escolar ofrecida en la región fronteriza entre los países Brasil/Paraguay/Argentina. Se trata de un estudio sobre la institución escolar, ubicada en un contexto plural debido a la posibilidad real de contacto con diferentes lenguas, culturas, formas de pensar, actuar, ser y existir. Constituye una investigación interdisciplinaria, basada en diferentes conocimientos provenientes de diversas áreas del conocimiento en las Humanidades. Esta investigación toma como premisa la idea de que la educación escolar ofrecida en localidades fronterizas abarca factores particulares y únicos que interfieren en las relaciones sociales y activan la necesidad de crear diferentes formas y estrategias para la conducción de las prácticas escolares establecidas. Como espacio para la realización de la educación formal y obligatoria, la escuela es un conjunto de características sociohistóricas heredadas, combinadas con lo vivido en su vida cotidiana frente a las adversidades y tensiones reflejadas por el contexto plural. En este sentido, el foco estuvo dirigido a aprehender los elementos y prácticas culturales nacidas y absorbidas en los espacios escolares, que constituyen aspectos y fenómenos que forman parte de la cultura escolar. Como categoría, esta cultura escolar también se compone del reconocimiento de características específicas presentes en estos entornos. Por lo tanto, el objetivo fue identificar en el cotidiano de la escuela primaria municipal Elenice Milhorança, mecanismos y prácticas que caracterizan especificidades de la cultura escolar constituida en este espacio de escolarización, ubicado en Foz do Iguaçu, PR. Para ello se articularon diferentes procedimientos metodológicos definidos por la investigación bibliográfica, documental y de campo para la obtención, generación y análisis de datos. El estudio de caso, de carácter cualitativo-interpretativo, se construyó a partir de la instrumentalización de documentos (PPP, protocolo de recepción y formulario de registro), observación participativa (en la escuela) y cuestionario (docentes y coordinación). Como resultado se encontró que cada institución escolar es única, abarca características constituidas por el contexto en el que se ubica, y se definida por la articulación de las culturas (política, académico y empírico) que impactan en él. En esta perspectiva, el trabajo trae aportes para el avance de las discusiones y la formulación de políticas públicas orientadas a mejorar el proceso de escolarización en las regiones fronterizas, así como la formación docente.spa
dc.description.abstractThis thesis discusses school education in the border region between Brazil/Paraguay/ Argentina. It is a study of the school institution situated in a plural context with the real possibility of contact with different languages, cultures, ways of thinking, acting, being, and existing. It is an interdisciplinary study based on different areas of knowledge in the Human Sciences. This research takes as its premise the idea that school education offered in border locations encompasses particular and unique factors that interfere with social relations and trigger the need to create different forms and strategies for conducting established school practices. As a place where formal and compulsory education takes place, the school is a set of inherited socio-historical characteristics combined with what is experienced in its daily life in the face of the adversities and tensions reflected by the plural context. In this sense, the focus was on understanding the cultural elements and practices born and absorbed in school spaces, constituting aspects and phenomena that are part of school culture. As a category, this school culture is also made up of recognizing specific characteristics in these environments. Therefore, the aim was to identify, in the daily life of the Elenice Milhorança municipal elementary school, mechanisms and practices that characterize specificities of the school culture constituted in this schooling space, located in Foz do Iguaçu, PR. To this end, different methodological procedures were defined by bibliographical, documentary, and field research used to obtain, generate, and analyze data. The case study, of a qualitativeinterpretative nature, was constructed using documents (PPP, reception protocol and registration form), participant observation (at the school), and questionnaires (teachers and coordinators). As a result, it was found that each school institution is unique, that it encompasses characteristics constituted by the context in which it is inserted, and is defined by the articulation of the cultures (political, academic and empirical) that impact it. From this perspective, the work contributes to advancing discussions and formulating public policies aimed at improving the schooling process in border regions, as well as teacher training.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2024-02-15T11:28:07Z No. of bitstreams: 1 Cátia_Regina_Guidio_Alves_de_Oliveira_2023.pdf: 4468834 bytes, checksum: cdd91ad13dff24712a9c566dd35b94af (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-15T11:28:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cátia_Regina_Guidio_Alves_de_Oliveira_2023.pdf: 4468834 bytes, checksum: cdd91ad13dff24712a9c566dd35b94af (MD5) Previous issue date: 2023-12-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação escolarpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFronteirapor
dc.subjectCultura escolarpor
dc.subjectPluralidade culturalpor
dc.subjectEducación escolarspa
dc.subjectEscuelaspa
dc.subjectFronteraspa
dc.subjectCultura escolarspa
dc.subjectPluralidad culturalspa
dc.subjectSchool educationeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectBordereng
dc.subjectSchool cultureeng
dc.subjectCultural pluralityeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.titleCultura escolar em contexto de fronteira: um olhar sobre as práticas pedagógicas e escolarespor
dc.title.alternativeCultura escolar em um contexto fronterizo: uma mirada a las prácticas pedagógicas y escolaresspa
dc.title.alternativeSchool culture in a border context: a look at pedagogical and school practiceseng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cátia_Regina_Guidio_Alves_de_Oliveira_2023.pdfDocumento principal4.4 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.