Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6883
Tipo do documento: Dissertação
Title: Direitos autorais na cibercultura: previsão e alcance na legislação e jurisprudência brasileira
Other Titles: Copyright in cyberculture: prediction and scope in brazilian legislation and jurisprudence
Derechos de autor en la cibercultura
Autor: Hepp, Milena Brepohl 
Primeiro orientador: Gregory, Valdir
Primeiro membro da banca: Langaro, Cleiser Schenatto
Segundo membro da banca: Vedovato, Luciana
Terceiro membro da banca: Mattos, Luis Miguel Barudi
Resumo: Ciente do mundo transnacional e da vivência da cibercultura, preocupados com os avanços tecnológicos realizados e os direitos autorais daquilo que circula no ciberespaço, elaboramos esta dissertação. A partir de viés metodológico qualitativo (e em alguns momentos quantitativos), bibliográfico e documental, buscamos investigar qual é o alcance dos Direitos Autorais em relação ao fenômeno da cibercultura no Brasil. Através de um olhar interdisciplinar, buscamos compreender mais a partir de Levy (1999), Lyotard (2009), Castells (1999), Dias e Sartori (2010 e outros, sobre a pós-modernidade, cibercultura, ciberespaço e transnacionalidade e como esses influenciaram na elaboração do Marco Civil da Internet. Além explicar, à luz de Lemos (2014), Pinheiro (2014, 2021), Bittar (2015), Zanini (2010), Wachowski (2012) sobre propriedade intelectual, direito autoral e as previsões legais e jurisprudenciais sobre Direitos Autorais no Brasil. Nos debruçamos sobre corpus de normas brasileiras coletado e reunido pelo Instituto de Observatório de Direitos Autorais (IODA) que compreendia: Decreto-lei nº 2.848/1940, Decreto nº 26.675/1949, Lei nº 4.480/64, Decreto-Lei nº 980/1969.,Decreto 75.699/1975, Decreto nº 76.905/75, Lei 6.533/1978, Decreto nº 82.385/197, Acordo TRIPS, Lei 9.609/1998, Lei 9.610/1998, Lei 10.695/2003, Decreto nº 9.099/2017, Decreto nº 9522/2018, Decreto nº 9574/2018, e Decreto nº 9.879/2019) bem como entendimentos jurisprudenciais (previsão sobre direitos autorais em: acórdãos de repercussão geral do STF; em súmulas do STF e STJ; em acórdãos de afetação do STJ e em recursos repetitivos do STJ e previsão sobre direito autoral e cibercultura em acórdãos no TJPR). Analisamos o conteúdo integral desses materiais, bem como verificação de incidência de palavras que remetiam aos Direitos Autorais, Cibercultura e Ciberespaço. Ao final, concluímos que as normas vigentes e a jurisprudência não abrangem todas as dimensões da cibercultura, sendo necessária atualização ou reforma de modo a não apenas alcançar esse fenômeno, mas também manter equilíbrio entre os interesses que permeiam as discussões sobre direitos autorais (comercial e educacional), de mesma forma levantamos que apesar da pesquisa ser suficiente nesse sentido, ela também trouxe espaço para outros questionamentos, tendo a sua aplicabilidade relativizada. Espera-se que esta pesquisa, através dos dados levantados, demonstre a ausência de previsões no ordenamento jurídico sobre o binômio Direito Autoral e Cibercultura e incentive mudanças no sistema.
Abstract: Aware of the transnational world and the experience of cyberculture, concerned with the technological advances made and the copyright of what circulates in the cyberspace, we wrote this dissertation. From a qualitative methodological bias (and at times quantitative), bibliographical and documental, we seek, through this dissertation, to investigate what is the scope of Copyright in relation to the phenomenon of cyberculture in Brazil. To do so, we analyze what Brazilian legislation provides for Copyright in relation to cyberculture and cyberspace and what are the jurisprudential supports. Through an interdisciplinary perspective, we explained, according to the works of Levy (1999), Lyotard (2009), Castells (1999), Dias and Sartori (2010), and others, more about postmodernity, cyberculture, cyberspace and transnationality and how these influenced the elaboration of the “Marco Civil da Internet”. Furthermore, we elucidated, following the insights of Lemos (2014), Pinheiro (2014, 2021), Bittar (2015), Zanini (2010), Wachowski (2012), more about intellectual property, copyright, and the legal and jurisprudential provisions concerning Copyright in Brazil. We delved into a corpus of Brazilian regulations collected and compiled by the Institute of Copyright Observatory (IODA), which included: Decree-law No. 2.848/1940, Decree No. 26.675/1949, Law No. 4.480/64, Decree-Law No. 980/1969, Decree No. 75.699/1975, Decree No. 76.905/75, Law 6.533/1978, Decree No. 82.385/197, TRIPS Agreement, Law 9.609/1998, Law 9.610/1998, Law 10.695/2003, Decree No 9.099/2017, Decree No. 9.522/2018, Decree No. 9.574/2018, and Decree No. 9.879/2019, as well as jurisprudential interpretations (provisions on copyright in: STF's general relevance rulings; STF and STJ's binding precedents; STJ's affectation rulings and repetitive appeals of STJ, as well as provisions on Copyright and cyberculture in TJPR's rulings). Our comprehensive analysis not only explored the content of these materials but also investigated the frequency of terms related to Copyright, Cyberculture, and Cyberspace. We established that the existing norms and jurisprudence don’t fully address the complexities of cyberculture, highlighting the need for updates or reform to not only embrace Cyberculture but also maintain a balance between the various interests in the discussions on copyright (commercial and educational). Lastly, we raise the point that our research opened space for further inquiries, with its applicability being relative. We hope that this investigation, grounded in the data collected and issues discussed, demonstrates the absence of specific Brazilian legal provisions concerning the intersection of Copyright and Cyberculture, thus encouraging a reform of the system.
Conscientes del mundo transnacional y la experiencia de la cibercultura, preocupados por los avances tecnológicos y los Derechos de Autor en lo que circula en el ciberespacio, hemos elaborado esta disertación. A través de un enfoque metodológico cualitativo (y a veces cuantitativo), bibliográfico y documental, buscamos investigar cuál es el alcance de los Derechos de Autor en relación con el fenómeno de la cibercultura en Brasil. Por médio de una perspectiva interdisciplinaria, basándonos en las obras de Levy (1999), Lyotard (2009), Castells (1999), Dias y Sartori (2010) y otros, buscamos comprender más acerca de la posmodernidad, la cibercultura, el ciberespacio y la transnacionalidad, y cómo estos influyeron en la elaboración del Marco Civil de Internet. Además, exploramos, a la luz de Lemos (2014), Pinheiro (2014, 2021), Bittar (2015), Zanini (2010) y Washowski (2012), temas de propiedad intelectual, derechos de autor y las disposiciones legales y jurisprudenciales sobre los Derechos de Autor en Brasil. Analizamos un corpus de normativas brasileñas recopilado y compilado por el Instituto de Observatorio de Derechos de Autor (IODA), que incluía el Decreto-ley nº 2.848/1940, el Decreto nº 26.675/1949, la Ley nº 4.480/64, el Decreto-Ley nº 980/1969, el Decreto nº 75.699/1975, el Decreto nº 76.905/75, la Ley 6.533/1978, el Decreto nº 82.385/197, el Acuerdo TRIPS, la Ley 9.609/1998, la Ley 9.610/1998, la Ley 10.695/2003, el Decreto nº 9.099/2017, el Decreto nº 9522/2018, el Decreto nº 9574/2018 y el Decreto nº 9.879/2019, así como interpretaciones jurisprudenciales (disposiciones sobre derechos de autor en fallos de relevancia general del STF; en interpretaciónes vinculantes del STF y STJ; en fallos de afectación del STJ y en recursos repetitivos del STJ, y disposiciones sobre derechos de autor y cibercultura en fallos del TJPR). Analizamos el contenido completo de estos materiales y verificamos la incidencia de palabras relacionadas con los Derechos de Autor, la Cibercultura y el Ciberespacio. En última instancia, concluimos que las normativas vigentes y la jurisprudencia no abordan completamente todas las dimensiones de la cibercultura, destacando la necesidad de actualizar o reformarlas. Además, señalamos que la abre espacio para otras cuestiones, y su aplicabilidad es relativa. Esperamos que esta investigación, basada en los datos recopilados y en los temas discutidos, demuestre la falta de disposiciones legales en Brasil con respecto a la combinación de los Derechos de Autor y la Cibercultura, alentando así una reforma del sistema.
Keywords: Ordenamento jurídico brasileiro
Direito autoral
Cibercultura e ciberespaço
Jurisprudência
Brazilian legal system
Copyright
Cyberculture and cyberspace
Jurisprudence
Sistema jurídico brasileño
Derecho autoral
Cibercultura y ciberespacio
Jurisprudencia
CNPq areas: DIREITO::DIREITOS ESPECIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Hepp, Milena Brepohl. Direitos autorais na cibercultura: previsão e alcance na legislação e jurisprudência brasileira. 2023. 147 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6883
Issue Date: 8-Aug-2023
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Milena_Brepohl_Hepp_2023.pdfDocumento principal1.96 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.