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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6843
Tipo do documento: Tese
Title: A ideologia do capital humano nas proposições para as políticas curriculares oficiais brasileiras do ensino fundamental e ensino médio (1990 – 2018)
Other Titles: The ideology of human capital in proposals for brazilian official curriculum policies for elementary and high school education (1990 - 2018)
Autor: Gonçalves, Amanda Melchiotti 
Primeiro orientador: Deitos, Roberto Antonio
Primeiro coorientador: Zanardini, João Batista
Primeiro membro da banca: Deitos, Roberto Antonio
Segundo membro da banca: Zanardini, João Batista
Terceiro membro da banca: Evangelista, Olinda
Quarto membro da banca: Koepsel, Eliana Claudia Navarro
Quinto membro da banca: Real, Giselle Cristina Martins
Resumo: Esta tese objetivou analisar as correlações com a Ideologia do Capital Humano nas proposições que respaldam as políticas curriculares oficiais brasileiras do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 1990 a 2018. Tomamos como base analítica e metodológica o compromisso global dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dispostos nas orientações e diretrizes dos Organismos Internacionais (UNESCO, Banco Mundial e OCDE. O recorte temporal estabelecido considerou a composição do Estado-finanças para a compreensão das relações sociais capitalistas contemporâneas. Para tanto, estabelecemos como objetivo: a) Compreender alguns aspectos das relações socioeconômicas, políticas e educacionais e as suas correlações com a Ideologia do Capital Humano; b) Analisar as principais proposições dos Organismos Internacionais (UNESCO, Banco Mundial e OCDE) e as correlações com a Ideologia do Capital Humano a partir do compromisso global instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) expresso pelos ODM e ODS; c) Identificar as correlações com a Ideologia do Capital Humano nas proposições que respaldam as políticas curriculares oficiais brasileiras do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 1990 a 2018 com base no compromisso global dos ODM e ODS. Assim, as fontes documentais foram os documentos dos Organismos Internacionais selecionados a partir de seus sites oficiais por meio da relação entre educação e ODM e ODS. Por essa relação, sintetizamos as proposições dos principais fundamentos, estratégias e instrumentos que se correlacionam com a Ideologia do Capital Humano. Além dessas, selecionamos os documentos que dizem respeito à implementação das políticas curriculares oficiais do Estado brasileiro referente ao Ensino Fundamental e Ensino Médio entre o período de 1990 a 2018. Esses documentos foram selecionados pelo site oficial do Ministério da Educação (MEC). As análises empreendidas nos possibilitaram a identificação da preponderância do compromisso global dos ODM aos ODS imbuídos nos documentos que se referem à implementação das políticas oficiais do Estado brasileiro do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 1990 a 2018. Permitiu-nos também refletirmos sobre a lógica do estabelecimento de currículos por resultado enquanto um projeto pedagógico de educação correlacionado à Ideologia do Capital Humano e que, por decorrência do período selecionado, apresenta um aprofundamento das propostas neoliberais. Essas análises consideraram a composição do Estado-finanças como assegurador da possibilidade do lucro pela negação de valor. A consequência desse mecanismo é o acirramento dos processos de precarização, desemprego subempregos, terceirizações etc. sentidos, sobretudo, nos seres sociais que precisam vender sua força de trabalho para a sobrevivência. Podemos concluir que a agudização do modo de reprodução capitalista evidenciado pelo sistema capitalista financeiro contemporâneo dispõe de mecanismos burgueses ideológicos cuja noção de “capital humano” para educação (em sentido stricto) é aprimorada, ajustada ouxi refinada, porque são as metamorfoses do capital que definem, em última instância, o modus operandi da organização social.
Abstract: This thesis aimed to analyze the correlations with the Human Capital Ideology in the propositions that support the official Brazilian curriculum policies for Elementary and Secondary Education from 1990 to 2018. We took as an analytical and methodological basis the global commitment of the Millennium Development Goals (MDGs) to the Sustainable Development Goals (SDGs) set out in the guidelines and directives of International Organizations (UNESCO, World Bank, and OECD). The established temporal framework considered the composition of the state-finance for the understanding of contemporary capitalist social relations. Therefore, we established the following objectives: a) To understand some aspects of socioeconomic, political, and educational relations and their correlations with the Human Capital Ideology; b) To analyze the main propositions of International Organizations (UNESCO, World Bank, and OECD) and their correlations with the Human Capital Ideology based on the global commitment established by the United Nations (UN) expressed through MDGs and SDGs; c) To identify the correlations with the Human Capital Ideology in the propositions that support the official Brazilian curriculum policies for Elementary and Secondary Education from 1990 to 2018 based on the global commitment of the MDGs and SDGs. Thus, the documentary sources were the documents from the selected International Organizations obtained from their official websites through the relationship between education and MDGs/SDGs. Through this relationship, we synthesized the propositions of the main foundations, strategies, and instruments that correlate with the Human Capital Ideology. In addition to these, we selected the documents related to the implementation of the official curriculum policies of the Brazilian state regarding Elementary and Secondary Education between 1990 and 2018. These documents were selected from the official website of the Ministry of Education (MEC). The analyses undertaken allowed us to identify the predominance of the global commitment from MDGs to SDGs embedded in the documents referring to the implementation of the official policies of the Brazilian state for Elementary and Secondary Education from 1990 to 2018. It also allowed us to reflect on the logic of establishing outcome-based curricula as an educational pedagogical project correlated with the Human Capital Ideology and which, due to the selected period, presents a deepening of neoliberal proposals. These analyses considered the composition of the state-finance as an enabler of profit through the denial of value. The consequence of this mechanism is the intensification of processes of precarization, unemployment, underemployment, outsourcing, etc., mainly felt by social beings who need to sell their labor power for survival. We can conclude that the exacerbation of the capitalist reproduction mode evidenced by the contemporary financial capitalist system has ideological bourgeois mechanisms, with the notion of "human capital" for education (in the strict sense) being improved, adjusted, or refined, because it is the metamorphoses of capital that ultimately define the modus operandi of social organization.
Keywords: Estado-finanças
Organismos Internacionais
Ideologia do Capital Humano
Políticas curriculares oficiais do Estado brasileiro
State-finance
International Organizations
Human Capital Ideology
Official curriculum policies of the Brazilian state
CNPq areas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: GONÇALVES, Amanda Melchiotti. A ideologia do capital humano nas proposições para as políticas curriculares oficiais brasileiras do ensino fundamental e ensino médio (1990 – 2018). 2023. 229 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6843
Issue Date: 25-Sep-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação (CVL)

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