Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6765
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Educação ambiental e matemática: uma proposta de ensino sob uma abordagem transdisciplinar a partir de revisões de literatura |
Other Titles: | Environmental education and mathematics: a teaching proposal under a transdiciplinary approach based on leterature reviews Educación ambiental y matemática: una propuesta didáctica bajo un enfoque transdisciplinario a partir de revisiones bibliográficas |
Autor: | Pacheco, Caiane de Lima ![]() |
Primeiro orientador: | Lübeck, Kelly Roberta Mazzutti |
Primeiro membro da banca: | Zara, Reginaldo Aparecido |
Segundo membro da banca: | Porto, Maria das Graças Cleophas |
Resumo: | A crise ambiental global que vivenciamos atingiu um ponto crítico que não pode ser mais ignorado e, para se opor a ele, diversos atos de reparação e transformação são propostos em níveis regional e global. Neste sentido, a Educação Ambiental (EA) emerge como uma oportunidade de ampliar a consciência crítica e a preocupação individual e coletiva para com as questões ambientais e sociais e, a escola, espaço organizado para se construir uma formação cidadã, é o local ideal para a inserção destes temas, inclusive na disciplina de matemática. Assim, esta pesquisa objetiva compreender como a EA vem sendo inserida nas aulas de matemática no Ensino Médio, a fim de elaborarmos uma Proposta de Ensino para orientar um trabalho de matemática que privilegie a EA sob uma abordagem transdisciplinar, a mais indicada para tratar de problemas complexos como os que envolvem a EA. Para essa finalidade, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, realizamos duas revisões da literatura em teses e dissertações do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, uma sobre EA e ensino de matemática e outra sobre ensino de matemática e transdisciplinaridade, de modo a subsidiar a proposição da Proposta de Ensino. Dando continuidade, avaliamos a aplicabilidade da Proposta através da análise das respostas de cinco professores de matemática, com experiência no Ensino Médio, a um questionário previamente estabelecido e, por fim, reestruturamos o material com base na triangulação das respostas obtidas e nas informações já levantadas. As revisões apontaram a escassez de trabalhos que integrem EA e matemática no nível de ensino estipulado, a relevância de propostas transdisciplinares que tratam tais assuntos, a dificuldade dos professores em trabalhar conteúdos de forma contextualizada e cumprir as metas previstas no currículo e a necessidade de se trazer de antemão argumentos/dinâmicas que encoraje os professores a abordar temas que lhes tirem da zona de conforto, de modo a possibilitar uma melhor adesão a ação. Assim, na concepção da Proposta, levou-se em consideração essas asserções. Como resultado, mostramos ser possível trabalhar com o tripé matemática – EA – transdisciplinaridade de forma a ressaltar a importância desta disciplina para a formação cidadã dos alunos, buscando implementar um currículo que englobe a realidade do educando e caminhe para uma sociedade mais sustentável e ética. |
Abstract: | The global environmental crisis that we are experiencing reached a critical point that can no longer be ignored and in order to counter it many reparation acts and transformations have been proposed on regional and global levels. In this way, the Environmental Education (EE) emerges as an opportunity to expand critical awareness and the individual and collective
concern with environmental and social issues, and the school, an organized space to build citizenship formation, is the ideal place for the insertion of these questions, including in the discipline of math. Thus, this research aims to understand how EE has been inserted in math classes in High School (EM), in order to elaborate a Teaching Proposal to guide a math work that favors EE over a transdisciplinary approach, the most suitable to deal with complex problems such as those involving EE. For this purpose, we developed a qualitative bibliographical research, we made two literature reviews on PhD thesis and master's dissertations from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel
(Capes) database, one about EE and mathematical teaching and the other about mathematical teaching and transdisciplinarity, in order to subsidize the proposition of the Teaching Proposal. Continuing, we evaluated the applicability of the Proposal through the analysis of the answers of five math teachers, with experience in EM, of a previously established questionnaire and finally we restructured the material based on the triangulation of the answers obtained and the information already collected. The reviews pointed to the scarcity of works that integrate EE and math in the EM, the relevance of transdisciplinary proposals that deal with such subjects, the teachers difficulty in working content in a contextualized way and fulfilling the goals set out in the curriculum, and the necessity to bring beforehand arguments/dynamics that encourage teachers to address issues that take them out of their comfort zone, in order to enable a better adhesion to the action. Thus, in the conception of the proposal, these assertions were taken into account. As a result, we showed that it is possible to
work with the tripod math – EE – transdisciplinarity in order to emphasize the importance of this discipline for the citizenship formation of the students, seeking to implement a curriculum that englobes the reality of the student and walk towards a more a more sustainable and ethical society. La crisis ambiental global que estamos viviendo ha llegado a un punto crítico que ya no puede ser ignorado y, para contrarrestarla, se proponen diversos actos de reparación y transformación a nivel regional y global. En este sentido, la Educación Ambiental (EA) surge como una oportunidad para ampliar la conciencia crítica y la preocupación individual y colectiva con las cuestiones ambientales y sociales, y la escuela, espacio organizado para la construcción de la formación ciudadana, es el lugar idóneo para la inserción de estos temas, incluso en la disciplina de las matemáticas. Así, esta investigación tiene como objetivo comprender cómo se ha insertado la EA en las clases de matemáticas en la Enseñanza Media (EM), con el fin de elaborar una Propuesta Didáctica que oriente un trabajo matemático que favorezca la EA bajo un enfoque transdisciplinario, el más adecuado para el abordaje de problemas complejos, como los que involucran a EA. Para ello, desarrollamos una investigación bibliográfica cualitativa, realizamos dos revisiones bibliográficas sobre tesis y disertaciones de la base de datos de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (Capes), una sobre la enseñanza de la EA y las matemáticas y la otra sobre la enseñanza de las matemáticas y la transdisciplinariedad, con el fin de subsidiar la proposición de la Propuesta Docente. Continuando, evaluamos la aplicabilidad de la Propuesta a través del análisis de las respuestas de cinco profesores de matemáticas, con experiencia en EM, a un cuestionario previamente establecido y, finalmente, reestructuramos el material a partir de la triangulación de las respuestas obtenidas y la información ya recogido. Las revisiones señalaron la escasez de trabajos que integren EA y matemáticas en la EM, la pertinencia de propuestas transdisciplinares que aborden dichas materias, la dificultad de los docentes para trabajar los contenidos de forma contextualizada y cumpliendo los objetivos planteados en el currículo, y la necesidad de traer de antemano argumentos/dinámicas que animen a los docentes a abordar temas que los saquen de su zona de confort, a fin de posibilitar una mejor adhesión a la acción. Por lo tanto, al diseñar la propuesta, se tuvieron en cuenta estas afirmaciones. Como resultado, mostramos que es posible trabajar con el trípode matemático – EE – transdisciplinariedad con el fin de enfatizar la importancia de esta disciplina para la formación ciudadana de los estudiantes, buscando implementar un currículo que abarque la realidad del estudiante y camine hacia una sociedad más sostenible y ética. |
Keywords: | Cidadania ambiental Educação ambiental Ensino de matemática Temas transversais Transdisciplinaridade Environmental citizenship Environmental education Mathematics teaching Transversal themes Transdisciplinarity Ciudadanía ambiental Educación ambiental Enseñanza de las matemáticas Temas transversales Transdisciplinariedad |
CNPq areas: | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Pacheco, Caiane de Lima. Educação ambiental e matemática: uma proposta de ensino sob uma abordagem transdisciplinar a partir de revisões de literatura. 2023. 132f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6765 |
Issue Date: | 17-Apr-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Caiane_de_Lima_Pacheco_2023.pdf.pdf | Documento principal | 4.95 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License