Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6922
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCamargo, Carme Bertosso de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6299822794349530por
dc.contributor.advisor1Castanha, André Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.contributor.referee1Castanha, André Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.contributor.referee2Sbardelotto, Vanice Schossler-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4576535991559238por
dc.contributor.referee3Almeida, Diego Orgel Dal Bosco-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2274500856883828por
dc.date.accessioned2023-11-23T18:38:05Z-
dc.date.issued2023-08-09-
dc.identifier.citationCAMARGO Carme Bertosso de. Professores homens nos anos iniciais em Francisco Beltrão -PR: trabalho e identidade docente. 2023.394 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6922-
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida junto a Linha de Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus de Francisco Beltrão. Teve como objetivo compreender o ser professor homem nos anos iniciais da educação básica no município de Francisco Beltrão. Essa pesquisa está pautada nas fontes documentais, Leis Federais, estaduais e municipais além de aplicação de questionários, dialogando histórica e dialeticamente sobre o papel do trabalho, as relações entre o trabalho material e imaterial e o saber docente que formam a identidade do professor, atribuindo sentido e significado. A pesquisa possibilitou conhecer os professores homens do município, suas singularidades, percepções e vivências, além de histórias de vida. O referencial teórico tem base dialética e se sustentou em autores que discutem o tema em nível nacional e regional a partir de problematizações que envolvem a docência masculina nas séries iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa a partir de dados nacionais e locais. Para dar suporte teórico-metodológico, usamos as contribuições de Cattelan (2014, 2019), Castanha (2013, 2015), Rabelo (2008, 2013), Louro (1997, 2014), Marx (1989) Saviani (2008, 2011), entre outros. Como resultado, apresentamos vários dados, como o número de professores, a identidade e o perfil dos docentes do gênero masculino, a forma de inserção profissional e a perspectiva sobre suas práticas, atitudes e crenças. Nos anos de 2021 e 2022, buscamos as informações que compõe os dados dadissertação. A totalidade do material coletado indica a inediticidade da pesquisa, pois não há registros/documentos que tratam sobre a docência masculina na região Sul do país. Há que se ressaltar que a escola é um local com predominância de professoras, porém, os professores podem e devem estar na escola, uma vez que a qualidade do ensino não está pautada nos gêneros, mas sim na eficiência docente. Ressaltamos que o fato de ser homem ou mulher não garante a qualidade do ensino. O que garante a qualidade é a competência e o comprometimento docente, independente de sexo.por
dc.description.abstractThis research was developed together with the Society, Knowledge and Education Line of the Postgraduate Program in Education, at the State University of Western Paraná – Unioeste – Francisco Beltrão. It aimed to understand being a male teacher in the initial years of basic education in the municipality of Francisco Beltrão. This research is based on documentary sources, Federal, State and Municipal laws, as well as the application of questionnaires, discussing historically and dialectically about the role of work, the relationships between material and immaterial work and teaching knowledge that form the teacher’s identity, attributing sense and meaning. The research made it possible to get to know the city’s male teachers, their singularities, perceptions and experiences, as well as their life stories. The theoretical framework has a dialectical basis and is supported by authors who discuss the topic at a national and regional level based on problematizations involving male teaching in the initial grades of elementary school. This is a qualitative and quantitative research based on national and local data. To provide theoretical-methodological support, we used the contributions of Cattelan (2014, 2019), Castanha (2013, 2015), Rabelo (2008, 2013), Louro (1997, 2014), Marx (1989) Saviani (2008, 2011), between others. As a result, we present several data, such as the number of teachers, the identity and profile of male teachers, the way they enter the profession and the perspective on their practices, attitudes and beliefs. In the years 2021 and 2022, we sought the information that makes up the dissertation data. Thetotality of the material collected indicates the originality of the research, as there are no records/documents that deal with male teaching in the southern region of the country. It should be noted that the school is a place with a predominance of female teachers, however, teachers can and should be at school, since the quality of teaching is not based on gender, but rather on teaching efficiency. We emphasize that being a man or a woman does not guarantee the quality of teaching. What guarantees quality is teaching competence and commitment, regardless of gender.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2023-11-23T18:38:05Z No. of bitstreams: 1 Carme B. de Camargo 23.pdf: 5990406 bytes, checksum: 95df6467393c0964d4582841c12c325a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-23T18:38:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carme B. de Camargo 23.pdf: 5990406 bytes, checksum: 95df6467393c0964d4582841c12c325a (MD5) Previous issue date: 2023-08-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDocência masculinapor
dc.subjectIdentidade docentepor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectEducação e gêneropor
dc.subjectMale teachingeng
dc.subjectTeaching Identityeng
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectEarly yearseng
dc.subjectEducation and gendereng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃOpor
dc.titleProfessores homens nos anos iniciais em Francisco Beltrão -PR: trabalho e identidade docentepor
dc.title.alternativeMale teachers in the initial years in Francisco Beltrão -PR: Work and teaching identityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carme B. de Camargo 23.pdf5.85 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.