Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6890
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Análise dos contornos normativos das políticas educacionais implantadas pela SEED - PR durante a pandemia (2020-2021). |
Other Titles: | Analysis of the normative contours of educational policies implemented by SEED - PR during the SARS-CoV-2 pandemic (2020-2021). |
Autor: | Niedermayer, Isabel Cristina |
Primeiro orientador: | Nogueira, Francis Mary Guimarães |
Primeiro membro da banca: | Deitos, Roberto Antonio |
Segundo membro da banca: | Pulita, Edemir José |
Resumo: | O objeto de estudo desta dissertação é a análise dos contornos normativos das políticas educacionais implantadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR) durante a pandemia SARS-CoV-2 no período de 2020 e 2021. A pesquisa revela todo um contexto histórico social, que contribui na análise da implementação das normativas educacionais no Paraná, por meio do seguinte problema: os contornos educacionais da Educação Básica da SEED-PR, enfrentando a necessidade de isolamento social na pandemia, foram adequadas e cumpriram seu papel de garantir a continuidade das aulas de forma remota e síncrona? A partir da problemática apresentada, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com base quali-quantitativa, tendo por fontes primárias dados já organizados por documentos oficiais como diretrizes, resoluções, ofícios, instruções, portarias, pareceres, orientações, notas, decretos, medidas provisórias, deliberações, leis, protocolos, recomendações, indicações e instruções, no intuito de dar continuidade às atividades de ensino na rede pública do Paraná. O método materialista histórico dialético baliza toda esta pesquisa, onde apresenta uma dimensão histórica dos processos sociais, fornecendo bases para uma interpretação de totalidade da realidade. Neste sentido a pesquisa percorreu três momentos: o primeiro é a contextualização e discussão das políticas do ex-governo de Jair Messias Bolsonaro e do governo de Carlos Roberto Massa Júnior para o enfrentamento do vírus SARS CoV-2 no Brasil e no Paraná. O segundo momento, é o de examinar as políticas neoliberais no contexto da pandemia SARS-CoV-2, onde a destruição dos direitos sociais e a precarização do trabalho expõe a divisão de classes. E em último momento, analisou-se os contornos normativos implantados pela SEED-PR, referente a política educacional na pandemia SARS-CoV-2 para o prosseguimento das aulas entre 2020 e 2021. Conclui-se que o estado do Paraná onde o seu governo alinhado ao governo federal de então, se mostrou em suas políticas propositalmente contra a emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) de salvar vidas, no contexto de pandemia. Sabe-se que a pandemia da SARS-COV-2 desvelou subitamente uma nova realidade presente na organização da sociedade, e na escola não foi diferente. Verificou-se que para dar continuidade ao calendário letivo, a SEED-PR em consonância com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), implementou de antemão o ensino não presencial, no entanto esta ação não levou em consideração os contextos sociais, culturais e econômicos dos estudantes. |
Abstract: | The object of study of this dissertation is the analysis of the normative contours of educational policies implemented by the State Department of Education and Sport of Paraná (SEED-PR) during the SARS-CoV-2 pandemic in the period 2020 and 2021. The research reveals a completely social historical context, which contributes to the analysis of the implementation of educational regulations in Paraná, through the following problem: the educational contours of Basic Education of SEED-PR, facing the need for social isolation in the pandemic, were adequate and fulfilled their role of ensuring the continuity of classes remotely and synchronously? From the problem presented, a bibliographical and documentary research was carried out, based on qualitative and quantitative, having as primary sources data already organized by official documents such as guidelines, resolutions, offices, instructions, ordinances, opinions, guidelines, notes, decrees, provisional measures, deliberations, laws, protocols, recommendations, indications and instructions, in order to continue the teaching activities in the public network of Paraná. The dialectical historical materialist method marks all this research, where it presents a historical dimension of social processes, providing the basis for an interpretation of the totality of reality. In this sense, the research went through three moments: the first is the contextualization and discussion of the policies of the former government of Jair Messias Bolsonaro and the government of Carlos Roberto Massa Júnior to confront the SARS-CoV-2 virus in Brazil and Paraná. The second moment is to examine neoliberal policies in the context of the SARS-CoV-2 pandemic, where the destruction of social rights and the precariousness of labor exposes the division of classes. Finally, we analyzed the normative contours implemented by SEED-PR, referring to the educational policy in the SARS-CoV-2 pandemic for the continuation of classes between 202 and 2021. It is concluded that the state of Paraná where its government aligned with the federal government of then, showed in its policies purposely against the emergence of the World Health Organization (WHO) to save lives in the context of a pandemic. It is known that the SARS-COV-2 pandemic suddenly unveiled a new reality present in the organization of society, and in school, it was no different. It was found that in order to continue the school calendar, the SEED-PR in line with the Ministry of Education and Culture (MEC), implemented in advance the non-classroom teaching, however this action did not take into account the social contexts, cultural and economic students. |
Keywords: | Pandemia SARS-CoV-2 Contornos normativos Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná. Pandemic SARS-CoV-2 Normative contours State Department of Education and Sport of Paraná |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Niedermayer, Isabel Cristina. Análise dos contornos normativos das políticas educacionais implantadas pela SEED - PR durante a pandemia (2020-2021).. 2023. 152 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6890 |
Issue Date: | 16-Aug-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Isabel_Niedermayer.2023.pdf | Arquivo completo | 2.52 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.