Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6581
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Metodologia Ativa: revisão de literatura no contexto da pandemia da COVID-19 |
Other Titles: | Literature Review: Active Methodologies with Pedagogical Practice |
Autor: | Chagas, Euana das |
Primeiro orientador: | Schroeder, Tânia Maria Rechia |
Primeiro membro da banca: | Abreu Claudia Barcelos de Moura |
Segundo membro da banca: | Zanardini, Isaura Monica Souza |
Resumo: | A presente pesquisa versa sobre metodologia ativa como opção metodológica nos processos de ensino e aprendizagem, focalizando sua utilização no contexto da pandemia da Covid-19 para a continuidade das aulas de forma remota. O objetivo geral foi o de realizar uma revisão de literatura sobre metodologias ativas no campo da Educação. Como resultado, evidenciou-se que as metodologias ativas foram uma opção metodológica utilizada durante a pandemia do Covid-19 e apresentou resultados satisfatórios para as aprendizagens dos alunos. Os métodos ativos utilizados com mais frequência pelos professores foram o da sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas cujos objetivos foram o de desenvolver autonomia, interação, protagonismo, bem como a criatividade e o pensamento crítico. Embora as literaturas sobre metodologias ativas demonstrem uma diversidade de teorias pedagógicas que as fundamentam (DEWEY, FREIRE, VYGOSTSKY, AUSUBEL, ROGERS), podemos afirmar que, em todas, há a ênfase no aluno como centro nos processos de ensino e de aprendizagem. |
Abstract: | The present research deals with active methodology as a methodological option in the teaching and learning processes, focusing on its use in the context of the Covid-19 pandemic for the continuity of classes remotely. The general objective of this study is to carry out a literature review on active methodologies in the field of education. As a result, it was evident that active methodologies were a methodological option used during the Covid-19 pandemic and presented satisfactory results for student learning. The active methods used most frequently by teachers were the flipped classroom and problem-based learning whose objectives were to develop autonomy, interaction, protagonism, as well as creativity and critical thinking. Although the literature on active methodologies demonstrates a diversity of pedagogical theories that support them (DEWEY, FREIRE, VYGOSTSKY, AUSUBEL, ROGERS), we can state that, in all of them, there is an emphasis on the student as the center of the teaching and learning processes |
Keywords: | Metodologias Ativas Pandemia da Covid-19 Ensino Aprendizagem Active Methodologies Covid-19 pandemic Teaching Learning |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Chagas, Euana das. Metodologia Ativa: revisão de literatura no contexto da pandemia da COVID-19. 2022. 76 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6581 |
Issue Date: | 19-Dec-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EUANA_CHAGAS.2022.pdf | Arquivo completo | 1.27 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License