Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6843
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Amanda Melchiotti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2536532562628803por
dc.contributor.advisor1Deitos, Roberto Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743456433918126por
dc.contributor.advisor-co1Zanardini, João Batista-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5660324798334927por
dc.contributor.referee1Deitos, Roberto Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743456433918126por
dc.contributor.referee2Zanardini, João Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5660324798334927por
dc.contributor.referee3Evangelista, Olinda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0652113284096519por
dc.contributor.referee4Koepsel, Eliana Claudia Navarro-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0592164906340403por
dc.contributor.referee5Real, Giselle Cristina Martins-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670419259749996por
dc.date.accessioned2023-10-20T18:25:32Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Amanda Melchiotti. A ideologia do capital humano nas proposições para as políticas curriculares oficiais brasileiras do ensino fundamental e ensino médio (1990 – 2018). 2023. 229 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6843-
dc.description.resumoEsta tese objetivou analisar as correlações com a Ideologia do Capital Humano nas proposições que respaldam as políticas curriculares oficiais brasileiras do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 1990 a 2018. Tomamos como base analítica e metodológica o compromisso global dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dispostos nas orientações e diretrizes dos Organismos Internacionais (UNESCO, Banco Mundial e OCDE. O recorte temporal estabelecido considerou a composição do Estado-finanças para a compreensão das relações sociais capitalistas contemporâneas. Para tanto, estabelecemos como objetivo: a) Compreender alguns aspectos das relações socioeconômicas, políticas e educacionais e as suas correlações com a Ideologia do Capital Humano; b) Analisar as principais proposições dos Organismos Internacionais (UNESCO, Banco Mundial e OCDE) e as correlações com a Ideologia do Capital Humano a partir do compromisso global instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) expresso pelos ODM e ODS; c) Identificar as correlações com a Ideologia do Capital Humano nas proposições que respaldam as políticas curriculares oficiais brasileiras do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 1990 a 2018 com base no compromisso global dos ODM e ODS. Assim, as fontes documentais foram os documentos dos Organismos Internacionais selecionados a partir de seus sites oficiais por meio da relação entre educação e ODM e ODS. Por essa relação, sintetizamos as proposições dos principais fundamentos, estratégias e instrumentos que se correlacionam com a Ideologia do Capital Humano. Além dessas, selecionamos os documentos que dizem respeito à implementação das políticas curriculares oficiais do Estado brasileiro referente ao Ensino Fundamental e Ensino Médio entre o período de 1990 a 2018. Esses documentos foram selecionados pelo site oficial do Ministério da Educação (MEC). As análises empreendidas nos possibilitaram a identificação da preponderância do compromisso global dos ODM aos ODS imbuídos nos documentos que se referem à implementação das políticas oficiais do Estado brasileiro do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 1990 a 2018. Permitiu-nos também refletirmos sobre a lógica do estabelecimento de currículos por resultado enquanto um projeto pedagógico de educação correlacionado à Ideologia do Capital Humano e que, por decorrência do período selecionado, apresenta um aprofundamento das propostas neoliberais. Essas análises consideraram a composição do Estado-finanças como assegurador da possibilidade do lucro pela negação de valor. A consequência desse mecanismo é o acirramento dos processos de precarização, desemprego subempregos, terceirizações etc. sentidos, sobretudo, nos seres sociais que precisam vender sua força de trabalho para a sobrevivência. Podemos concluir que a agudização do modo de reprodução capitalista evidenciado pelo sistema capitalista financeiro contemporâneo dispõe de mecanismos burgueses ideológicos cuja noção de “capital humano” para educação (em sentido stricto) é aprimorada, ajustada ouxi refinada, porque são as metamorfoses do capital que definem, em última instância, o modus operandi da organização social.por
dc.description.abstractThis thesis aimed to analyze the correlations with the Human Capital Ideology in the propositions that support the official Brazilian curriculum policies for Elementary and Secondary Education from 1990 to 2018. We took as an analytical and methodological basis the global commitment of the Millennium Development Goals (MDGs) to the Sustainable Development Goals (SDGs) set out in the guidelines and directives of International Organizations (UNESCO, World Bank, and OECD). The established temporal framework considered the composition of the state-finance for the understanding of contemporary capitalist social relations. Therefore, we established the following objectives: a) To understand some aspects of socioeconomic, political, and educational relations and their correlations with the Human Capital Ideology; b) To analyze the main propositions of International Organizations (UNESCO, World Bank, and OECD) and their correlations with the Human Capital Ideology based on the global commitment established by the United Nations (UN) expressed through MDGs and SDGs; c) To identify the correlations with the Human Capital Ideology in the propositions that support the official Brazilian curriculum policies for Elementary and Secondary Education from 1990 to 2018 based on the global commitment of the MDGs and SDGs. Thus, the documentary sources were the documents from the selected International Organizations obtained from their official websites through the relationship between education and MDGs/SDGs. Through this relationship, we synthesized the propositions of the main foundations, strategies, and instruments that correlate with the Human Capital Ideology. In addition to these, we selected the documents related to the implementation of the official curriculum policies of the Brazilian state regarding Elementary and Secondary Education between 1990 and 2018. These documents were selected from the official website of the Ministry of Education (MEC). The analyses undertaken allowed us to identify the predominance of the global commitment from MDGs to SDGs embedded in the documents referring to the implementation of the official policies of the Brazilian state for Elementary and Secondary Education from 1990 to 2018. It also allowed us to reflect on the logic of establishing outcome-based curricula as an educational pedagogical project correlated with the Human Capital Ideology and which, due to the selected period, presents a deepening of neoliberal proposals. These analyses considered the composition of the state-finance as an enabler of profit through the denial of value. The consequence of this mechanism is the intensification of processes of precarization, unemployment, underemployment, outsourcing, etc., mainly felt by social beings who need to sell their labor power for survival. We can conclude that the exacerbation of the capitalist reproduction mode evidenced by the contemporary financial capitalist system has ideological bourgeois mechanisms, with the notion of "human capital" for education (in the strict sense) being improved, adjusted, or refined, because it is the metamorphoses of capital that ultimately define the modus operandi of social organization.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2023-10-20T18:25:32Z No. of bitstreams: 1 Amanda_Gonçalves2023.pdf: 2453690 bytes, checksum: 804eda2fcb6bd824b62197b29d641715 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-20T18:25:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Amanda_Gonçalves2023.pdf: 2453690 bytes, checksum: 804eda2fcb6bd824b62197b29d641715 (MD5) Previous issue date: 2023-09-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEstado-finançaspor
dc.subjectOrganismos Internacionaispor
dc.subjectIdeologia do Capital Humanopor
dc.subjectPolíticas curriculares oficiais do Estado brasileiropor
dc.subjectState-financeeng
dc.subjectInternational Organizationseng
dc.subjectHuman Capital Ideologyeng
dc.subjectOfficial curriculum policies of the Brazilian stateeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA ideologia do capital humano nas proposições para as políticas curriculares oficiais brasileiras do ensino fundamental e ensino médio (1990 – 2018)por
dc.title.alternativeThe ideology of human capital in proposals for brazilian official curriculum policies for elementary and high school education (1990 - 2018)eng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Educação (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda_Gonçalves2023.pdf2.4 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.