Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6640
Tipo do documento: Dissertação
Title: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e os anos finais do Ensino Fundamental: uma análise sobre o currículo, estudantes e território
Autor: Mallmann , Logan 
Primeiro orientador: Capellari, Marta Botti
Primeiro membro da banca: Corrêia , Arlindo Fabrício
Segundo membro da banca: Bertolini , Geysler Rogis Flor
Terceiro membro da banca: Zonin, Wilson João
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar o currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental e as percepções dos estudantes do nono ano do ensino fundamental das escolas estaduais, rurais e urbanas de Marechal Cândido Rondon – PR, sobre o tema 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (17 ODS). Para isso, foram realizadas a revisão documental e a análise da BNCC de acordo com cada disciplina e os respectivos anos escolares, além da verificação de termos semelhantes com os ODS. Fez-se também a aplicação de um questionário para alunos do nono ano do ensino fundamental das escolas públicas do município, com questões relacionadas aos ODS, à agricultura familiar, à agroecologia e ao desenvolvimento rural sustentável. De acordo com a análise dos resultados, observou-se que é possível trabalhar todos os 17 ODS durante o ensino fundamental, principalmente nas disciplinas de Ciências, História e Geografia. E, em relação aos alunos do nono ano da rede estadual de Marechal Cândido Rondon, tem-se que mais de 35% dos participantes não sabiam o que são os 17 ODS e mais de 30% avaliaram 1 ou 2 pontos no nível de conhecimento em uma escala de 0 a 10. 71,64% dos estudantes não sabiam o significado do termo agroecologia, porém, 87,31% acreditam na utilidade de uma aula sobre os temas. Em avaliação dos ODS, a partir de matriz GUT, os objetivos que menos receberam importância foram “Indústria, Inovação e Infraestrutura”, Consumo e produção responsáveis”, “Parcerias e meios de implementação” e “Igualdade de gênero”. Quando comparadas as respostas de alunos de colégios rurais com urbanos, apenas três ODS não obtiveram diferenças significativas, tal que os estudantes do meio rural sempre avaliaram com menor importância os objetivos.
Abstract: This study aims to analyze the National Common Curricular Base (BNCC) curriculum for elementary school and students of the ninth year of a state elementary school in rural and urban areas of Marechal Cândido Rondon city concerning the 17 Goals of Sustainable Development theme (17 GSD). Therefore, a documentary review and analysis of the BNCC were carried out according to each discipline and the respective school years, as well as the inspection of similar terms with the SDGs. A questionnaire was also applied to students in the ninth grade of elementary school in public schools in the studied municipality, related to the SDGs, family farming, agroecology and sustainable rural development. According to the results analysis, it was possible to work on all 17 SDGs during elementary school, mainly in the disciplines such as Science, History and Geography. Regarding the students of the ninth year of the state school system in Marechal Cândido Rondon, more than 35% of the participants did not know what the 17 SDGs are and more than 30% evaluated only 1 or 2 points on knowledge level on a scale from 0 to 10. 71.64% of the students did not know the meaning of agroecology, but 87.31% believed in the importance of teaching these themes during classes. When SDGs were evaluated, based on the GUT matrix, the goals with the least importance to the students were “Industry, Innovation and Infrastructure”, Responsible consumption and production”, “Partnerships and means of implementation” and “Gender equality”. When the students’ responses from rural schools were compared to the ones from the urban schools, only three SDGs did not show significant differences, in such a way that students from rural areas have always given less importance to these goals.
Keywords: Educação Ambiental
Ensino Fundamental
BNCC
Rural
Urbano
Sustentabilidade
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: MALLMANN , Logan. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e os anos finais do Ensino Fundamental: uma análise sobre o currículo, estudantes e território. 2023. 69 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6640
Issue Date: 28-Feb-2023
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Logan_Mallmann_2023.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons