Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6960
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDaleaste, Rosineide Fátima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2147337674659284por
dc.contributor.advisor1Lübeck, Kelly Roberta Mazzutti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0566437269280224por
dc.contributor.referee1Andrade, Susimeire Vivien Rosotti de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7645006700133174por
dc.contributor.referee2Eleuterio, Ana Alice Aguiar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8099548006293762por
dc.date.accessioned2024-01-22T16:09:41Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationDaleaste, Rosineide Fátima. Educação ambiental e ensino de matemática: análise de propostas desenvolvidas por docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 152 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6960-
dc.description.resumoO avanço dos problemas ambientais impacta, cada vez com maior significância, a vida das pessoas e torna-se urgente reflexões que objetivam o reconhecimento de conceitos e atitudes para melhor compreender as interrelações entre humanos, suas culturas e seu ambiente, viabilizando instrumentos para efetivação da Educação Ambiental (EA). Assim, cabe a escola, que é um espaço privilegiado na construção do conhecimento cultural e científico, promover a produção de valores a partir da idealização de uma sociedade sustentável. Nessa perspectiva, temos como objetivo identificar as concepções dos professores dos anos iniciais, do Município de Ramilândia-PR, sobre EA no intuito de estabelecer uma proposta de formação continuada que integre a EA e o Ensino da Matemática (EM), visando o desenvolvimento de práticas docentes contextualizadas e significativas. Para tanto, realizamos uma busca bibliográfica, em documentos e normativas educacionais, sobre o tema transversal EA e como ele está articulado ao EM voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental e, posteriormente, desenvolvemos um curso de formação continuada que intentou a elaboração de planos de aulas sobre o assunto. A técnica de coleta de dados foi a observação participativa aliada a dois questionários, um que antecedeu o curso de formação e outro ao seu final. Para leitura e interpretação dos dados utilizamos a análise de conteúdo. Os resultados apontam que os professores têm o conhecimento adequado sobre a EA quando comparado com as conceitualizações das regulamentações, de maneira mais simplificada, mas quando comparado com o Ensino da Matemática Crítica foram encontradas fragilidades em suas concepções, ratificados pela dificuldade de associar o EM aos temas da EA na elaboração dos planos de ensino, sendo algumas superadas durante o curso e na prática da aplicação dos planos de aula nas salas regulares. Concluímos que o curso enfatizou a importância de discutir com os docentes problemas matemáticos contextualizados pontuando a capacidade deste componente curricular em favorecer para a formação cidadã e crítica dos discentes. Portanto, essa pesquisa defende a importância do professor como mediador pedagógico, contribuindo para o conhecimento e aprendizagem dos estudantes através do tema Educação Ambiental na disciplina de Matemática.por
dc.description.abstractThe advancement of environmental problems has an increasingly greater impact on people's lives and there is an urgent need for reflections aimed at recognizing concepts and attitudes to better understand the interrelationships between humans, their cultures and their environment, enabling instruments to implement Environmental Education (EA). Therefore, it is up to the school, which is a privileged space in the construction of cultural and scientific knowledge, to promote the production of values based on the idealization of a sustainable society. From this perspective, we aim to identify the conceptions of early years teachers, from the Municipality of Ramilândia-PR, about EA in order to establish a proposal for continued training that integrates EA and Mathematics Teaching (ME), aiming at the development of contextualized and meaningful teaching practices. To this end, we carried out a bibliographical search, in educational documents and regulations, on the transversal theme EA and how it is articulated with EM aimed at the initial years of Elementary School and, subsequently, we developed a continuing education course that attempted to develop plans classes on the subject. The data collection technique was participatory observation combined with two questionnaires, one that preceded the training course and the other at the end. To read and interpret the data, we used content analysis. The results indicate that teachers have adequate knowledge about EA when compared with the conceptualizations of regulations, in a more simplified way, but when compared with the Teaching of Critical Mathematics, weaknesses were found in their conceptions, ratified by the difficulty of associating EM with EA themes in the preparation of teaching plans, some of which were overcome during the course and in the practice of applying lesson plans in regular classrooms. We concluded that the course emphasized the importance of discussing contextualized mathematical problems with teachers, highlighting the capacity of this curricular component to promote civic and critical education among students. Therefore, this research defends the importance of the teacher as a pedagogical mediator, contributing to students' knowledge and learning through the theme of Environmental Education in the Mathematics discipline.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2024-01-22T16:09:41Z No. of bitstreams: 1 Solange_de_Fatima_Carbolin_Mergener_2023.pdf: 1484332 bytes, checksum: f106b4fdbef31a9bc67f948be71b30b4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-22T16:09:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Solange_de_Fatima_Carbolin_Mergener_2023.pdf: 1484332 bytes, checksum: f106b4fdbef31a9bc67f948be71b30b4 (MD5) Previous issue date: 2023-12-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectEnvironmental practices and actionseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectMath teachingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleEducação ambiental e ensino de matemática: análise de propostas desenvolvidas por docentes dos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosineide_Fátima_Daleaste_2023.pdfDocumento principal3.26 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.