Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6968
Tipo do documento: Dissertação
Title: Reminiscência e memória no ensaio fotográfico “Banheiro de Frida Kahlo” de Graciele Iturbide
Other Titles: Reminiscence and Memory in the Photographic Essay "Frida Kahlo's Bathroom" by Graciela Iturbide
Autor: Coterno, Fábio Luiz 
Primeiro orientador: Silva , Acir Dias da
Primeiro membro da banca: Silva, Acir Dias da
Segundo membro da banca: Camargo, Hertz Wendel de
Terceiro membro da banca: Cruz, Antonio Donizeti da
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar os espaços de memória e de intermidialidade da fotografia de Graciela Iturbide no ensaio El baño de Frida Kahlo sobre os objetos de Frida Kahlo, guardados em um banheiro, como em um relicário, por 50 anos. Através do estudo bibliográfico, exibe-se a fotografia dos objetos pessoais da artista como um espaço de entre lugar de duas mulheres com importância substancial para a arte, política e emancipação da mulher na América Latina. A pesquisa parte do pressuposto de que uma fotografia se torna um novo referencial da posição adotada pela obra original e como é capaz de ser ressignificada pela memória da autora. A partir dos estudos de Walter Benjamin, ao explorar a aura na fotografia como certa condição divina, o poder exercido pela imagem através do punctum de Roland Barthes e a condição do isto é, isto foi, nas afirmações de Georges Didi-Huberman, quando analisa a imagem que retorna ao espectador, constituem-se as bases teóricas desta pesquisa para se entender como as fotografias deste ensaio convergem para um novo sentido, carregado de memórias como um “rastro e uma cicatriz” que acompanham a perpetuação do vivo, como cita Jeanne Marie Gagnebin. Assim são as fotos de Graciela Iturbide que, através de suas possibilidades ressignificadas, nos apontam uma nova vida e uma nova arte para uma memória de Frida Kahlo, como guardiãs de um Templo, como sugere Aleida Assmann, sem não, por menos, observar a fotografia enquanto um recorte temporal do real, como propõe Phillippe Dubois, que compreende a fotografia como um meio de memória e história pela perspectiva de Boris Kossoy e debate a fotografia como arte contemporânea na concepção de André Rouillé.
Abstract: This research aims to present the spaces of memory and intermediality in Graciela Iturbide's photography in the essay El baño de Frida Kahlo, which portrays Frida Kahlo's personal objects have been kept in a bathroom as a reliquary for 50 years. Based on bibliographic studies, the photography regarding the artist's personal belongings is exhibited as a space between two women of substantial importance for art, politics, and women's emancipation in Latin America. This research is based on the assumption that a photograph becomes a new reference for the position adopted by the original work and how it can be reinterpreted by the author's memory. Walter Benjamin studied aura in photography as some divine condition, the power wielded by the image according to Roland Barthes' concept of punctum, and Georges Didi-Huberman's notion of this is, this was when he analyzes the image that returns to the spectator. These theoretical bases have helped them to understand how the photographs in this essay converge to a new meaning, full of memories as a "footprint and a scar" go along with perpetuation of live, as it was pointed out by Jeanne Marie Gagnebin. Graciela Iturbide's photos, with their reinterpreted possibilities, point us towards a new life and a new art for Frida Kahlo's memory, as guardians of a temple, as suggested by Aleida Assmann, without neglecting the idea of photography as a real time frame, proposed by Phillippe Dubois. He understood photography as a memory and history way from Boris Kossoy's perspective and discussed about photography as contemporary art according to André Rouillé's conception
Keywords: Arte Mexicana
Fotografia
Fotografia Latino-Americana
Frida Kahlo
Graciela Iturbide
Memória
Frida Kahlo
Graciela Iturbide
Latin American Photography
Memory
Mexican Art
Photography
CNPq areas: SOCIEDADE E LINGUAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: Coterno, Fábio Luiz. Reminiscência e memória no ensaio fotográfico “Banheiro de Frida Kahlo” de Graciele Iturbide. 2023. 69 f. Dissertação(Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6968
Issue Date: 29-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabio Luiz Conterno.pdfArquivo completo2.8 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.