Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6581
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorChagas, Euana das-
dc.contributor.advisor1Schroeder, Tânia Maria Rechia-
dc.contributor.referee1Abreu Claudia Barcelos de Moura-
dc.contributor.referee2Zanardini, Isaura Monica Souza-
dc.date.accessioned2023-04-19T18:13:48Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationChagas, Euana das. Metodologia Ativa: revisão de literatura no contexto da pandemia da COVID-19. 2022. 76 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6581-
dc.description.resumoA presente pesquisa versa sobre metodologia ativa como opção metodológica nos processos de ensino e aprendizagem, focalizando sua utilização no contexto da pandemia da Covid-19 para a continuidade das aulas de forma remota. O objetivo geral foi o de realizar uma revisão de literatura sobre metodologias ativas no campo da Educação. Como resultado, evidenciou-se que as metodologias ativas foram uma opção metodológica utilizada durante a pandemia do Covid-19 e apresentou resultados satisfatórios para as aprendizagens dos alunos. Os métodos ativos utilizados com mais frequência pelos professores foram o da sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas cujos objetivos foram o de desenvolver autonomia, interação, protagonismo, bem como a criatividade e o pensamento crítico. Embora as literaturas sobre metodologias ativas demonstrem uma diversidade de teorias pedagógicas que as fundamentam (DEWEY, FREIRE, VYGOSTSKY, AUSUBEL, ROGERS), podemos afirmar que, em todas, há a ênfase no aluno como centro nos processos de ensino e de aprendizagem.por
dc.description.abstractThe present research deals with active methodology as a methodological option in the teaching and learning processes, focusing on its use in the context of the Covid-19 pandemic for the continuity of classes remotely. The general objective of this study is to carry out a literature review on active methodologies in the field of education. As a result, it was evident that active methodologies were a methodological option used during the Covid-19 pandemic and presented satisfactory results for student learning. The active methods used most frequently by teachers were the flipped classroom and problem-based learning whose objectives were to develop autonomy, interaction, protagonism, as well as creativity and critical thinking. Although the literature on active methodologies demonstrates a diversity of pedagogical theories that support them (DEWEY, FREIRE, VYGOSTSKY, AUSUBEL, ROGERS), we can state that, in all of them, there is an emphasis on the student as the center of the teaching and learning processeseng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2023-04-19T18:13:48Z No. of bitstreams: 2 EUANA_CHAGAS.2022.pdf: 1299964 bytes, checksum: 25ad4fe98b097d233176b389ff82b38a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-19T18:13:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 EUANA_CHAGAS.2022.pdf: 1299964 bytes, checksum: 25ad4fe98b097d233176b389ff82b38a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-12-19eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMetodologias Ativaspor
dc.subjectPandemia da Covid-19por
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectActive Methodologieseng
dc.subjectCovid-19 pandemiceng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLearningeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titleMetodologia Ativa: revisão de literatura no contexto da pandemia da COVID-19por
dc.title.alternativeLiterature Review: Active Methodologies with Pedagogical Practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EUANA_CHAGAS.2022.pdfArquivo completo1.27 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons