Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6890
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNiedermayer, Isabel Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5257892125159470por
dc.contributor.advisor1Nogueira, Francis Mary Guimarães-
dc.contributor.referee1Deitos, Roberto Antonio-
dc.contributor.referee2Pulita, Edemir José-
dc.date.accessioned2023-11-16T18:15:36Z-
dc.date.issued2023-08-16-
dc.identifier.citationNiedermayer, Isabel Cristina. Análise dos contornos normativos das políticas educacionais implantadas pela SEED - PR durante a pandemia (2020-2021).. 2023. 152 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6890-
dc.description.resumoO objeto de estudo desta dissertação é a análise dos contornos normativos das políticas educacionais implantadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR) durante a pandemia SARS-CoV-2 no período de 2020 e 2021. A pesquisa revela todo um contexto histórico social, que contribui na análise da implementação das normativas educacionais no Paraná, por meio do seguinte problema: os contornos educacionais da Educação Básica da SEED-PR, enfrentando a necessidade de isolamento social na pandemia, foram adequadas e cumpriram seu papel de garantir a continuidade das aulas de forma remota e síncrona? A partir da problemática apresentada, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com base quali-quantitativa, tendo por fontes primárias dados já organizados por documentos oficiais como diretrizes, resoluções, ofícios, instruções, portarias, pareceres, orientações, notas, decretos, medidas provisórias, deliberações, leis, protocolos, recomendações, indicações e instruções, no intuito de dar continuidade às atividades de ensino na rede pública do Paraná. O método materialista histórico dialético baliza toda esta pesquisa, onde apresenta uma dimensão histórica dos processos sociais, fornecendo bases para uma interpretação de totalidade da realidade. Neste sentido a pesquisa percorreu três momentos: o primeiro é a contextualização e discussão das políticas do ex-governo de Jair Messias Bolsonaro e do governo de Carlos Roberto Massa Júnior para o enfrentamento do vírus SARS CoV-2 no Brasil e no Paraná. O segundo momento, é o de examinar as políticas neoliberais no contexto da pandemia SARS-CoV-2, onde a destruição dos direitos sociais e a precarização do trabalho expõe a divisão de classes. E em último momento, analisou-se os contornos normativos implantados pela SEED-PR, referente a política educacional na pandemia SARS-CoV-2 para o prosseguimento das aulas entre 2020 e 2021. Conclui-se que o estado do Paraná onde o seu governo alinhado ao governo federal de então, se mostrou em suas políticas propositalmente contra a emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) de salvar vidas, no contexto de pandemia. Sabe-se que a pandemia da SARS-COV-2 desvelou subitamente uma nova realidade presente na organização da sociedade, e na escola não foi diferente. Verificou-se que para dar continuidade ao calendário letivo, a SEED-PR em consonância com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), implementou de antemão o ensino não presencial, no entanto esta ação não levou em consideração os contextos sociais, culturais e econômicos dos estudantes.por
dc.description.abstractThe object of study of this dissertation is the analysis of the normative contours of educational policies implemented by the State Department of Education and Sport of Paraná (SEED-PR) during the SARS-CoV-2 pandemic in the period 2020 and 2021. The research reveals a completely social historical context, which contributes to the analysis of the implementation of educational regulations in Paraná, through the following problem: the educational contours of Basic Education of SEED-PR, facing the need for social isolation in the pandemic, were adequate and fulfilled their role of ensuring the continuity of classes remotely and synchronously? From the problem presented, a bibliographical and documentary research was carried out, based on qualitative and quantitative, having as primary sources data already organized by official documents such as guidelines, resolutions, offices, instructions, ordinances, opinions, guidelines, notes, decrees, provisional measures, deliberations, laws, protocols, recommendations, indications and instructions, in order to continue the teaching activities in the public network of Paraná. The dialectical historical materialist method marks all this research, where it presents a historical dimension of social processes, providing the basis for an interpretation of the totality of reality. In this sense, the research went through three moments: the first is the contextualization and discussion of the policies of the former government of Jair Messias Bolsonaro and the government of Carlos Roberto Massa Júnior to confront the SARS-CoV-2 virus in Brazil and Paraná. The second moment is to examine neoliberal policies in the context of the SARS-CoV-2 pandemic, where the destruction of social rights and the precariousness of labor exposes the division of classes. Finally, we analyzed the normative contours implemented by SEED-PR, referring to the educational policy in the SARS-CoV-2 pandemic for the continuation of classes between 202 and 2021. It is concluded that the state of Paraná where its government aligned with the federal government of then, showed in its policies purposely against the emergence of the World Health Organization (WHO) to save lives in the context of a pandemic. It is known that the SARS-COV-2 pandemic suddenly unveiled a new reality present in the organization of society, and in school, it was no different. It was found that in order to continue the school calendar, the SEED-PR in line with the Ministry of Education and Culture (MEC), implemented in advance the non-classroom teaching, however this action did not take into account the social contexts, cultural and economic students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2023-11-16T18:15:36Z No. of bitstreams: 1 Isabel_Niedermayer.2023.pdf: 2585342 bytes, checksum: c421c83dd938c963f945c2e6a8f45fac (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-16T18:15:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Isabel_Niedermayer.2023.pdf: 2585342 bytes, checksum: c421c83dd938c963f945c2e6a8f45fac (MD5) Previous issue date: 2023-08-16eng
dc.description.sponsorshipFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPandemia SARS-CoV-2por
dc.subjectContornos normativospor
dc.subjectSecretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná.por
dc.subjectPandemic SARS-CoV-2eng
dc.subjectNormative contourseng
dc.subjectState Department of Education and Sport of Paranáeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titleAnálise dos contornos normativos das políticas educacionais implantadas pela SEED - PR durante a pandemia (2020-2021).por
dc.title.alternativeAnalysis of the normative contours of educational policies implemented by SEED - PR during the SARS-CoV-2 pandemic (2020-2021).eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabel_Niedermayer.2023.pdfArquivo completo2.52 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.