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https://tede.unioeste.br/handle/tede/6503
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Uso de tecnologias assistivas no ensino de matemática em salas de recursos multifuncionais em uma rede municipal de ensino |
Other Titles: | Use of assistive technologies in mathematics teaching in multifunctional resource rooms in a municipal education network |
Autor: | Gubert, Larissa Leal Scapin ![]() |
Primeiro orientador: | Lübeck, Marcos |
Primeiro membro da banca: | Mombelli, Monica Augusta |
Segundo membro da banca: | Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida |
Terceiro membro da banca: | Silva, Eliane Paganini da |
Resumo: | O ensino de Matemática em uma perspectiva inclusiva tem suscitado importantes debates e discussões, dentro e fora das instituições escolares. E, como aliadas para o ensino dessa disciplina, por vezes vista como desafiadora, especialmente para os alunos do Atendimento Educacional Especializado, diversas Tecnologias Assistivas surgem, para que esse trabalho possa ocorrer de maneira efetiva, inclusiva, justa e adequada para todos os alunos inseridos no contexto educacional. Nessa conjuntura, a presente pesquisa objetivou compreender como as professoras de Salas de Recursos Multifuncionais, atuantes nos anos iniciais do ensino básico em um município do oeste do Paraná, estão utilizando as Tecnologias Assistivas para o ensino de Matemática em sua prática e quais são as mais usadas pelas docentes. Participaram da pesquisa quinze professoras, a qual teve um caráter exploratório, e está fundamentada em um levantamento bibliográfico de referências relevantes para o tema e um questionário elaborado, pelos autores, como instrumento para a coleta de dados. Para análise de dados, utilizou-se a abordagem qualitativa fundamentada na técnica de Análise Textual Discursiva. Da análise, surgiram três categorias temáticas principais, a saber: Salas de Recursos Multifuncionais e Inclusão; Matemática e Salas de Recursos Multifuncionais; Tecnologias Assistivas. As temáticas, aportaram outras secundárias, das quais pode-se perceber que as professoras reconheceram as Salas de Recursos Multifuncionais como espaço e auxílio fundamental para a efetivação da inclusão, e que o ensino de Matemática nesses ambientes ocorre, na maioria das vezes majoritariamente através de jogos e/ou materiais confeccionados pelas próprias docentes. O estudo mostra-se relevante, porque procura trazer contribuições sobre o que está sendo realizado pelas docentes dessas Salas de Recursos Multifuncionais e pela possibilidade de aprendizagem de novas e diferentes maneiras de ensinar Matemática aos alunos do Atendimento Educacional Especializado. |
Abstract: | The teaching of Mathematics in an inclusive perspective has raised important debates and discussions, inside and outside school institutions. And, as allies for the teaching of this discipline, sometimes seen as challenging, especially for students of Specialized Educational Assistance, several Assistive Technologies emerge, so that this work can occur in an effective, inclusive, fair and adequate way for all students inserted in the educational context. In this context, the present research aimed to understand how the teachers of Multifunctional Resource Rooms, working in the early years of basic education in a municipality in the west of Paraná, are using Assistive Technologies for teaching Mathematics in their practice and which are the most used by the teachers. Fifteen teachers participated in the research, which had an exploratory character, and is based on a bibliographic survey of relevant references to the theme and a questionnaire prepared by the authors as an instrument for data collection. For data analysis, a qualitative approach based on the Discursive Textual Analysis technique was used. From the analysis, three main thematic categories emerged, namely: Multifunctional Resource Rooms and Inclusion; Mathematics and Multifunctional Resource Rooms; Assistive Technologies. The themes contributed to other secondary ones, from which it can be seen that the teachers recognized the Multifunctional Resource Rooms as a space and fundamental aid for the effectiveness of inclusion, and that the teaching of Mathematics in these environments occurs, most of the time, mainly through games and/or materials made by the teachers themselves. The study is relevant, as it seeks to contribute to what is being done by the teachers of these Multifunctional Resource Rooms and the possibility of learning new and different ways of teaching Mathematics to students of Specialized Educational Assistance. |
Keywords: | Tecnologias assistivas Materiais adaptados Matemática Inclusão Assistive technology Adapted materials Mathematics Inclusion |
CNPq areas: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Gubert, Larissa Leal Scapin. Uso de tecnologias assistivas no ensino de matemática em salas de recursos multifuncionais em uma rede municipal de ensino. 2022. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6503 |
Issue Date: | 14-Dec-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino (FOZ) |
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Larissa_Leal_Scapin_Gubert_2022.pdf | Documento principal | 3.16 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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