Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6922
Tipo do documento: Dissertação
Title: Professores homens nos anos iniciais em Francisco Beltrão -PR: trabalho e identidade docente
Other Titles: Male teachers in the initial years in Francisco Beltrão -PR: Work and teaching identity
Autor: Camargo, Carme Bertosso de 
Primeiro orientador: Castanha, André Paulo
Primeiro membro da banca: Castanha, André Paulo
Segundo membro da banca: Sbardelotto, Vanice Schossler
Terceiro membro da banca: Almeida, Diego Orgel Dal Bosco
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida junto a Linha de Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus de Francisco Beltrão. Teve como objetivo compreender o ser professor homem nos anos iniciais da educação básica no município de Francisco Beltrão. Essa pesquisa está pautada nas fontes documentais, Leis Federais, estaduais e municipais além de aplicação de questionários, dialogando histórica e dialeticamente sobre o papel do trabalho, as relações entre o trabalho material e imaterial e o saber docente que formam a identidade do professor, atribuindo sentido e significado. A pesquisa possibilitou conhecer os professores homens do município, suas singularidades, percepções e vivências, além de histórias de vida. O referencial teórico tem base dialética e se sustentou em autores que discutem o tema em nível nacional e regional a partir de problematizações que envolvem a docência masculina nas séries iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa a partir de dados nacionais e locais. Para dar suporte teórico-metodológico, usamos as contribuições de Cattelan (2014, 2019), Castanha (2013, 2015), Rabelo (2008, 2013), Louro (1997, 2014), Marx (1989) Saviani (2008, 2011), entre outros. Como resultado, apresentamos vários dados, como o número de professores, a identidade e o perfil dos docentes do gênero masculino, a forma de inserção profissional e a perspectiva sobre suas práticas, atitudes e crenças. Nos anos de 2021 e 2022, buscamos as informações que compõe os dados dadissertação. A totalidade do material coletado indica a inediticidade da pesquisa, pois não há registros/documentos que tratam sobre a docência masculina na região Sul do país. Há que se ressaltar que a escola é um local com predominância de professoras, porém, os professores podem e devem estar na escola, uma vez que a qualidade do ensino não está pautada nos gêneros, mas sim na eficiência docente. Ressaltamos que o fato de ser homem ou mulher não garante a qualidade do ensino. O que garante a qualidade é a competência e o comprometimento docente, independente de sexo.
Abstract: This research was developed together with the Society, Knowledge and Education Line of the Postgraduate Program in Education, at the State University of Western Paraná – Unioeste – Francisco Beltrão. It aimed to understand being a male teacher in the initial years of basic education in the municipality of Francisco Beltrão. This research is based on documentary sources, Federal, State and Municipal laws, as well as the application of questionnaires, discussing historically and dialectically about the role of work, the relationships between material and immaterial work and teaching knowledge that form the teacher’s identity, attributing sense and meaning. The research made it possible to get to know the city’s male teachers, their singularities, perceptions and experiences, as well as their life stories. The theoretical framework has a dialectical basis and is supported by authors who discuss the topic at a national and regional level based on problematizations involving male teaching in the initial grades of elementary school. This is a qualitative and quantitative research based on national and local data. To provide theoretical-methodological support, we used the contributions of Cattelan (2014, 2019), Castanha (2013, 2015), Rabelo (2008, 2013), Louro (1997, 2014), Marx (1989) Saviani (2008, 2011), between others. As a result, we present several data, such as the number of teachers, the identity and profile of male teachers, the way they enter the profession and the perspective on their practices, attitudes and beliefs. In the years 2021 and 2022, we sought the information that makes up the dissertation data. Thetotality of the material collected indicates the originality of the research, as there are no records/documents that deal with male teaching in the southern region of the country. It should be noted that the school is a place with a predominance of female teachers, however, teachers can and should be at school, since the quality of teaching is not based on gender, but rather on teaching efficiency. We emphasize that being a man or a woman does not guarantee the quality of teaching. What guarantees quality is teaching competence and commitment, regardless of gender.
Keywords: Docência masculina
Identidade docente
Trabalho docente
Anos iniciais
Educação e gênero
Male teaching
Teaching Identity
Teaching work
Early years
Education and gender
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: CAMARGO Carme Bertosso de. Professores homens nos anos iniciais em Francisco Beltrão -PR: trabalho e identidade docente. 2023.394 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6922
Issue Date: 9-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carme B. de Camargo 23.pdf5.85 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.